quarta-feira, 15 de julho de 2009

V Encontro Nacional de Saúde e Bem Estar será realizado em Rio de Contas

Qualidade de vida é um dos temas que tem recebido mais atenção nas ações realizadas pela FTC Conquista. Tanto que, depois do sucesso do IV Congresso Brasileiro de Atividade de Aventura (1º a 4 de julho), outros dois eventos já estão sendo preparados, ambos ligados ao bem estar, às práticas de atividade física e à saúde.

De 16 a 18 de outubro a Faculdade promove o I Encontro Regional de Atividades Experenciais ao Ar Livre. O evento deve acontecer na cidade de Barra do Choça, pequeno município vizinho a Vitória da Conquista.


Já no mês de novembro, é a vez do V Encontro Nacional de Saúde e Bem Estar. Voltado para a necessidade de ampliar as discussões sobre saúde, bem estar e qualidade de vida, numa perspectiva multiprofissional, o encontro deve reunir profissionais, estudantes e pesquisadores. O cenário do Encontro será a cidade histórica de Rio de Contas, na Chapada Diamantina.


"Integrar o estudo com a experiência de vivenciar a qualidade de vida no local do encontro, ou seja, em cidades e regiões que ofereçam essa estrutura, é uma tendência. Os participantes das atividades realizadas pela FTC Conquista nessa área terão esse privilégio", explica o Diretor Acadêmico da FTC Conquista, professor Sérgio Magalhães.


CBAA - Organizador do IV Congresso Brasileiro de Atividade de Aventura, professor Sérgio Magalhães comemora o sucesso do encontro. "Foram 12 meses de planejamento, divulgação e adaptação dos locais naturais para a construção das Vias de Aventura. Nesse sentido, recebemos o apoio integral da FTC", explica.


O CBAA abordou um dos campos mais difundidos pela Educação Física, ecologia e turismo no Brasil: as atividades de aventura na natureza, sob o tema "Nas Trilhas do Conhecimento Sobre Aventura". A Rede de Ensino FTC por meio dos programas FTC Verde e FTC Ativa também tem se destacado nos estudos do assunto.


O congresso promoveu o encontro de pesquisadores, professores, estudantes e profissionais em torno das discussões. Propiciou momentos de debate acadêmico, momentos de vivência de Atividades de Aventura e reflexão sobre a prática profissional destas atividades.


O lazer e a cultura também tiveram seus lugares garantidos, com momentos culturais, de confraternização, ampliação de contatos e a troca de informações e experiências. Foram realizadas apresentações da Banda Café com Blues e de forrozeiros locais e até um Festival de Danças Tradicionais dos Povos.


"O balanço final do evento foi extremamente favorável à produção científica e técnica. Só nos resta agradecer a todos que participaram deste encontro", comemora Sérgio Magalhães. O próximo CBAA será realizado na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo.


Fonte: Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC

Nenhum comentário: