terça-feira, 6 de outubro de 2009

Esgotamento sanitário traz boas perspectivas para Rio de Contas

Funcionando há cerca de um mês, em fase de testes, o sistema de esgotamento sanitário de Rio de Contas, cidade turística situada na Serra das Almas, está recebendo as ligações que vão permitir a coleta dos esgotos domésticos de todos os imóveis da cidade. A previsão é de que, no início do próximo ano, com a instalação de 1.360 ligações intra-domiciliares, a obra executada pela Embasa dentro do Programa Água para Todos do Governo do Estado, seja entregue à cidade.

A expectativa de conclusão dos trabalhos traz otimismo para a população local. Dona Maria Alcina dos Santos, 80 anos, moradora há mais de 20 na cidade comenta: “Vai ser muito bom para a saúde do povo daqui. Acho que vamos ter um futuro melhor para os nossos filhos e netos”.

Dona Dilma Trindade, moradora do Centro, gosta de lembrar de quando o rio Brumado corria limpo, sem poluição e as pessoas até bebiam água diretamente, sem correr riscos. “Acho que agora, sem receber esgotos, o rio vai voltar a ser como era antes. Vai ser uma maravilha”.

Guia turístico da região, Fernando Pinto comenta que a implantação da rede de esgotamento sanitário em Rio de Contas representa um marco no desenvolvimento do turismo na cidade e deve trazer melhores condições de vida para a comunidade. “Um dos maiores problemas para minha atividade com o Turismo aqui é a degradação do meio ambiente. Creio que agora vamos ter uma atração ainda maior para o visitante, com a despoluição do rio Brumado”.

Fase final

A ligação dos imóveis à rede coletora de esgotos é a fase final dos trabalhos que, segundo os técnicos envolvidos, foram realizados de forma quase “artesanal”, por se tratar de intervenção em área considerada sítio histórico pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural – Iphan. Nas seculares ruas pavimentadas com pedras, as escavações para implantar as tubulações da rede coletora foram precedidas pela atividade de arqueólogos, que demarcaram e pesquisaram cada trecho sob intervenção.

O engenheiro Daniel Silva da Costa explica que em locais onde o solo é rochoso, não foram permitidas explosões. “As pedras eram fissuradas com argamassa expansiva, num processo demorado, porém seguro, sem riscos de abalo na estrutura dos casarios”, conta.

A obra de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Rio de Contas promove saúde e qualidade de vida para os cerca de cinco mil habitantes de Rio de Contas. O investimento, de R$ 5,6 milhões, implantou 19 quilômetros de rede coletora; 6,5 quilômetros de ramais prediais; 1,4 quilômetro de linha de recalque (tubulação que liga a rede coletora às estações elevatórias e à estação de tratamento); duas estações elevatórias; uma estação de tratamento de esgotos com duas lagoas e um Digestor Anaeróbio de Fluxo Ascendente – Dafa, e 2,5 quilômetros de emissário final.

Potencial turístico

Rio de Contas, fundada em 1745, é considerada a primeira cidade planejada do Brasil e conserva as marcas de sua História, em igrejas barrocas, monumentos públicos, ruas e praças. A cidade encontra-se na Chapada Diamantina, área de grande potencial turístico, tanto pela arquitetura secular quanto pelo seu exuberante ecossistema, com trilhas margeando rios e cachoeiras.

O planejamento da cidade, no século XVIII, não levou em conta a necessidade de uma destinação adequada para os esgotos domésticos. De pequena vila denominada Pouso dos Crioulos, formada por escravos alforriados na margem direita do Rio de Contas Pequeno, atual Rio Brumado, cresceu e prosperou com a chegada de padres jesuítas e bandeirantes interessados na exploração do ouro.

Rio de Contas, ao contrário das cidades vizinhas da Chapada, não conheceu, nos últimos anos, desenvolvimento econômico por meio do Turismo. A implantação do sistema de esgotamento sanitário pela Embasa, na cidade, é uma ação importante para preservar seu potencial turístico representado pela bacia do rio Brumado com suas cascatas, cachoeiras e corredeiras.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO/EMBASA
TEL. 3372-4898 ou 3372-4639

Nenhum comentário: