sábado, 2 de janeiro de 2010

Rio de Contas: a cultura abandonada


Prezados amigos leitores.

Escrevi alguns artigos e entrevistei pessoas neste blog, sobre o abandono da cultura em Rio de Contas. As respostas que recebi foram poucas. As pessoas da cidade continuam com medo de falar, de criticar, de opinar. Vencem os que apostam no silêncio e no esquecimento para que tudo permaneça como está.

Uma sociedade onde as pessoas não se sentem livres para se expressar não é democrática e, como toda sociedade autoritária, tende a se estagnar.

Essa situação me deixou numa posição de profunda descrença em relação ao governo municipal. Por um lado advoguei desde o final das eleições, que a aliança PT-PV, deveria negociar sua participação no governo Márcio, entendendo que seria estratégico participar deste governo, para não deixá-lo cair nas mãos do grupo que dominou por muitos anos a política na cidade e que tinha sido finalmente derrotado.

Minha posição conquistou alguns corações e mentes e fez com que a atual Secretária do Meio Ambiente começasse a pensar seriamente em assumir a pasta, o que finalmente aconteceu com o aval do PT de Salvador (já que em Rio de Contas o Partido ficou dividido).

Se houvesse uma negociação séria, o grupo que apoiou Neto teria certamente conquistado pelo menos mais uma Secretaria, não teríamos a influência tão grande de pessoas que vieram da gestão anterior e ocupam secretarias importantes deste governo e estaríamos projetando PT e PV para um futuro mais promissor no município.

Portanto, nunca me coloquei como oposição à Márcio e seu governo, a não ser na crítica que faço ao abandono da cultura. E no entanto a contradição se agrava. O teatro continua esquecido, numa demonstração clara de abandono e irresponsabilidade de um bem tombado pelo Patrimônio.

Já disseram que tenho um problema pessoal com o Coordenador de Cultura, o que não é verdade. Apenas acho que ele não tem perfil para o cargo. Mas lembrem-se de que esperei quase um ano para fazer a crítica. Podia ser que ele se revelasse no posto como um bom coordenador, o que não aconteceu, não é do ramo, não é artista, não tem jeito para a coisa. Talvez seja ótimo em outro lugar, mas não neste.

Mas sinceramente não acho que a culpa seja dele. Quem o indicou queria alguém inerte no cargo. Porque?

Talvez porque a cultura em Rio de Contas seja vista como entretenimento para turistas ou como circo para alienar politicamente a população.

O controle sobre a cultura garante também algumas vantagens na hora de contratar bandas para os eventos festivos, que alimentam a política clientelista de pão e circo. Quem sempre controlou isso nos governos anteriores continua no posto em que sempre esteve, controlando as festividades e as contratações dos grupos musicais (além de perseguir os opositores, como fazia antes). Ou seja, controlar a cultura em Rio de Contas é controlar a política, porque é com festa que se ganha a simpatia dos eleitores.

Tudo como d’antes no quartel de Abrantes.

Mas para não dizer que apenas critico, gostaria de alinhavar alguns pontos que considero básicos para uma política cultural digna deste nome, na nossa cidade.

Existem quatro instituições fundamentais para a cultura riocontense:


1 O Teatro São Carlos

2 O Museu Zofir Brasil

3 O Centro Cultural

4 O Museu Arqueológico da Chapada Diamantina.



O primeiro trabalho de um coordenador de cultura (ou de um Secretário de Cultura, se a cultura fosse levada à sério este município), seria resgatá-los.

Em segundo lugar seria necessário estabelecer um calendário de eventos, que não apenas trouxesse turistas para Rio de Contas, mas promovesse a nossa cultura, realizando cursos, promovendo premiações, estimulando talentos.

Só para exemplificar: junto com Claudete Eloy levamos a Mucugê a proposta de promover um Festival Nacional de Teatro Universitário e fomos plenamente acolhidos. Nesse evento haverá espaço para os grupos amadores locais de Mucugê e da região, que aproveitarão a convivência durante alguns dias com professores e alunos de teatro de todo o Brasil para estabelecerem laços e aperfeiçoar talentos através de cursos e palestras.
Pena ter que ser em Mucugê.

Esse é apenas um exemplo de evento a ser promovido em Rio de Contas.

Festivais de música, gastronomia, dança, encontros científicos nas áreas de história, botânica, mineralogia, acordos com universidades para realização de pesquisas e quem sabe até da abertura de campus experimentais...

Além disso, o fato de ser uma cidade tombada, exigiria uma política municipal de preservação do patrimônio e uma colaboração mais estreita com o Iphan.

Nada disso é sequer cogitado e nem mesmo compreendido.

Lamentavelmente não há espaço para discutir essas coisas por aqui. E tenho que dizer aos meus leitores que, diante dessa situação, não tenho mais nenhuma ilusão com o atual governo deste município.

Abraço a todos

Ricardo Stumpf

Fonte: Blog do Ricardo Stumpf

O Blog do Ricardo Stumpf está em novo endereço. O link pode ser acessado a partir do link na barra ao lado ou clicando aqui.

28 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao Ricardo pelo que foi dito neste desabafo.Infelizmente não se pode fazer nada,uma vez que Márcio Farias conservou nos melhores cargos as mesmas pessoas do governo passado.estamos num beco sem saída.Alguém já havia falado sobre isso,se não me engano foi o menino Arnaldo,e foi duramente rebatido por alguém do governo márcio.será sempre Pão e Diversão.dificilmente derrubaremos o coliseu Riocontense.realmente as pessoas não estão tendo coragem prá falarem o que sentem em relação a tudo de errado que está acontecendo,por medo de represálias.Eu não sou funcionária deste governo como também não participei de nenhum outro,ainda assim tenho medo de me revelar,e ser destratada por um deles.mais assim como vc eu também queria o melhor para minha terra.Sofro por ver as pessoas sofrendo com esse descaso.Parabéns a vc pela iniciativa.

Anônimo disse...

Caro colega!
as pessoas escolheram assim e nada melhor agora para ensinar do que as coisas que estão acontecendo, mais não sei se ensinará. Conversei com um colega e como muitos que sabem: ganha quem gasta mais. As pessoas vendem os votos, se vendem.

Anônimo disse...

E Paula que pregava a moralidade, criticou muito de Márcio, logo elegiou para conseguir o cargo agora colocou a ex-cunhada sônia como laranja no restaurante da Praça do Landim tudo sem licitação alguma, isso além da pensão de Noedi alugada para a prefeitura e etc.

Anônimo disse...

O comentario do Ricardo e de uma coerencia muito grande e me pergunto porque não colocou em pratica na gestão passada ?
O mesmo caso acontece na secretaria de turismo - Estive num hotel da cidade neste final do ano e me falaram muito bem do sec. de turismo, porem sem qualquer conhecimento tecnico de gestão turistica. Neste caso não vou torcer para ele ser derrotado e me colocarei a disposição para ajuda~lo com ideias modenas e audaciosas no turismo da cidade. Sou especialista em turismo e caso o secretario aceite as sugestões, basta solicitar neste meio de comunicação. Não quero emprego na prefeitura e somente fazer desta cidade um exemplo na gestão do turismo.

Anônimo disse...

Meu Caro!Vc deve ter estado em um hotel de alguém beneficiado pelo chefe.O Marcelo é um menino de grande valor,porém não está sendo ajudado para que as coisas funcionem bem.Se vc quizer ajudar,até será válido.Mais sem dinheiro para investir em infra estrutura,nada feito.o que temos para oferecer aos nossos turistas,são só as águas poluídas pelo esgoto de toda a cidade.Os níveis de coliformes fecais são muito grandes,e ainda que as pessoas tenham o serviço de esgoto sanitário da EMBASA,os nossos lençois freáticos já estão contaminados,infelizmente.A culpa será sempre dos nossos governantes passados.E acredito que os turistas não são informados dessa contaminação.Se o prefeito atual não tomar nenhuma providência para a limpeza do rio,as coisas vão continuar assim.Vc deve se revelar para sabermos quem vc é.Assim como anônimo fica um pouco difícil.

Anônimo disse...

Da proxima vez que me hospedar , vou perguntar se a dona do hotel é do lado da situação ou não. Veja que bobagem.
Seu comentario ja ajuda no turismo, quando reclama da qualidade das aguas, porem a questão do turismos é muito maior que este fato.
O turismo é uma atividade economica multidisciplinar e movimenta toda comunidade se bem gerida.
Quanto a falta de dinheiro, não concordo, pois faltam são bons projetos para captação de recursos e é este ponto crucial do turismo na cidade. Continuam achando que turismos e decorar a cidade e promover festinhas. Isto qualquer um faz.
Espero um sinal do secretario para lhe encaminhar um relato completo de como fazer acontecer.

Ate breve

Anônimo disse...

Somente um complemento....
Culpar politicos pela contaminação de aguas por coliformes fecais é a maior piada do ano. Voce ajudou a contaminar tambem, ou voce não caga.
Mande esta sugestão para a secretaria do meio ambiente, para revitalizar o Rio Brumado. Tambem ajudara no turismo e na qualidade de vida de todos.
Gosto quando me respondem, pois ja ajudam nos dando ideias dos pontos criticos da cidade.

Anônimo disse...

Pontos para reflexão :

* Temos uma culinaria atrativa ( Não me venham com pequi, avoador e outras bobagens ).....
* Temos um artezanato de bom gosto..
* A cidade é bem divulgada...
* Temos manifestações culturais em atividade....
* Temos algum museu na cidade...
* Quais as atrações da cidade...
* Os predio tombados estão abertos a visitação publica....
* Como vazer para visitar as obras de Zofir....
* E a infra da cidade, como anda...

Anônimo disse...

Não quero aqui ficar discutindo com um idiota qualquer que provavelmente quer tirar proveito da situação.Deixa o Marcelo e Fernando trabalharem em paz.Ah!Esse palavriado lindo que vc usou para se referir à contaminação das nossas águas é ridículo.Só deve ter vindo de um ser humano muito baixo.Se temos fossas em nossos quintais,claro que é culpa dos nossos governantes!!!Ou vc acha que uma adorinha só,faz verão...Não queremos gente do seu nível aqui.Basta o que já temos.Me preocupo é com a educação e a saúde do povo.Isso Márcio Farias se encarrega de nos dá.O povo precisa mesmo é de alimentos,ou vc não sabe que temos muitas famílias aqui passando fome?TURISMO,a essas alturas,é piadinha de mau gosto!!!Quando o Márcio deixar em órdem a cidade,provavelmente o que for secundário ele vai melhorar.

Anônimo disse...

Como ficou nervosa querida.
Tambem estou torcendo para o Prefeito ter sucesso, agora esta conversa de gente passando fome, daum tempo. Isto é coisa de gente desoculpada.
Querer tirar proveito de que e de quem se voce mesma fala que a cidade é pobre e não tem nada a oferecer. Se a cidade esta na situação que encontra-se, a culpa é da população que escolhe seus governantes.
Alias, voce fala de um tal Fernando, é Fernando Pinto..., se for aí o turismo não tera jeito mesmo, pois este coitado não sabe absolutamente nada de turismo, a não ser esplorar os poucos que aqui vem. Se Fernando tivesse competencia em turismo, não estaria na situação em que se encontra - Devendo a caminhonete ha 10 anos.

Um abraço

Anônimo disse...

O GOVERNO DA BAHIA MANTEM EM SEUS QUADROSVELHOS CARLISTAS:EMRESON LEAL, OTO ALENCAR, CESAR BORGES, JOAO LEAO,ETC..SERIA ISSO IMPEDITIVO PARA WAGENR SER UM BOM GOVERNADOR OU ISSO É UM MAL NECESSARIO?
MARCIO FARIAS, COITADO, TA PASSANDO PELA MESMA SITUAÇÃO.
ALIÁS, O RICRADO STUMPF NÃO É DO PT?NAO É ELE DEFENSOR DO GOVERNO WAGNER?O MUNICIPIO DE RIO DE CONTAS É POBRE E NA TEM CONDIÇOES DE CONSTRUIR, REFROMAR E ENM DE MANTER A INFRAESTRUTURA SEM ASSIANR CONVENIOS E PARA ASSIANR CONVENIOS PRECISA DE DUAS COISAS: ESTA ADIMPLENTE E OS GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL LIBERAR A GRANA. ENQUANGTO O GOVERNADOR DA BAHIA FOR ESSE WAGENR ACHO MEIO DIFICIL.TALVEZ A CULPA NEM SEJA DELE E SIM DO EMERSON LEAL, OTO ALENCAR, JOAO LEAO, ETC.
NÃO É MESMO RICARDO?
FABIOLINS1980@BOL.COM.BR

Anônimo disse...

O GOVERNO DA BAHIA MANTEM EM SEUS QUADROSVELHOS CARLISTAS:EMRESON LEAL, OTO ALENCAR, CESAR BORGES, JOAO LEAO,ETC..SERIA ISSO IMPEDITIVO PARA WAGENR SER UM BOM GOVERNADOR OU ISSO É UM MAL NECESSARIO?
MARCIO FARIAS, COITADO, TA PASSANDO PELA MESMA SITUAÇÃO.
ALIÁS, O RICRADO STUMPF NÃO É DO PT?NAO É ELE DEFENSOR DO GOVERNO WAGNER?O MUNICIPIO DE RIO DE CONTAS É POBRE E NA TEM CONDIÇOES DE CONSTRUIR, REFROMAR E ENM DE MANTER A INFRAESTRUTURA SEM ASSIANR CONVENIOS E PARA ASSIANR CONVENIOS PRECISA DE DUAS COISAS: ESTA ADIMPLENTE E OS GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL LIBERAR A GRANA. ENQUANGTO O GOVERNADOR DA BAHIA FOR ESSE WAGENR ACHO MEIO DIFICIL.TALVEZ A CULPA NEM SEJA DELE E SIM DO EMERSON LEAL, OTO ALENCAR, JOAO LEAO, ETC.
NÃO É MESMO RICARDO?
FABIOLINS1980@BOL.COM.BR

Anônimo disse...

ACHO QUE INDEPENDENTE DE UNIÃO COM O CAPÊTA O QUE REALMENTE CONTA PONTO É A CONSCIÊNCIA DE CADA UM, O CIDADÃO DEVE COBRAR, MAS, COMO BOA PARTE SE VENDE NO PERÍODO DAS ELEIÇÕES, ISSO JÁ É UMA PROVA DA NÃO CONSCIÊNCIA,UMA PROVA DA PREOCUPAÇÃO DO CIDADÃO COM O PRÓPRIO UMBIGO. ASSIM "VOTO VENDIDO" ELE NÃO VAI COBRAR. VOCÊ TEM RAZÃO O ERRO JÁ COMEÇA DE CIMA.A LUTA É EM VÃO, DEIXA OS CARAS ROUBAREM E DEPOIS AS CONTAS DEVEM SER ACERTADAS COM O CAPÊTA!

Unknown disse...

Nossa!!!Pegou pesado hein???RSRSRSRSRSR

Anônimo disse...

É MESMO ANA...RSRSRS...
TEM MUITA GENTE QUE VAI A IGREJA MAIS ASCENDE VELA PRO CAPÊTA TB. APOIA GENTE QUE ROBOU,ABUSOU DE MULHERES, MANDOU MATAR, FÊZ VÁRIAS ATROCIDADES E AINDA TEM APOIO , CONCORDA????

Ana Angelica disse...

Bem!Se vc sabe quem roubou e tem provas denuncie à policia!Se tem provas também de quem abusou de mulheres,também tens todo o direito de denunciar!Sabes e tens provas de quem mandou matar,se eu estivesse no teu lugar iria correndo fazer mais essa denuncia!!!Por isso acho pegar pesado demais!!!AH! Pelo que eu saiba ninguém acerta contas com o capeta,e sim com Deus.O capeta gosta mesmo das pessoas que fizeram tudo de ruim,pois quem faz tudo isso que foi listado,já é do mal mesmo,e com certeza pertence a ele!!!Não sei prá quem foi o comentário acima,se pro grupo de hoje ou pro grupo que se foi!!!e foi por isso que achei pesado.Até que a justiça prove tudo que fizeram de errado no governo passado ou que estão fazendo nesse novo governo,todos são inocentes!Quem comentou foi eu propria.Ana Angélica.

Anônimo disse...

O COMENTARIO ACIMA DO DE ANGELA PODE NA TER SIDO PRA O GOVERNO ATUAL,MAS COM CERTEZA CABE COMO LUVA NOS ANTERIORES.
O COITADO DO MARCIO´TEM UMA ALMA BOA E APENAS TA COMEÇANDO POR ISSO NAO DEVEMOS FALR NADA DELE AINDA.
DEIXE ELE TERMINAR O MANDATO.
LULA SE UNIU A SARNEY E OUTRAS COBRAS, WAGNER A MESMACOISA, COM O MARICO NAOPDERIASER DIFERENTE.

Anônimo disse...

D. ANA ANGELICA, VOTEI NO MARCIO E ESPERO QUE ELE FAÇA UM BOM GOVERNO DENTRO OS QUATRO ANOS DE SEU MANDATO. NAS PROXIMAS ELEIÇOES VEREMOS SE ELE MERECE CONTINUAR, OU NÃO.NAO PODEMOS FALAR NADA DELE ATÉ AGORA, PRINCIPALMENTE COMPARA-LO AOS SEUS ANTECESSORES. NEM SE O MARCIO QUISER, SERÁ PIOR QUE PEDRO E EVILACIO. E QUEM CRITICA MARCIO, ELOGIANDO PEDRO-EVILCIO NAO TEM MORAL PRA ISSO.DEMOS TEMPO AO TEMPO. EM 2012, ELEGEREMOS NOSSO NOVO PREFEFEITO OU REELEGEREMOS MARCIO. CASO ELE NAO MEREÇA MAIS VAMOS MUDAR.MAS NUNCA PEDRO E EVILACIO NOVAMENTE. QUEM SABE VC COM ESSE "BRILHO POLITICO" NAO PODERIA SER NOSSA CANDIDATA? PENSE NISSO.

Anônimo disse...

SE ELA GASTAR MAIS QUE DR.PEDRO COMO FEZ A EQUIPE DE MÁRCIO, COMPRANDO VOTOS, PROMOVENDO EVENTOS COM CAMINHÃO CHEIO DE CERVEJA, PROMETER REFORMA DE CASAS, EMPREGO, ETC, ELA PODE ATÉ SER A NOVA PREFEITA. ACHO DIFICÍL A TURMA DE EVILÁCIO E DR. PEDRO TER CORAGEM DE SAIR DEPOIS DE TANTA CHIBATADA. E A TURMA DE MÁRCIO TÁ CERTA MESMA, IMAGINA SE O HOMEM ENTRASSE, DR. PEDRO, MUITA GENTE IRIA LEVAR SURRA!
EU TENHO ATÉ PENA DE QUEM SE DECLARA SER 25, PODE PREPARAR QUE SERÁ PERSEGUIDO!
A TURMA QUE APOIOU DR. PEDRO E EVILÁCIO APOIOU TAMBÉM TODAS AS ATROCIDADES QUE ELES FIZERAM , POR ISSO NÃO PODE RECLAMAR, TEM DE ENFIAR A BÔCA NO SACO. E ASSIM IR ACOSTUMANDO COM A NOVA ADMINISTRAÇÃO. O GOVÊRNO TÁ RUIM PRA QUEM JÁ USUFRUIU E BOM PRA QUEM TÁ USUFRUINDO, A POLÍTICA SERÁ SEMPRE ASSIM, NO MEIO, FICA PARTE DE UM PT QUE SONHA COM UMA SOCIEDADE JUSTA.

Unknown disse...

Gente!Para de ficar chamando Dr. Márcio Farias de coitado!!!Pelo que me falaram,gente lá de dentro,ele tem se revelado um homem muito capaz.As pessoas que o rodeiam é que atrapalham a maioria dos seus projetos.Eu não tô torcendo prá dar tudo errado não,afinal tem duas pessoas lá dentro que eu amo muito,que é a vereadora Madalena e minha grande amiga Flaviana.Duas pessoas confiáveis.Ah!Ver se esquece o 25,pois 25 já era!!!Outra coisa,não pretendo me candidatar...rsrsrsr.Sabe qual é a minha vontade???Ajudar os que passam fome.Faço o que posso doando apenas 10%da minha renda para a compra de cestas básicas através da minha Igreja.Mais isso só não basta.Eu queria que ao invés de falarmos tanto ,tantas coisas que não devíamos falar,nos juntássemos para ajudar os menos favorecidos.Acho que essa queda por política que tenho desde os meus 16 anos,é só por isso.Tive uma infância muito pobre,e graças a Deus hoje eu vivo mais ou menos bem.Queria apenas que todos vevessem bem.E se Deus quizer como vc disse,daqui a tres anos se o Dr. Márcio não fizer o que queremos que faça ou melhor precisamos que faça,aí com certeza Deus mandará um homem confiável para cuidar da nossa cidade.Fique com Deus!!!

Anônimo disse...

ELA PODE GASTAR TODO O DINHEIRO DA MEGA DA VIRADA QUE ELA NÃO COSEGUE SE ELEGER, POIS NÃO TEN GABARITO, PIQUE E NEM SIMPATIA PARA TAL.
ANA, DEIXA DE SER FINGIDA TENTANDO DEFENDER O DR. MARCIO ,POIS SUA VIDA É FALAR MAL DELE PELOS QUATRO CANTOS DA CIDADE.KAKAKAKAKAAKAKAKAK

Ana disse...

Por quê usar de tamanha agressividade para comigo minha cara???Eu nunca fiz nada contra vc???Pare um pouco e pense!!!Só fica um pouco difícil eu saber quem és pois no anonimato todo mundo é bom...Se revela,aí podemos conversar...Ah!Se eu quizer também descobrir quem vc é,já tenho meios...me ofereceram...

Anônimo disse...

Uma das maiores vitórias que podemos conquistar,é derrotar o inimigo pela gentileza!!!

Anônimo disse...

ANA!VC É ANA COSTUREIRA???SE FOR ME RESPONDA!!!POIS COM TANTA AGRESSIVIDADE,SE EU NÃO TE CONHECESSE,EU PODERIA ATÉ ACREDITAR NESSA PESSOA AÍ ACIMA.DESPEITADA ,INVEJOSA E CIUMENTA!!!!UMA COITADINHA QUE SE ENFEITA TANTO E NUNCA NINGUÉM VER NADA!!!

Anônimo disse...

Quanta bobagem !

Gastem seus tempos ajudando com sugestões criativas para que o governo municipal consiga melhorar a cidade.
Se cada Riocontense contribuir com ideias criativas, o prefeito podera adota-las em seu plano de governo, pois se depender dos seus secretarios e vereadores, nada inteligente saira do papel.

Ana Angélica disse...

Concordo com vc.Eu já havia falado o que vc acabou de comentar,e essa pessoa ficou irritada.Eu quero sim colaborar no que me solicitarem e continuo dizendo que Dr.Márcio é um homem bom...mais como quem não votou nêle não pode participar pois o chamado ¨grupo¨não deixa,estou me retirando.E não tem nenhuma bobagem nisso não.Somos cidadãos conscientes e com direito de falar aquilo que acharmos que devemos,não abatendo a moral de ninguém.

Anônimo disse...

Ana

Voce pode e deve continuar cobrando e ou sugerindo um trabalho bem feito do prefeito. Somente não adianta ficar comparando ou buscando apenas os pontos negativos.
Todos sabemos que nossa cidade nunca teve um bom administrador e a culpa é de quem vota neles.
Devemos deixar de lado o 15 e o 25, pois me parece coisa do seculo passado. Precisamos cobrar ações concretas para mudar a dependencia do povo nas tetas da prefeitura. Queremos empregos livres de partidos, saude boa, educação como tinhamos antes de Pedro entrar na prefeitura, devolver o CIRCEA aos alunos, pois os padres não precisam de tanto espaço, recuperação do Rio, melhoria nos meios de comunicação, boas estradas e muita mais muita vergonha na cara para sabermos escolher nossos vereadores. Alias temos quantos vereadores.... e o que eles ja fizeram nesta ano de governo....
Vejo que ja evoluimos e ate temos agora onde reclamar - neste blog.
Aguardo suas sugestões para cobrarmos juntos desta administração a mudança prometida, sem negativismo e sem denegrir o nosso prefeito.

Anônimo disse...

Parabens a Rio de Contas pelo esgotamento sanitario.

Faltam alguns pontas a inaugurar :

* A torre do celular
* A estrada do vermelhão
* Solução para o riacho de Gambá ( aquario da Dengue )
* Urbanização da cidade
* Estradas para Barra e Bananal