quarta-feira, 17 de junho de 2009

Conversando com sua História destaca a vida de escravos, forros e ex-escravos no alto sertão baiano

Da Fundação Pedro Calmon
_________________________________________________

Marco na história do Brasil, a abolição não significou exatamente a melhoria nas condições de vida dos recém-libertos. Para falar das experiências de escravos, forros e ex-escravos no período pós-abolicionista que viviam no Alto Sertão da Bahia (Rio de Contas e Caetité), o curso Conversando com sua História promove no dia 9 de junho, às 17h, “Fios da vida: escravos e forros no Alto Sertão da Bahia (1860-1920)”. A aula será ministrada pela Professora Doutora Maria de Fátima Novaes Pires e a participação é gratuita.

“Para a realização deste trabalho, que é minha tese de doutorado, foram consultadas diversas fontes, tais como cartas de alforria, processos criminais, inventários, escrituras públicas de compra e venda de escravos, além de livros de conta corrente e correspondências da ‘Casa do Barão de Caetité”, destaca a palestrante. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2005), Maria de Fátima é atualmente professora adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA), professora colaboradora do Mestrado em História Regional e Local da Universidade do Estado da Bahia e membro do conselho editorial da Revista Politeia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

A professora tem também experiência na área de História, com ênfase em Teoria da História e História Social, com pesquisas sobre escravidão e abolição (tráfico interprovincial e alforrias). “Trata-se de um estudo sobre a vida escrava nos anos iniciais da abolição até a década de 1920. É um acompanhamento da vida dos forros no Alto Sertão baiano”, ressalta a professora.

Mais informações:
Centro de Memória: 31176030 /6050
Ascom: 71 31166918 / 31166919
www.fpc.ba.gov.br

Fonte: Fundação Pedro Calmon

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente Palestra!