terça-feira, 22 de setembro de 2009

Morrem em Guanambi mais duas pacientes suspeitas da Gripe A

Por: José Roberto Teixeira

Mais dois óbitos suspeitos da Influenza A H1N1 ocorreram no Hospital Regional de Guanambi neste último fim de semana; foram duas gestantes, uma do município de Urandí que estava internada á vários dias com suspeita da doença e uma outra do município de Sebastião Laranjeiras que já chegou ao hospital com um quadro avançado, que também não suportou e acabou morrendo.

Há informações que nesse último caso, a paciente já vinha apresentando os sintomas característicos da doença a mais de uma semana e que estava sendo assistida pelo Hospital de Sebastião Laranjeiras; um grupo de sete pessoas que seriam familiares da falecida, passaram por exames no Hospital Regional de Guanambi. Recebemos notícias também que uma outra pessoa do município de Rio do Antonio está com fortes sintomas da doença e está internada no Regional.

Segundo a 30ª DIRES, até agora já foram notificados 72 casos suspeitos da Influenza A H1N1, sendo 45 casos de Guanambi, 12 de Iuiu, 07 de Urandí, 01 de Candiba, 01 de Palmas de Monte Alto, 02 de Caetité, 02 de Caculé, 01 de Lagoa Real, e 01 de Rio de Contas; esses dois últimos não são da jurisdição da 30ª Dires, mas foram atendidos no Hospital Regional de Guanambi. Dos 72 casos notificados, foram colhidas amostras em 16 para exames laboratoriais e os casos confirmados até agora estão assim distribuídos: 03 casos de Iuiu (que podem ser entendidos como 12 pois faziam parte daquele grupo de 12 suspeitos de contaminação ao descarregarem uma carreta de porcos vinda de Santa Catarina, lá no Distrito de Pindorama); 01 caso de Guanambi, 01 caso de Urandí e 01 de Caculé.

Outros 03 óbitos estão sendo investidos e as autoridades de saúde aguardam resultados laboratoriais; isso sem contar as duas gestantes que faleceram este final de semana e mais um outro caso que tiveram amostras coletas neste final de semana e enviadas nesta segunda-feira para o laboratório. De uma coisa podemos ter certeza: a maior incidência de casos da doença na Bahia, com óbitos, tem se verificado nessa região, o que nos leva a crê que o vírus está presente e precisamos redobrar os cuidados.

Fonte: JJShow

Nenhum comentário: