segunda-feira, 17 de agosto de 2009

No dia do Patrimônio Histórico relembre o prêmio recebido por Rio de Contas

Do Guia Quatro Rodas
_______________________________________________

Destacamos no Guia Brasil 2003 projetos de recuperação do patrimônio cultural. Receberam prêmios a cidade de Rio de Contas (BA), a Casa de Cora Coralina, em Goiás (GO) e o Parque de Vila Velha, em Ponta Grossa (PR). Além disso, mais duas atrações ganham a cotação de quatro estrelas: o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) e o Museu Histórico Nacional (RJ). Apresentamos nos índices das próximas sete páginas as melhores atrações divididas por temas. Também selecionamos dez destaques em cachoeiras, programas radicais, praias de agito, praias desertas e passeios para as crianças.

Veja entrevista com o prefeito da cidade
Prêmio especial conservação do patrimônio

Rio de Contas

Sobrados cercam uma praça bem-cuidada, com luminárias de ferro. De um lado, está a Casa de Câmara e Cadeia. Do outro, a Igreja Matriz. Duas construções do século XVIII. A vida segue tranqüila, com gente conversando nos bancos da praça e carroças levando latões de leite pelas ruas de paralelepípedo.

Quem anda por Rio de Contas, a cidade mais antiga da Chapada Diamantina, pode até acreditar que tudo aquilo faz parte de um cenário montado para produção de "Abril Despedaçado", filme lançado no início de 2002 , que teve locações na praça principal. Mas a preocupação com a preservação da história teve início muito tempo antes.

Os casarões começaram a ser restaurados em 1986, com uma iniciativa do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Com tintas doadas, algumas fachadas foram limpas e repintadas. O resultado surpreendeu. Foi esse o passo inicial para um processo que ganhou força em 1989, quando o Iphan e a prefeitura oficializaram uma parceria, que contou até com o apoio de ex-moradores do município. Em quase 14 anos de trabalho permanente, o resultado é uma cidade com mais de 400 casarões dos séculos XVII e XVIII recuperados.

Fonte: Guia Quatro Rodas

Nenhum comentário: