quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Moradores estão ligando seus imóveis à rede esgotos

Da Embasa/Ascom
_______________________________________________


O serviço de esgotamento sanitário de Rio de Contas entrou em operação em agosto deste ano. Ainda em fase de testes, o sistema está coletando e tratando os esgotos de 150 imóveis que já estão ligados à rede implantada pela Embasa. Os 780 imóveis que ainda não têm ligação de esgoto estão recebendo visita de assistentes e agentes sociais para que seus moradores preencham e assinem declaração autorizando a empresa a fazer a ligação ou se comprometendo a ligar seu imóvel por conta própria à rede.

A previsão é de que, até dezembro deste ano, todos os imóveis da sede municipal estarão ligados ao sistema de esgotamento. Com mais esta ação do Programa Água para Todos, os cerca de 5,7 mil habitantes de Rio de Contas, cidade histórica encravada na Serra das Almas, por onde passam córregos e cachoeiras que formam a bacia do Rio Brumado, vão passar a contar com mais saúde e qualidade de vida.

O investimento de R$ 5,6 milhões também beneficia o turismo na região. Cachoeiras e cascatas nos arredores da cidade, que são a atração dos turistas, como a Cachoeira do Fraga, brevemente, não receberão mais esgotos domésticos que são lançados in natura nos córregos que passam no perímetro urbano. As melhorias ambientais proporcionadas pela conclusão desta obra repercutem na cidade de Livramento de Nossa Senhora, localizada no sopé da Serra das Almas, onde as águas do Rio Brumado que chegam de Rio de Contas são captadas e tratadas pela Embasa para abastecer a população local. Com a coleta e tratamento dos esgotos de Rio de Contas, a água utilizada para o abastecimento de Livramento de Nossa Senhora não será mais contaminada por esgotos domésticos.

Sistema

O sistema de esgotamento de Rio de Contas tem 26,6 quilômetros de rede coletora, duas estações elevatórias (bombas), uma estação de tratamento e emissário final e atenderá 930 ligações. A estação de tratamento terá caixa de areia, digestores anaeróbios (Dafas), lagoas de tratamento e leito de secagem para destinação adequada do lodo residual. O efluente tratado, livre de carga poluidora, é lançado no Rio Brumado e sua qualidade é monitorada pelos técnicos da Embasa e pelos órgãos ambientais do Estado.

Nenhum comentário: