quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Brigadistas recebem equipamentos para combate a focos de incêndio na Chapada Diamantina

Do Governo da Bahia

________________________________________________

“Faço isso por minha cidade”. A declaração é de Zanone Marques, 44 anos, morador do município de Piatã, na Chapada Diamantina, justificando a sua decisão de atuar como brigadista no combate a focos de incêndio na região. Pai de três filhos, Zanone já apagava focos nas serras da Chapada antes mesmo de se tornar brigadista voluntário. “Agora, com o apoio do governo, vai ficar melhor para a gente desenvolver o trabalho”, afirmou.

Para atuar no combate ao fogo, Zanone recebeu das mãos do governador Jaques Wagner e do secretário estadual do Meio Ambiente, Juliano Matos, um kit EPI (Equipamento de Proteção Individual), que vai ser útil na labuta. “Esse equipamento ajudará muito no combate aos focos de incêndio, principalmente nas serras, onde enfrentamos as maiores dificuldades”, disse Zanone.

Os kits são compostos por aparelho GPS (Global Positioning System), bússola, rádio, facão, abafador, bomba costal (para carregar água), lanterna e protetor de rosto de lona encerada. “É muito importante a participação dos brigadistas no combate aos focos de incêndio. Eles conhecem bem a região e são experientes nesse tipo trabalho”, ressaltou o Wagner.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), entregou 150 kits de EPI a brigadistas voluntários das cidades de Rio de Contas, Piatã, Abaíra, Andaraí, Seabra, Palmeiras, Lençóis, Morro do Chapéu e Miguel Calmon, todas localizadas na região da Chapada Diamantina.

Prevenção

De acordo com o secretário, a entrega do material é mais uma etapa nas diversas ações desenvolvidas pelo governo estadual no combate aos focos na região. “Estamos estruturando as brigadas, com a distribuição de equipamentos, veículos e capacitação das pessoas que lutam contra o fogo”. Segundo Matos, a maior preocupação do governo, além do combate, é a prevenção aos focos de incêndio. “Prevenir é muito importante, o fogo deixa um rastro de prejuízo para todos, principalmente para a natureza. Por isso, estamos equipando o Corpo de Bombeiros e os brigadistas, que são verdadeiros heróis nesse trabalho voluntário”.

Há há três meses o governo vem vem desenvolvendo diversas iniciativas de combate aos focos de incêndio, na Chapada. Entre elas, a fiscalização preventiva - realizada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e pela Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) -, treinamento de técnicos e reorganização dos conselhos gestores dos municípios, além de ações na área de Educação Ambiental.

Fonte: Agecom

Nenhum comentário: