segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Quilombolas da Bahia são capacitados em Educação em Saúde e Saneamento

Desenvolver de forma planejada e eficaz ações educativas em saneamento e saúde junto às comunidades quilombolas foi o principal objetivo da Oficina de Preparação de Multiplicadores de Educação em Saúde e Saneamento.O evento promovido pela Funasa, Vigisus II/Subcomponente IV, reuniu mais de 50 pessoas oriundas das comunidades quilombolas e secretarias dos municípios de Senhor do Bonfim, Bom Jesus da Lapa, Filadélfia, Antônio Gonçalves, Sítio do Mato, Rio de Contas e Muquém do São Francisco, além de auxiliares de saneamento e educadores da Coordenação Regional da Funasa na Bahia (Core/BA), representantes da Coordenação de Educação em Saúde da Funasa/Presi, e do Departamento de Engenharia e Saúde Pública/Presi. O encontro ocorreu de 22 a 25 de setembro, na cidade de Feira de Santana (BA).

Segundo Ana Cláudia Caldas, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde do município do Senhor do Bonfim, o evento foi muito importante para o seu processo de crescimento profissional. Para ela, após a oficina, novas parcerias devem ocorrer entre os municípios e comunidades quilombolas.

Para João da Conceição Santos, agente Comunitário de Saúde de Mangal/Barro Vermelho, localidade do município de Sítio do Mato, o treinamento foi oportuno para se discutir a melhor forma de promover saneamento para as comunidades. “Isto levando em consideração as experiências que as populações quilombolas já possuem, a exemplo de fazer saúde, lidar com o meio ambiente”. O agente de saúde disse ainda que esta é a oportunidade para promover Controle Social já que “trazer a escola e a comunidade para o debate é responsabilidade de todos”, concluiu.

Fonte: Funasa

Nenhum comentário: