quinta-feira, 20 de agosto de 2009

19 de Agosto: Dia Mundial da Fotografia

Do Nossa Cara.com / Por Clicia Marinho ______________________________________________

Igreja de Santana, em Rio de Contas na Chapada Diamantina toda de blocos de pedra construida pelos escravos no final do século XVIII

O dia mundial da fotografia é pouco conhecido, no entanto, é uma arte que tem conteúdo histórico que possui não se perde em meio à evolução, pelo contrario, é revivido com aprimorações com o passar do tempo.
Vendedor de fumo de rolo no centro da cidade de Rio de Contas na Chapada Diamantina

Em 19 de Agosto de 1839, a fotografia se tornou domínio público no território francês. O anuncio da novidade foi na Academia de Ciências e Artes de Paris, feito pelo físico François Arago, que explicou a uma platéia de olhos vivos e curiosa o processo desenvolvido por Loius Jacques Daguerre. O mundo recebia os daguerreótipos, e desde então, nunca mais parou de produzir imagem.

O mendigo Sebastião na cidade de Rio de Contas, o paciência da Chapada Diamantina

Em definição técnica fotografia é a criação de imagens por meio de exposição luminosa. Em um sentido afetuoso, fotografia é a captação do sentimento, a eternização do momento, a divisão do olhar sobre as coisas. Para uns é profissão, para outros, um hobby ou uma brincadeira na hora de registrar a festa de formatura, as férias de verão, assim a fotografia tem participado de todos os momentos do homem moderno.
Senhora idosa fotografada na cidade de Rio de Contas na Chapada Diamantina

A fotografia esta instalada nas ciências, na indústria, na previsão do tempo, na comunicação, nesta, podemos destacar o fotojornalismo, e mais, o tão almejadoJornalismo Cidadão. Hoje a imprensa compartilha com a sociedade seu dever de informar e divide com ela o compromisso na liberdade de expressão.
Esta foto retrata como é a vida na caatinga na época da seca estrada de Abaíra pra fazenda Água Suja na Cahapada Diamantina
Com a era digital fotógrafos, sejam profissionais, amadores ou amantes da arte, encontram um leque de vantagens tecnológicas que dão mais vitalidade a obra. Paralisam-se na tecnologia e se perdem na sensibilidade da imagem, tornando-a realista por natureza. Modo sábio de retratar a realidade da vida é a fotografia.
Beija flor, fotografado na fazendo de Abisalde Santiago as margens do Rio Buranhém em Eunápolis

Fonte: Nossa Cara.com

Nenhum comentário: