segunda-feira, 2 de março de 2009

Ibama realizou fiscalização contra pesca irregular na Barragem de Rio de Contas

a
ibama-bahia
Equipe de fiscalização do Ibama em Vitória da Conquista realizou, no período de 16 à 18/02, juntamente com o DNOCS e Associações de Pescadores de Anagé, Rio de Contas e Livramento, uma operação nas Barragens Gavião, Rio de Contas e Trovisco, com a finalidade de inibir a pesca predatória durante a piracema (desova de peixes), com a utilização de redes, tarrafas, arpões e outros apetrechos.

Como resultado da operação, foram apreendidos cerca de 420 metros de redes que brevemente estarão sendo incineradas na presença das entidades envolvidas e meios de comunicação.

O coordenador de fiscalização do Ibama em vitória da Conquista informou que a operação continuará nestas Barragens e em outras da região, mesmo após a Piracema. “O pescador que for pego praticando a pesca com uso de apetrechos proibidos, será autuado, e terá seus apetrechos e peixes apreendidos”, complementou.

E disse mais: “o pescador profissional pego na infração, poderá ser punido com a perda do direito de receber o Seguro Desemprego, que é pago pelo Governo Federal durante o período da Piracema, como forma de ajuda para sobrevivência durante a abstinência a pesca profissional”, concluiu.

Segundo os fiscais, esta operação tem sido realizada há 03 anos pelo Escritório Regional do Ibama em Vitória da Conquista, DNOCS e Associação de Pescadores daqueles municípios.

Carlos Humberto Garcia
Ascom/Ibama/BA
Foto: Ibama/BA

Fonte: Guia da Pesca

Nenhum comentário: