domingo, 10 de janeiro de 2010

Desfile de moda marca certificação do Qualifica Bahia em Rio de Contas


Um concorrido desfile que misturou roupas coloridas e peças de cores neutras marcou a certificação dos concluintes dos cursos de corte e costura, garçom e organizador de eventos do programa Qualifica Bahia no município de Rio de Contas, a 680 quilômetros de Salvador.

O evento aconteceu na noite desta quinta-feira (7), na praça central da cidade, e certificou 88 pessoas. O Qualifica Bahia é coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e executado com recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

As peças apresentadas no desfile foram produzidas pelas concluintes do curso de corte e costura, que também foram modelos e desfilaram com as roupas. Dentre elas, estavam 22 quilombolas da comunidade remanescente de Barra e Bananal. A produção do evento ficou por conta dos concluintes do curso organizador de eventos, que, como o curso de garçom, teve carga de 200 horas.

Sandra Augusto, 30 anos, moradora da comunidade quilombola, disse que o próximo passo é formar uma cooperativa no quilombo com os concluintes do curso. “Temos um espaço onde a gente já vende algumas peças para turistas. Com o curso de corte e costura, aprimoramos o acabamento das roupas e pretendemos vender também fora do quilombo”, destacou.

Mestre na arte do crivo rústico, uma das tipologias de artesanato típicas do município de Rio de Contas, Izaura Nascimento, 67 anos, mais conhecida como dona Nena, foi uma das concluintes do curso de corte e costura, que teve carga de 160 horas.

“Já ensinei a muita gente a fazer o crivo rústico. Dessa vez aprendi a trabalhar com a máquina elétrica”, contou dona Nena, que vai aproveitar o aprendizado para complementar a renda familiar. “Além das peças de renda que vendo, posso fazer as peças de roupas também para vender”, afirmou.

O secretário estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos, que participou da solenidade, declarou que o governo da Bahia não vai poupar esforços para continuar investindo na qualificação profissional dos trabalhadores. “O trabalhador qualificado sai na frente na disputa por uma vaga no mercado de trabalho”, disse.

A superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Maria Thereza Andrade, também participou da solenidade de certificação.

Fonte: Folha do Reconcâvo

Nenhum comentário: