quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Portabilidade numérica chega a Rio de Contas, mas telefonia móvel ainda não

Desde o dia 19 de janeiro, os moradores da área com DDD 77 já podem contar com a portabilidade numérica. Enquanto isso, o sinal de telefonia móvel prometido pelo Estado para outubro ainda não se concretizou. A Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL loteou diversas cidades que ainda não possuíam sinal de celular e segundo o cronograma estabelecido a instalação deverá ocorrer no prazo máximo do dia 30/04/2009. O Estado já reconheceu o atraso e culpou a claro. Fato é que na cidade, já é dado como certo a liberação do sinal até o carnaval.

Entenda o que a portabilidade.

A portabilidade numérica é uma facilidade que possibilita ao cliente de serviços de telefonia fixa e móvel manter o número do telefone (código de acesso) a ele designado, independentemente da operadora do serviço a que esteja vinculado.


São três as categorias de portabilidade numérica que serão implementadas no Brasil, de forma combinada:

1. Portabilidade de Operadora de Serviço: permite que o cliente mude de operadora e mantenha o seu número telefônico, sem mudar de endereço;
2. Portabilidade de Localização: permite que o cliente mantenha o número de telefone ao mudar-se para um novo endereço, sem mudar de operadora;
3. Portabilidade de Serviço: permite que o cliente mantenha o número de telefone ao mudar o seu plano de serviço, sem mudar de operadora, ou seja, pode passar de um plano de pré-pago para pós-pago ou vice-versa.

Em suma, os clientes podem mudar de endereço, de operadora e/ou de plano de serviço e manter o mesmo número do telefone..
a) Na telefonia fixa, os clientes podem:
1 – mudar de endereço, sem mudar de operadora, desde que seja na mesma Área Local;
2 – mudar de operadora sem mudar de endereço;
3 – mudar de endereço e de operadora, desde que na mesma Área Local;
4 – mudar de plano de serviço sem mudar de operadora.
b) Na telefonia móvel, os clientes podem:
1 – mudar de operadora dentro da mesma Área de Registro (DDD).
2 – mudar de plano de serviço.




Nenhum comentário: