quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Documentário sobre Rio de Contas será exibido na bienal do Rio

Com informações da Boca do Povo
_______________________________________________

A Câmara Bahiana do Livro (CBaL), em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), vai levar para a XIV Bienal do Livro do Rio de Janeiro o melhor da produção editorial da Bahia. Durante 11 dias, serão expostos e colocados à venda livros de editoras e autores baianos. Além das obras dos escritores, será exibida uma programação audiovisual toda produzida na Bahia.

O estande dos autores baianos terá uma programação diária, onde escritores farão palestras e lançamentos de livros. Na abertura estarão presentes o Secretário de Cultura da Bahia Márcio Meirelles e o presidente da Câmara Bahiana do Livro, Aurélio Schommer. São presenças confirmadas no estande: o mestre do quadrinho Antônio Cedraz, criador da “Turma do Xaxado”; o premiado ensaísta Jorge de Souza Araujo, autor de “Floração de imaginários – o romance baiano no século 20” e de “Dioniso & Cia na moqueca de dendê”; o poeta José Inácio Vieira de Melo, autor de “A infância do centauro”; a psicanalista Daniele Wanderley, autora do livro “O cravo e a rosa – a psicanálise e a pediatria”; o historiador João José Reis, um dos organizadores do livro “Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil”; Aléxis Góis, diretor e roteirista do documentário “Memórias do coronelismo” e autor do livro "Roberto Pires, inventor de cinema"; e Roberto Cunha, que escreveu o romance “Um homem em movimento”.

“A participação na Bienal do Rio faz parte de nossa política de fortalecimento da cadeia do livro, do comércio livreiro, da indústria editorial. Estamos felizes com a parceria com CbaL”, explica o secretário Márcio Meirelles. A parceria também vai se estender para outras duas bienais do Livro, em Belo Horizonte e Curitiba, previstas para acontecerem em 2010. “Não basta fomentar a leitura, criar bibliotecas, como também estamos fazendo. Precisamos entender o livro como fator industrial, que movimenta a economia”, completa o secretário.

Aproveitando o evento, nos dias 10 e 11 de setembro, o Forum Nacional de Secretários de Cultura também se reúne no Rio de Janeiro, tendo como pauta de discussão os Planos de Leitura Estaduais e políticas para o setor.

Stand baiano terá mostra de audiovisual

O stand baiano na Bienal do Rio contará com uma mostra do audiovisual baiano. Para isso, a CBaL contou com o apoio da Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV) e do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) que, juntos, disponibilizaram aproximadamente 131 horas de uma programação bastante diversificada. Entre os vídeos que serão exibidos, estão “Rio de Contas - tapete da esperança”, “Melhores momentos do carnaval 2009”, “Nosso carnaval – sambas do Brasil”, “A vida na Boa Morte”, “E14 – encontro das culturas dos 14 povos indígenas da Bahia”, “Show das águas – Jussara Silveira”, “Afoxés – entre o sagrado e o mundano”, entre outros.

A XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro é o maior evento do mercado editorial brasileiro, que reúne editores, livreiros, distribuidores de livros, agentes literários, importadores e exportadores do setor, jornais e revistas, entidades e órgãos ligados ao livro, além de outras empresas de materiais e serviços associados à produção do livro. Para os leitores, é a oportunidade de se aproximarem de seus autores favoritos, além de conhecerem muitos outros. Durante onze dias de evento, o Riocentro sediará a festa da cultura, da literatura e da educação.

Programação Provisória do Estande de Autores Baianos na Bienal do Livro do Rio

Dia 12 (SÁB) 19h – João José Reis
Dia 13 (DOM) 19h – José Inácio Vieira de Melo
Dia 16 (QUA) 19h – Jorge de Souza Araujo
Dia 18 (SEX) 19h – Daniele Wanderley
Dia 19 (SÁB) 14h – Antônio Cedraz / 19h – Roberto Cunha
Dia 20 (DOM) 14h – Aléxis Góis

Fonte: Boca do Povo

Nenhum comentário: