quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Abaixo-assinado dos indignados

Por ocasião da inauguração do sistema de esgotamento sanitário da cidade de Rio de Contas, último dia 22, o jornalista Raimundo Marinho, editor deste site, entregou, pessoalmente, ao governador Jaques Wagner (veja fotos) um dossiê, contendo documento com mais de 2.000 assinaturas, reportagens, comentários, artigos, mensagens recebidas via e-mail e até poemas revelando a indignação da população de Livramento de Nossa Senhora, diante da decisão da Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento) de lançar os dejetos daquele sistema nas águas do Rio Brumado, bem próximo à majestosa Cachoeira de Livramento.

A grande esperança e expectativa da população eram que o lançamento fosse feito em terra, até mesmo para o reuso da água, preservando, assim, a pureza da corrente fluvial, que nasce cristalina na Serra das Almas. O ato insensato, como aqui já foi dito exaustivamente, vai degradar o ecossistema formado pelo rio e pela cachoeira e, o que ainda pior, vai expor a população de Livramento e Dom Basílio ao risco eterno de constantes e graves doenças.

O documento, sob o título S.O.S. CACHOEIRA DE LIVRAMENTO - “Abaixo-Assinado” contra ato da Embasa”, continua à disposição da população para continuidade das assinaturas, na sede do Diretório Municipal do PC do B, em Livramento, ou com o jornalista Raimundo Marinho. A coleta de assinaturas está sendo coordenada pelo ex-prefeito João Batista Miranda Cambuí e pelo jornalista Marinho. O teor do “abaixo-assinado” é o seguinte:

Nós, cidadãos brasileiros, pertencentes a esta região e abaixo-assinados, em pleno gozo dos direitos de cidadania, ante o iminente perigo para o meio-ambiente e a saúde da população, representado por projeto da Embasa – Empresa Baiana de Água e Saneamento, que anunciou o lançamento nas águas do Rio Brumado, próximo à exuberante queda d’água, conhecida como “Cachoeira de Livramento”, dos DEJETOS SANITÁRIOS que virão da estação de tratamento em construção na cidade de Rio de Contas, vimos, por meio deste instrumento de “Abaixo-Assinado”, protestar contra esse ato nocivo ao meio-ambiente e à saúde da comunidade desta região, mesmo sendo dito por aquela empresa que referidos dejetos serão tratados, através de processo que todos sabem de eficácia duvidosa, costumeiramente batizado de “pinicão”; ao tempo em que também requeremos a busca de alternativas para tal descarte sanitário, em terra, por exemplo, ao invés de nos mananciais hídricos. Por oportuno, declaramos também nossa total adesão a qualquer iniciativa, não proibida em lei, contra o ato da Embasa, como por exemplo, representações junto ao Ministério Público e ações junto ao Poder Judiciário: (...)”.

A entrega do dossiê ao governador foi feita durante entrevista coletiva, ainda encima do palanque, onde a imprensa foi colocada e recepcionada pelo jornalista Ernesto Marques, coordenador da Assessoria de Comunicação do Governo. Jaques Wagner, ao receber o dossiê, foi muito gentil, disse que não acreditava que a Embasa fosse permitir alguma falha no sistema, mas folheou rapidamente o documento e garantiu que o leria, para posterior manifestação, salientando ser um direito democrático da população ou de quem quer seja se manifestar.

CORREÇÃO – No texto anterior sobre a inauguração do sistema de esgotamento sanitário de Rio de Contas, publicado neste site, constou errado o nome do secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, o que ora corrigimos, com nossas desculpas. Ao invés de “Afonso Lourenço”, como foi publicado, é Afonso Bandeira Florence.

PAPARAZZI – Um paparazzi amador passou boa parte do tempo, na inauguração em Rio de Contas, sendo visto tirando fotos às escondidas através do seu celular. O alvo preferido da autoridade foi o jornalista Raimundo Marinho, principalmente quando se encontrava no palanque, onde aguardava a entrevista coletiva, a convite do Assessor de Comunicação do Governador.

Fonte: Mandacaru da Serra

Nenhum comentário: