sexta-feira, 26 de março de 2010

Publicidade oficial esconde a verdade

Do Mandacaru da Serra

A administração estadual, do Governo Wagner, está divulgando maciçamente em emissoras de rádio e TV, inclusive do interior, propagandas das suas obras recentes, tal como sempre fizeram em ano eleitoral as administrações passadas.

Entre as obras citadas está o sistema de esgotamento sanitário da vizinha cidade de Rio de Contas, cujo texto divulgado, que o internauta Claudio Marques anotou e teve a gentileza de nos enviar, diz: "(...) Tem o novo sistema de esgotamento sanitário para toda Rio de Contas. É o Água para Todos melhorando a vida das pessoas e preservando o meio ambiente (...)".

Trata-se de uma mentira oficializada, pois como já amplamente denunciado, os dejetos do esgoto daquela cidade estão sendo lançados deliberadamente no Rio Brumado, bem próximo de onde despenca a Cachoeira de Livramento, ameaçando uma das mais belas reservas ambientais do sertão da Bahia. Como assinalou Cláudio Marques, a propaganda parece “uma brincadeirinha de mau gosto”, fruto do cinismo impregnado nos políticos brasileiros.

Via e-mail, também se manifestou River Brito, mostrando-se indignado e sugerindo que o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Carlos Batista, que apoiou a contaminação do rio, e o governador Jaques Wagner, que inaugurou a obra sem ver, bebessem a água que escorre da estação de tratamento, dando, assim, testemunho de que é, como afirmam, pura e inofensiva ao meio ambiente.

O sistema foi inaugurado cheio de defeitos, a estação elevatória, que deveria bombear os dejetos para as lagoas de decantação, não funcionou e a população de Rio de Contas se queixava de forte mau cheiro vindo dos bueiros da cidade. Para aliviar o problema, houve uma operação chamada “sangramento”, para despejo dos dejetos direto no leito do Rio Brumado.


Um comentário:

Estrela disse...

Poxa, que coisa! E eu que queria morar em Rio de Contas!...
Mas, e as autoridades Municipais, o que estão fazendo para resolver tamanho problema?
Dê noticias sobre o assunto!
Abs.Wildes