quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Artesanato baiano em exposição no Rio de Janeiro

Público pode conhecer e adquirir a produção de artesãos da cidade de Rio de Contas (BA)

Está em cartaz no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), no Rio de Janeiro, a exposição "Um Rio de Contas e tradições". Instalada na Sala do Artista Popular, a mostra reúne objetos em madeira e metal, crivo rústico, renda de parede, couro e de festas populares, que mostram a diversidade do artesanato baiano e um pouco do vasto universo de tipologias artesanais riocontenses. A mostra fica em cartaz até 18 de janeiro.

A exposição é resultado do projeto Artesanato Tradicional de Rio de Contas, desenvolvido pelo CNFCP e a Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro, que recebeu o apoio das Secretarias de Cultura e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento das atividades artesanais encontradas em Rio de Contas. O projeto conta ainda com o patrocínio do Programa Monumenta/Iphan do Ministério da Cultura.

Rio de Contas

Rio de Contas é uma das cidades que integram a região da Chapada Diamantina, conhecido pólo ecoturístico da Bahia. Localizado a aproximadamente 670 km de Salvador, o município possui um cenário particular constituído por uma exuberante natureza formada por altas montanhas, rios e cachoeiras de águas translúcidas.

Seu patrimônio cultural rico é diversificado, fruto das trocas simbólicas de seus agentes sociais e do contexto histórico-econômico em que se deu a formação de Rio das Contas.

Serviço

Sala do Artista Popular – Exposição “Um Rio de Contas e Tradições”
Exposição e vendas: De terça a sexta-feira, das 11h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h
Rua do Catete, 179 (estação Catete do metrô)
Rio de Janeiro, RJ

Informações
Setor de Difusão Cultural
2285-0441, ramais 204, 205 e 206
difusao.folclore@iphan.gov.br

Fonte: IPHAN

Nenhum comentário: