segunda-feira, 15 de junho de 2009

Adutora de Livramento vai receber água de rio que vai receber dejetos da EMBASA

Do Blog Bahia de Fato
_________________________________________________
Tá meio confusa a manchete. Mas, é isso mesmo. A adutora de água tratada do distrito de Itanajé (Livramento de Nossa Senhora/BA), em construção, pretende beneficiar 4.000 pessoas. Mas, a captação de água vai ocorrer numa barragem de derivação, muito próxima da cachoeira de Livramento. A cachoeira fica no rio Brumado, o mesmo que vai receber os dejetos do esgoto sanitário de Rio de Contas. O “padrinho” do projeto é o ministro Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional.
O site Mandacaru da Serra comentou: “Ele (Geddel) havia anunciado, no calor de um discurso eleitoral, em Itanajé, que a adutora ficaria pronta em agosto de 2008, mas tudo indica que só será concluída mesmo no ano eleitoral de 2010, que poderá ter o próprio ministro como candidato a governador da Bahia. Essa demora e mais a possibilidade da adutora também veicular os coliformes fecais dos esgotos de Rio de Contas podem afetar a grandeza do projeto”.
O site Mandacaru da Serra é pilotado pelo jornalista Raimundo Marinho. O jornal Tribuna da Bahia (09/06/09) deu a manchete: “Esgoto da Embasa ameaça Livramento e Dom Basílio”. A EMBASA confirmou que vai mesmo despejar no rio Brumado os dejetos sanitários da histórica cidade Rio de Contas. A fonte é o jornalista Raimundo Marinho. Ele considera que “o sistema da EMBASA vai colocar em risco a saúde da população de Livramento e Dom Basílio”. O Ministério Público sabe. Não haverá tratamento químico para os dejetos. Menos de nove quilômetros separam Rio de Contas das duas cidades. Será uma permanente exposição aos coliformes fecais.
Há graves implicações. A água que desce para a Cachoeira de Livramento é também utilizada na irrigação de cerca de 8.000 há de cultivos de hortifrutigranjeiros. Recentemente, o jornal A Tarde (12/06/09) publicou o artigo “Risco de contaminação” do jornalista Raimundo Marinho. Confirmadas as denúncias do jornalista, o projeto é um escândalo ecológico e de saúde pública. “A estação de tratamento que vai substituir as antigas fossas, vai centrifugar, liquidificar e coar as fezes de toda uma cidade, sem tratamento químico, liberando os dejetos para as águas do rio Brumado (...) seriam necessários um percurso de pelo menos 25 km de distância das cidades rio abaixo (...) o sistema reterá somente os resíduos sólidos”.
O apadrinhamento de Geddel pode virar um desastre eleitoral quando a população cair em si.

Nenhum comentário: