terça-feira, 29 de setembro de 2009

Questão do esgoto levada à Justiça

O jornalista Raimundo Marinho, que também é advogado, ingressou em Juízo com “ação popular”, na Vara Cível da Comarca de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, buscando evitar que as águas do Rio Brumado e da bela Cachoeira de Livramento sejam contaminadas pelos dejetos sanitários provenientes de um sistema da EMBASA, em implantação na vizinha cidade de Rio de Contas. Segundo ele, como vem sendo divulgado e denunciado, a contaminação será uma ameaça eterna à saúde da população e, a exemplo do que já ocorre em outros sistemas similares (um deles em Sauípe, no Litoral Norte), degradará de forma irreversível o ecossistema formado pelo rio e a cachoeira.

AÇÃO POPULAR é o remédio constitucional para acionamento do Poder Judiciário, previsto na Constituição Democrática Brasileira de 1988, que, em seu art. 5º, inciso LXXIII, diz que: “Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor , salvo nos casos de comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência”.

Diz Raimundo Marinho que, “até então, a EMBASA, que poderia fazer o despejo em terra, por exemplo, fez-se de surda ante as denúncias e justa indignação da população, restando apenas, portanto, em grau último, o recurso à Justiça, para garantia dos direitos fundamentais à saúde e ao meio ambiente saudável”, tendo o jornalista argumentado que “a ação popular é considerada o primeiro remédio processual do direito positivo brasileiro a tutelar claramente direitos comunitários”.

Lembra que “o acesso à Justiça, por esse meio, para a defesa do meio ambiente é direito fundamental, sendo a AÇÃO POPULAR instrumento de exercício da cidadania ambiental, consagrando a participação popular no Poder Judiciário e na formação da decisão judicial, em defesa, no caso, da saúde da população e de um ecossistema puro e saudável”.

Acrescenta que “o que se deseja é que o exercício dessa cidadania se complete justamente no Poder Judiciário, o último e mais autorizado intérprete da lei, que tem demonstrado uma nova postura e sensibilidade, para enxergar e interpretar a favor da vida, em última instância, a grave realidade de ameaça e destruição concreta das condições ambientais, onde habita o ser humano”. Ele destaca que “a Justiça tem sido um refúgio, frente aos novos rumos da sociedade, tendente a ser reduzida, se não houver combate, a interesses imediatistas e mesquinhos, capazes de levar todos nós à destruição”.

Diz o jornalista “que a grandiosa responsabilidade judicial, por certo, se avoluma diante da realidade de que a Justiça acaba sendo, não raro, a única irradiadora de esperança e de providências, muitas vezes tendo de vencer a pressão da frieza técnica ou da letra da Lei”. Mas ele manifesta a certeza de que, a favor dessa esperança há “uma fundamentação irrecusável, que é a determinação de se contribuir para a garantia, não apenas da qualidade de vida, mas da própria existência das futuras gerações”.

Curso de Gestão Aplicada aos Arquivos Municipais

A Fundação Pedro Calmon/ Secult, através da Diretoria de Arquivos (DIARQ) realiza nos dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro, das 8h30 às 18h, na Casa Afrânio Peixoto – Lençóis, o Curso de Gestão da Informação aplicada aos Arquivos Municipais, em parceria com prefeituras municipais e Universidades (UFRB, UNEB, UEFS E UESC). O treinamento busca proporcionar um diálogo sobre a importância das normas arquivísticas e dos procedimentos técnicos previstos pelo Arquivo Nacional para a preservação dos acervos documentais sob a guarda dos Arquivos Públicos Municipais.
Os temas apresentados serão: conceitos fundamentais da tipologia documental; plano de classificação dos documentos públicos de caráter permanente, construção de guia e inventário para os arquivos permanentes, entre outros. As aulas serão ministradas pelas professoras Stela Dalva e Janete Ruiz de Macedo.
De acordo com o diretor da Diarq, Paulo de Jesus, o curso é importante por se configurar como uma atividade de formação continuada destinada prioritariamente aos funcionários dos Arquivos Públicos Municipais (APMs). “É um ambiente de intercâmbio entre os profissionais de arquivos, como também de pesquisadores, professores e estudantes que se dedicam a estudar questões que envolvem a gestão de arquivos,” destaca.
O curso possui carga-horária total de 72 horas divididas em três módulos de 24 horas cada, realizados na capital e em cidades-pólos do interior (Vitória da Conquista, Cachoeira, Feira de Santana, Jacobina, Lençóis, Ilhéus, entre outras) contemplando 15 Territórios de Identidade, que correspondem a aproximadamente 160 municípios convidados.
Esta edição é destinada a profissionais que atuam na gestão documental dos Arquivos Municipais de Abaíra, Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Bonito, Ibicoara, Ibitiara, Iraquara, Itaeté, Jussiape, Lençóis, Livramento de Nossa Senhora, Marcionílio Souza, Mucugê, Nova Redenção, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Rio de Contas, Seabra, Souto Soares, Utinga e Wagner.
Mais informações:
ASCOM Fundação Pedro Calmon: (71) 3116-6918 / 6676
Casa Afrânio Peixoto: (75) 3334-1728

Da Fundação Pedro Calmon

DNOCS vai trabalhar com peixes de águas frias

A Coordenação de Pesca e Aquicultura (CPA) do DNOCS está trabalhando para aimplantação das estações de pisciculturas de Anagé e Jandaíra bem como do Centrode Pesquisas do Rio de Contas. Este último, será o primeiro centro de pesquisasdo DNOCS a trabalhar com espécies de peixes de águas frias, como o salmão,truta entre outras. Essas unidades serão situadas na Chapada Diamantina, noestado da Bahia. além desses empreendimentos, o DNOCS deve iniciar ainda em2009, as obras de construção das estações de Pau dos Ferros e de Poço Branco,localizadas no Rio Grande do Norte.
O DNOCS através da CPA apresentará neste mês de outubro ao Ministério de Pescae Aquicultura (MPA), uma minuta de projeto de desenvolvimento de cultivo decamarão do Amazonas, como uma forma de incrementar o criatório dessa espécie emáguas continentais. Segundo o coordenador de pesca e aquicultura desteDepartamento, João Fontenelle, esse cultivo deve ser feito em redes tanque comalimentação a base de ração. Na mesma oportunidade, acrescenta o coordenador,serão apresentadas propostas para o cultivo e industrialização de micro algasque possibilitará a criação de alimentos ricos em proteínas para animais, tantopara peixes como para humanos e do aproveitamento de energia renovável, como porexemplo, o biodiesel.
Fonte: DNOCS

Confira os resultados do Campeonato Municpal de Futebol Amador

O campeonato Riocontense de futebol teve inicio dia 02 de agosto no Estádio Municipal Zofir Brasil com a participação de todas as equipes.

Confira os resultados:

1ª Rodada - dia 09/08:
Rio Negro 01 X 02 Sossego
Palemeiras 02 X 02 Jiló

2ª Rodada - dia 16/08:
Mato Grosso o2 X 01 Engenho
Velho Raça Jovem 0 X 02 São José do Umbuzeiro dos Santos

3ª Rodada - dia 23/08:
Real 03 X 00 Palmeiras de Marcolino Moura
Rio Negro 01 X 01 Unidos do Jiló

4ª Rodada - dia 30/08:
Mato Grosso 02 X 00 Raça Jovem
Sossego 02 X 00 Engenho Velho

5ª Rodada - dia 06/09:
Rio Negro oo X 02 Palmeiras
São José 03 X 09 Real

6ª Rodada - dia 13/09:
Engenho Velho 1 X 0 Raça Jovem
Giló 4 X 3 Sossego

7ª Rodada - 20/09:
Real 05 X 00 Rio Negro
Mato Grosso 01 X 01 São José

8ª Rodada - 27/09:
Palmeiras 06 X 05 Sossego
Giló 05 X 03 Emgenho Velho

Na nona rodada, a ser realizada no próximo domingo, 04/10, às 13:45 o Raça Jovem enfrentará o Real. No segundo jogo, às 15:45 o Mato Grosso enfrenta o Rio Negro.
Com informações da Rio de Contas FM

sábado, 26 de setembro de 2009

Acidentes na estrada BA 148 Rio de Contas a Livramento virou rotina

Por Ricardo Stumpf

Até quando?


Prezados amigos, até quando teremos que assistir impotentes, veículos despencando da Serra das Almas, na estrada que liga Rio de Contas a Livramento?

Semana passada foram dois caminhões.

A retrasada mais um e hoje mais um!

O pobre trabalhador que dirigia o caminhão de hoje, estava estirado na estrada. Não sei se sobreviveu.

O incrível é que não existem placas de sinalização alertando para o perigo.

As pessoas que caem, geralmente são motoristas de fora, que não conhecem a serra, principalmente a famosa curva do S, onde a pista se inclina repentinamente antes de duas curvas perigosíssimas.

Quantos já morreram ali?

Quantos ainda terão de morrer para que as autoridades se sensibilizem e exijam do DERBA que coloque a sinalização adequada?

Num desses acidentes, o motorista que conseguiu pular e se salvar, com poucas escoriações, foi visto trêmulo no meio da pista, por gente que vinha logo atrás. Pararam para socorrê-lo e ele, em estado de choque, lhes disse:

O povo dessa cidade não tem coração? Como deixam uma serra dessas sem uma placa de aviso?

Será que achamos que só gente de fora vai morrer na serra? Como se a vida dos de fora não valesse nada?

Será que não entendemos que um caminhão desgovernado na descida pode pegar uma van escolar subindo ou uma dessas caminhonetes cheias de gente na caçamba?

Será que teremos que esperar um acidente terrível, vitimando pessoas da cidade, para tomarmos uma providência?

Onde estão as prefeituras de Rio de Contas e Livramento, que não ligam para esse verdadeiro massacre semanal? Será que esses prefeitos realmente não tem coração?

E nós, cidadãos, o que podemos fazer?

Confesso que tenho muito medo, não de descer a serra, mas de subir e encontrar com um caminhão sem freios.

É só uma questão de sorte, ou de azar.

Que Deus nos proteja de tanto descaso.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Um exemplo que Rio de Contas precisa seguir

Guanambi fica no sudoeste da Bahia, de tão arborizada ganhou o título de cidade verde. As árvores lá são tão importantes, que um grupo de profissionais fez um curso para aprender a cuidar bem delas.




Projeto KIK: Basquete na Escola


Começou a mais de um mês, no Colégio Estadual Carlos Souto, o “PROJETO KIK: Basquete na Escola”, uma ação voluntária do funcionário público MARCOS CÉSAR DA SILVA LOPES, que trabalha na cidade de Rio de Contas desde 2004.

Amante do esporte e principalmente do basquete, sempre teve o desejo de montar um time, mas só agora a oportunidade chegou com a inauguração da quadra poliesportiva do CECS. As aulas abrangem principalmente alunos matriculados no Colégio e já conta com mais de 50 alunos, divididos em masculino e feminino.

São aulas gratuitas que acontecem três vezes por semana envolvendo a parte técnica e prática. Parte do material foi fornecido pela escola através de doações, como as bolas, por exemplo, os alunos estão gostando muito e já se mobilizam para organizarem os uniformes e o que ainda falta para as aulas.

PARABÉNS! A Oficina de Sonhos e Bonecos é parceira desta iniciativa!!!

Fonte: Blog Sonhos e Bonecos

Lancamento do Ponto de Leitura




Dia 09 de setembro foi o dia do lançamento oficial do Ponto de Leitura em nossa cidade.Proposto pela Biblos , o Ponto de Leitura é uma projeto do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura.

Nesse projeto está previsto um Kit de mil livros e pufs para leitura, um computador mesa e algumas cadeiras. O Ponto de Leitura funciona na sala ao lado da Cooperativa em Rio de Contas.

E no dia do lançamento tivemos a alegria das crianças da escola Despertar apresentando a peça sobre a Independência do Brasil de autoria de Verônica Coutinho professora da referida escola . A escola Despertar é parceira de várias atividades e ações culturais do município.

Fonte: Blog Ciranda de Bonecos

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Nova campanha da Secretaria de Turismo de Rio de Contas

Passa de quatro para seis o número de mortes pela nova gripe

Do Correio da Bahia

_______________________________________________

Subiu para seis o número de mortes confirmadas pela nova gripe no estado da Bahia. Segundo boletim da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os novos registros foram nas cidades de Feira de Santana e Urandi. Até a semana passada, foram contabilizados casos em Salvador, Guanambi, Caculé e outro em Urandi.

De 24 de abril a 23 de setembro deste ano, foram considerados como suspeitos 930 casos, sendo confirmados 175 deles. Outros 207 casos foram descartados, 548 estão em investigação. Dos casos confirmados, 50,3% são do sexo masculino. A idade média foi de 22 anos, variando de nove meses a 77 anos.

A maioria dos casos confirmados, 69% é de residentes em Salvador (120) e os outros residentes nas cidades de Feira de Santa e Iuiú (12 em cada), Lauro de Freitas (7), Cachoeira, Porto Seguro e Caculé ( 3 em cada), Guanambi, Ilhéus, Urandi e Vitória da Conquista (2 em cada), Camaçari, São Desidério, Itabuna e Teixeira de Freitas (1 em cada).

Um dos casos confirmados é residente em Maceió (Alagoas), um em Ribeirão Preto (São Paulo), Belém (Pará), Montevidéu (Uruguai) e Miami (USA). A Argentina foi o possível local de contaminação para 26% (46 casos), seguido pelo Chile (9), Estados Unidos (5), Paraguai (2), Uruguai (1) e outros em viagens dentro do Brasil (14).

Lei que obriga hino nacional em escolas vale a partir desta 3ª

Do Terra

______________________________________________

A lei que obriga a execução do hino nacional uma vez por semana nas escolas públicas e particulares de ensino fundamental está no Diário Oficial da União desta terça-feira. De autoria do deputado federal Lincoln Portela (PR-MG), a lei foi sancionada na segunda-feira pelo presidente em exercício José Alencar e passa a valer a partir desta terça-feira.

O Diário Oficial desta terça-feira também traz a lei que inscreve o nome do índio guarani José Tiaraju, o Sepé Tiaraju, no Livro dos Heróis da Pátria, que fica no Panteão da Liberdade e da Democracia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

A iniciativa marca os 250 anos da morte do índio, que liderou os indígenas dos Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul, contra as tropas portuguesas e espanholas. Sepé era admirado por todos, pelas vitórias que acumulava nos jogos da tribo. Morreu em combate contra o exército espanhol na Batalha de Caiboaté, às margens da Sanga da Bica, na entrada da cidade de São Gabriel, durante a invasão das forças inimigas às aldeias dos Sete Povos.

Nova Asscociação é criada em Rio de Contas

Foi fundada a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Rio de Contas, que conta também com o nome fantasia Citrus da Chapada. Esse nome indica a ênfase na produção de frutas cítricas, considerada uma vocação natural da região, embora a associação apóie também outros tipos de produção, como a cana de açúcar, o café, a pecuária, a apicultura, etc.

Dia 28 de setembro, segunda-feira, será realizada a primeira Assembléia geral da agremiação, de acordo com seu estatuto, já registrado em cartório, onde novos membros poderão se filiar e participar da definição das suas prioridades de atuação.

A Associação deve se voltar para a obtenção de financiamentos individuais aos produtores, obtenção de meios para colocação da produção de forma coletiva nos mercados da região, conseguindo melhores preços e menores custos de transporte.

Pode-se também trabalhar para colocar os produtos em outra regiões do país e até do exterior, com a colaboração de órgãos governamentais.

Obter apoio técnico e insumos, adquirindo novas técnicas de plantio, adubação e controle de pragas, através de cursos, também é um objetivo a ser alcançado, assim como estimular a produção orgânica que livre a nossa natureza dos venenos químicos.

A predominância de pequenos produtores rurais no município de Rio de Contas, deve conferir a esta associação uma força empresarial capaz de estimular a produção, melhorar sua qualidade e reduzir os preços dos alimentos. Assim todos saem ganhando.

Sua primeira diretoria está formada da seguinte maneira:

Presidente; Ricardo Stumpf Alves de Souza
Vice-Presidente; Aníbal Freitas Viana
1o Secretário; Antonio Fernando Teixeira Amorim
2o Secretário; Augusto César Abrantes neves
1o Tesoureiro; Vitor Schmidt
2o Tesoureiro; Luiz Carlos Ribeiro FariasJustificar

Conselho Fiscal
Antonio Joaquim da Silva
Célio Evangelista da Silva
Marcelo Caetano Guimarães Reis

Suplentes
João Batista Cruz da Silva
Irineu Marques dos Santos

Fonte: Rio de Contas FM

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Confira os resultado do campeonato riocontense de futebol

O campeonato Riocontense de futebol teve inicio dia 02 de agosto no Estádio Municipal Zofir Brasil com a participação de todas as equipes.

Confira os resultados:

1ª Rodada - dia 09/08:
Rio Negro 01 X 02 Sossego
Palemeiras 02 X 02 Jiló

2ª Rodada - dia 16/08:
Mato Grosso o2 X 01 Engenho Velho
Raça Jovem 0 X 02 São José do Umbuzeiro dos Santos

3ª Rodada - dia 23/08:
Real 03 X 00 Palmeiras de Marcolino Moura
Rio Negro 01 X 01 Unidos do Jiló

4ª Rodada - dia 30/08:
Mato Grosso 02 X 00 Raça Jovem
Sossego 02 X 00 Engenho Velho

5ª Rodada - dia 06/09:

Rio Negro oo X 02 Palmeiras
São José 03 X 09 Real

6ª Rodada - dia 13/09:

Engenho Velho 1 X 0 Raça Jovem
Giló 4 X 3 Sossego

7ª Rodada - 20/09:
Real 05 X 00 Rio Negro
Mato Grosso 01 X 01 São José

Na oitava rodada, a ser realizada no próximo domingo, 27, às 13:45 o Palmeiras enfrentará o Sossego. No segundo jogo, às 15:45 o Jiló enfrenta o Engenho Velho.

Com informações da Rio de Contas FM

Duas gestantes morrem no Hospital Regional com suspeita da gripe suína

Mais duas pessoas morreram no Hospital Regional de Guanambi neste final de semana com suspeitas da gripe suína. As vítimas foram duas mulheres gestantes, uma da cidade de Urandi que se encontrava internada a vários dias em estado grave e outra de Sebastião Laranjeiras que chegou ao hospital com um quadro bastante avançado.

De acordo com a 30ª Diretoria Regional de Saúde até agora já foram notificados 72 casos suspeitos da nova gripe, sendo 45 casos de Guanambi, 12 de Iuiu, 07 de Urandí, 01 de Candiba, 01 de Palmas de Monte Alto, 02 de Caetité, 02 de Caculé, 01 de Lagoa Real, e 01 de Rio de Contas. Os dois últimos não são da jurisdição da 30ª Dires, mas foram atendidos no Hospital Regional de Guanambi.

Dos 72 casos notificados, foram colhidas amostras em 16 para exames laboratoriais e os casos confirmados até agora estão assim distribuídos: 03 casos de Iuiu; 01 caso de Guanambi, 01 caso de Urandí e 01 de Caculé. Outras três mortes estão sendo investigadas e as autoridades de saúde aguardam resultados laboratoriais.

Fonte: Farol da Cidade

Morrem em Guanambi mais duas pacientes suspeitas da Gripe A

Por: José Roberto Teixeira

Mais dois óbitos suspeitos da Influenza A H1N1 ocorreram no Hospital Regional de Guanambi neste último fim de semana; foram duas gestantes, uma do município de Urandí que estava internada á vários dias com suspeita da doença e uma outra do município de Sebastião Laranjeiras que já chegou ao hospital com um quadro avançado, que também não suportou e acabou morrendo.

Há informações que nesse último caso, a paciente já vinha apresentando os sintomas característicos da doença a mais de uma semana e que estava sendo assistida pelo Hospital de Sebastião Laranjeiras; um grupo de sete pessoas que seriam familiares da falecida, passaram por exames no Hospital Regional de Guanambi. Recebemos notícias também que uma outra pessoa do município de Rio do Antonio está com fortes sintomas da doença e está internada no Regional.

Segundo a 30ª DIRES, até agora já foram notificados 72 casos suspeitos da Influenza A H1N1, sendo 45 casos de Guanambi, 12 de Iuiu, 07 de Urandí, 01 de Candiba, 01 de Palmas de Monte Alto, 02 de Caetité, 02 de Caculé, 01 de Lagoa Real, e 01 de Rio de Contas; esses dois últimos não são da jurisdição da 30ª Dires, mas foram atendidos no Hospital Regional de Guanambi. Dos 72 casos notificados, foram colhidas amostras em 16 para exames laboratoriais e os casos confirmados até agora estão assim distribuídos: 03 casos de Iuiu (que podem ser entendidos como 12 pois faziam parte daquele grupo de 12 suspeitos de contaminação ao descarregarem uma carreta de porcos vinda de Santa Catarina, lá no Distrito de Pindorama); 01 caso de Guanambi, 01 caso de Urandí e 01 de Caculé.

Outros 03 óbitos estão sendo investidos e as autoridades de saúde aguardam resultados laboratoriais; isso sem contar as duas gestantes que faleceram este final de semana e mais um outro caso que tiveram amostras coletas neste final de semana e enviadas nesta segunda-feira para o laboratório. De uma coisa podemos ter certeza: a maior incidência de casos da doença na Bahia, com óbitos, tem se verificado nessa região, o que nos leva a crê que o vírus está presente e precisamos redobrar os cuidados.

Fonte: JJShow

Desenvolvimento da citricultura na Chapada Diamantina

Situada na parte central do estado da Bahia, a Chapada Diamantina é a região mais atraente do estado pelas suas serras e altiplanos e pelo aspecto bucólico de suas cidades.

O clima é o fator determinante da distinção dessa região, que já foi chamada de "Alpes baianos" pelas baixas temperaturas ocorridas nas noites de inverno, que podem chegar a 6o C, principalmente nos meses de junho e julho. Os solos Latossolos Vermelho-Amarelos e Amarelos são predominantes, sendo os de maior potencial para agricultura os Vermelho-escuros e Cambissolos. Segundo a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car) , há nessa microrregião uma área potencial de 18.690 hectares irrigáveis para uso principalmente pela horticultura, com abundância de recursos hídricos. Um fato importante é a predominância de pequenas propriedades nesses municípios, o que constitui, ao lado das condições climáticas, justificativa para se desenvolver uma citricultura visando ao mercado interno e, posteriormente, externo de frutas cítricas, em especial do grupo das tangerinas. Em decorrência das baixas temperaturas que ocorrem na Chapada, a qualidade das frutas cítricas é superior à das produzidas em outras regiões do estado e quiçás do Brasil. Esta é razão do sucesso da iniciativa pioneira de alguns agricultores em cultivar a tangerina 'Ponkan', cuja qualidade (coloração e peso do fruto) é bastante superior à das produzidas em outras regiões do país. Os frutos de 'Ponkan' produzidos em Rio de Contas apresentam coloração alaranjada, intensa e uniforme.

Exportação e consumo de frutas cítricas

A exportação de frutas cítricas "in natura" no Brasil vem se mantendo estagnada, em torno 83.000 t/ano, ao longo dos últimos 30 anos, o que faz o país ocupar a 16a posição no ranking mundial de exportadores, com menos de 1% do total exportado mundialmente. Lideram esse mercado os seguintes países: Espanha, Estados Unidos, África do Sul, Turquia, Marrocos e Egito, todos localizados em torno da latitude 30o, sendo os mais privilegiados em termos de qualidade da fruta aqueles situados às margens do mar Mediterrâneo. Os países da Comunidade Europeia são os maiores importadores, chegando a atingir 70% do total importado nesse mesmo ano. Enquanto se verifica um declínio no mercado de frutas frescas, o grupo das tangerinas ou "mandarinas", como são denominadas na língua espanhola, vem apresentando elevada taxas de crescimento. São requisitos básicos para a fruta de exportação: ausência de sementes e facilidades de descascar, intensa e uniforme coloração externa e relação acidez/sólidos solúveis equilibrada. O consumo per capita de frutas "in natura" no Brasil encontra-se bem abaixo dos padrões dos chamados países desenvolvidos, que são também os principais importadores de frutas produzidas no país. De acordo como o Instituto Brasileiro de Frutas, em 2005 o consumo de frutas por habitante era de 57 kg, menor que o observado em outros países emergentes. Na Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE, para o período de 2002/2003, o consumo de frutas por habitante no Brasil é da ordem de 24,50 kg, enquanto o consumo de frutas cítricas apresenta valores ainda menos expressivos, a exemplo das tangerinas (1,170 kg); dos limões (0,548 kg) e as laranjas Pêra (2,194), Bahia (0,074 kg) e Lima (0,305 kg).

A Chapada Diamantina, com altitude superior a 1000 m, apresenta-se como uma das regiões de maior potencial de citros para mesa no país, inclusive pela sua posição geográfica. Visando ao conhecimento do comportamento de variedades cítricas nas condições da Chapada, a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical vem mantendo parcerias com a Bagisa S.A., em Ibicoara, e com o Sítio Recanto dos Pássaros, em Rio de Contas, avaliando um grupo de laranjas doces, tangerinas e outras espécies. As condições climáticas e edáficas são favoráveis, o que faz dessa microrregião uma das mais aptas à produção de frutas cítricas de mesa. Urge, no entanto, que sejam feitos estudos no sentido de escolher as espécies e variedades adaptáveis a essas condições.

Orlando Sampaio Passos, Clóvis Oliveira de Almeida e Walter dos Santos Soares Filho

Pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical. Cx. Postal 007, CEP 44.380-000, Cruz das Almas (BA), orlando@cnpmf.embrapa.br , calmeida@cnpmf.embrapa.br , wsoares@cnpmf.embrapa.br

www.cnpmf.embrapa.br

domingo, 20 de setembro de 2009

Resultado da eleição para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio de Contas

Sábado, dia 19 de setembro de 2009, das 08h às 17h, aconteceu a eleição à Presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio de Contas.
Compareceram as urnas mil e setecentos sindicalizadas, chegando ao seguinte resultado:
Chapa- 1 - Francisco Dias Bonfim - 842 Votos
Chapa-2 – Enelito Brandão da Silva – 776 Votos
Votos Nulos-60
Votos Brancos-22

sábado, 19 de setembro de 2009

Laudo médico sobre Gripe A H1N1 ainda não saiu

Circulam boatos pela cidade e até em veículos de comunicação, que de maneira irresponsável divulgaram a notícia, de que saiu o laudo médico, dando como negativo os casos suspeitos do vírus influenza A H1N1 em Rio de Contas. A nossa equipe de reportagem coletou dados diretamente na Secretaria de Saúde do município e, segundo a secretária, Flaviana Trindade, os resultados ainda não foram confirmados. De acordo com ela, assim que saírem os resultados do laudo, estes serão divulgados na rádio.

Fonte: Rio de Contas FM

Ovini é visto em Rio de Contas

Na última quarta-feira, 16 de setembro de 2009, enormes fachos de luz assustaram moradores da Comunidade do Giló e dos arredores do Povoado de Mato Grosso. O Sr. Nerildo, conhecido por Dudu Santos, avistou uma grande luz que se movimentava de um lado para o outro entre as montanhas, das 18:30 às 21h. Dudu ainda conversou com colegas de Mato Grosso, que também avistaram a mesmas luzes. Até agora esse acontecimento é um mistério e continua intrigando os moradores.

Fonte: Rio de Contas FM

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Ciclistas de Porto Seguro participam da 11ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas

Pedro Cassiano, que recentemente pedalou de Porto Seguro a Bom Jesus da Lapa, surpreende e chegou em segundo na sua categoria.

Ciclistas de Porto Seguro participam da 11ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas

BRUMADO - No último domingo, aconteceu a tradicional Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas, válida pelo Campeonato Baiano de Ciclismo. A equipe de ciclistas de Porto Seguro participou da competição com dez atletas.

A corrida tem a extensão de 80 quilômetros e o percurso mais difícil é na reta final que tem uma subida de 9 quilômetros, quando os atletas estão esgotados.

Antes da largada, ciclistas e o público presente prestaram uma homenagem ao atleta de Porto Seguro Tailson Sampaio Bezerra, que morreu num acidente na BR 367, próximo a Pindorama, distrito de Porto Seguro, quando treinava para esta competição.

Na categoria Elite Moutain Bike, o vencedor foi o atleta de Teixeira de Freitas José Sérgio, seguido por Fábio da Silva de Brumado e em terceiro lugar chegou Fábio Xavier de Porto Seguro.

A surpresa da competição ficou por conta do desempenho do ciclista Pedro Cassiano, que recentemente fez o percurso entre Porto Seguro e Bom Jesus da Lapa, que chegou em segundo lugar na categoria máster.

Fonte: Bahia Dia Dia Notícias

Jânio Arapiranga: "Salvem a Chapada Diamantina"


Ouça a música na íntegra acessando o Blog do Anderson

Fotos da Corrida Ecológica Brumado X Rio de Contas













Confira todas as fotos no site do Achei Brumado

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Festa em homenagem a Santo Antônio no povoado de Mato Grosso


De 15 a 28 de Setembro de 2009, acontecerá no Povoado de Mato Grosso em Rio de Contas, a festa em homenagem ao Glorioso Santo Antônio. As trezenas vão até dia 27 de Setembro de 2009 (Domingo).

Programação:

Dia 27 de setembro: (domingo)
17h-Abertura da Festa;
19h-Celebração do culto da palavra com a presença da comunidade e visitantes.Logo após, leilão em benefício da festa animado pela Filarmônica Lira dos Artistas.

Dia 28 de setembro (segunda)
5h-Alvorada;
10h-Missa Solene celebrada pelo Padre Cícero;
15h-Procissão pelas ruas com a imagem de Santo Antônio.

Desde já agradece, grupo do conselho da igreja de Santo Antônio.

Fonte: Rio de Contas FM

Secretaria de Saúde prestará esclarecimento sobre vírus Influenza A H1N1

Nesta quinta-feira as 9:40, no programa show da cidade, a Rio de Contas FM realizará entrevista com a Secretária de Saúde do município de Rio de Contas Flaviana Trindade e a Coodenadora de atenção básica Elení Maria Souza.

Será informada uma nota de esclarecimento a comunidade sobre o vírus influenza A (H1N1).

Fonte: Rio de Contas FM

Brigadistas recebem equipamentos para combate a focos de incêndio na Chapada Diamantina

Do Governo da Bahia

________________________________________________

“Faço isso por minha cidade”. A declaração é de Zanone Marques, 44 anos, morador do município de Piatã, na Chapada Diamantina, justificando a sua decisão de atuar como brigadista no combate a focos de incêndio na região. Pai de três filhos, Zanone já apagava focos nas serras da Chapada antes mesmo de se tornar brigadista voluntário. “Agora, com o apoio do governo, vai ficar melhor para a gente desenvolver o trabalho”, afirmou.

Para atuar no combate ao fogo, Zanone recebeu das mãos do governador Jaques Wagner e do secretário estadual do Meio Ambiente, Juliano Matos, um kit EPI (Equipamento de Proteção Individual), que vai ser útil na labuta. “Esse equipamento ajudará muito no combate aos focos de incêndio, principalmente nas serras, onde enfrentamos as maiores dificuldades”, disse Zanone.

Os kits são compostos por aparelho GPS (Global Positioning System), bússola, rádio, facão, abafador, bomba costal (para carregar água), lanterna e protetor de rosto de lona encerada. “É muito importante a participação dos brigadistas no combate aos focos de incêndio. Eles conhecem bem a região e são experientes nesse tipo trabalho”, ressaltou o Wagner.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), entregou 150 kits de EPI a brigadistas voluntários das cidades de Rio de Contas, Piatã, Abaíra, Andaraí, Seabra, Palmeiras, Lençóis, Morro do Chapéu e Miguel Calmon, todas localizadas na região da Chapada Diamantina.

Prevenção

De acordo com o secretário, a entrega do material é mais uma etapa nas diversas ações desenvolvidas pelo governo estadual no combate aos focos na região. “Estamos estruturando as brigadas, com a distribuição de equipamentos, veículos e capacitação das pessoas que lutam contra o fogo”. Segundo Matos, a maior preocupação do governo, além do combate, é a prevenção aos focos de incêndio. “Prevenir é muito importante, o fogo deixa um rastro de prejuízo para todos, principalmente para a natureza. Por isso, estamos equipando o Corpo de Bombeiros e os brigadistas, que são verdadeiros heróis nesse trabalho voluntário”.

Há há três meses o governo vem vem desenvolvendo diversas iniciativas de combate aos focos de incêndio, na Chapada. Entre elas, a fiscalização preventiva - realizada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e pela Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) -, treinamento de técnicos e reorganização dos conselhos gestores dos municípios, além de ações na área de Educação Ambiental.

Fonte: Agecom

Atleta de Teixeira de Freitas vence Corrida Ecológica de Brumado a Rio de Contas

Do Teixeira News/Por Ronildo Brito
________________________________________________

Foi realizada neste último domingo (13/09) a Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas, valendo pelo Campeonato Baiano de Ciclismo.

A equipe de Porto Seguro, participou desta competição com 10 atletas. A corrida e bastante tradicional no circuito por ser a mais difícil do campeonato, pois tem uma extensão de 80 km, sendo que o percurso mais desgastante para os atletas é superar uma subida de 9 km na chegada, quando os ciclistas já estão no limite físico.

Antes de iniciar a corrida houve uma homenagem em memória do ciclista Tailson Sampaio Bezerra, atleta de Porto Seguro que morreu acidentado no trecho entre Pindorama e Porto seguro quando treinava para esta competição, fato que ganhou muita repercussão na imprensa da região. Tailson era considerado um dos melhores atletas da região e sempre participava desta competição, onde conseguiu boas colocações.

A corrida teve inicio às 09h00 com a temperatura bastante elevada, e a disputa foi bastante acirrada tendo em vista que esta competição reúne os melhores ciclistas da Bahia.

No final deu a experiência do atleta de Teixeira de Freitas, Sérgio Souza que foi o campeão da prova e a segunda colocação ficou para Feira de Santana. O atleta de Porto Seguro, Fábio Xavier ficou na terceira colocação.

O atleta Afonso Xavier, de Porto Seguro ficou na segunda colocação na categoria máster B, e a grande surpresa foi o atleta Cassiano que recentemente fez o percurso entre Porto Seguro e Bom Jesus da Lapa, de bike. Ele chegou na segunda colocação na sua categoria máster C, sendo a primeira vez que ele participa desta competição.

Sem contar com patrocínio do setor privado ou de qualquer órgão público, os atletas de Porto Seguro precisaram se reunir e alugar um veículo de suporte para que pudessem participar da competição. Mesmo assim, os competidores continuam os treinamentos para mais um percurso no ano que vem.

Moradores estão ligando seus imóveis à rede esgotos

Da Embasa/Ascom
_______________________________________________


O serviço de esgotamento sanitário de Rio de Contas entrou em operação em agosto deste ano. Ainda em fase de testes, o sistema está coletando e tratando os esgotos de 150 imóveis que já estão ligados à rede implantada pela Embasa. Os 780 imóveis que ainda não têm ligação de esgoto estão recebendo visita de assistentes e agentes sociais para que seus moradores preencham e assinem declaração autorizando a empresa a fazer a ligação ou se comprometendo a ligar seu imóvel por conta própria à rede.

A previsão é de que, até dezembro deste ano, todos os imóveis da sede municipal estarão ligados ao sistema de esgotamento. Com mais esta ação do Programa Água para Todos, os cerca de 5,7 mil habitantes de Rio de Contas, cidade histórica encravada na Serra das Almas, por onde passam córregos e cachoeiras que formam a bacia do Rio Brumado, vão passar a contar com mais saúde e qualidade de vida.

O investimento de R$ 5,6 milhões também beneficia o turismo na região. Cachoeiras e cascatas nos arredores da cidade, que são a atração dos turistas, como a Cachoeira do Fraga, brevemente, não receberão mais esgotos domésticos que são lançados in natura nos córregos que passam no perímetro urbano. As melhorias ambientais proporcionadas pela conclusão desta obra repercutem na cidade de Livramento de Nossa Senhora, localizada no sopé da Serra das Almas, onde as águas do Rio Brumado que chegam de Rio de Contas são captadas e tratadas pela Embasa para abastecer a população local. Com a coleta e tratamento dos esgotos de Rio de Contas, a água utilizada para o abastecimento de Livramento de Nossa Senhora não será mais contaminada por esgotos domésticos.

Sistema

O sistema de esgotamento de Rio de Contas tem 26,6 quilômetros de rede coletora, duas estações elevatórias (bombas), uma estação de tratamento e emissário final e atenderá 930 ligações. A estação de tratamento terá caixa de areia, digestores anaeróbios (Dafas), lagoas de tratamento e leito de secagem para destinação adequada do lodo residual. O efluente tratado, livre de carga poluidora, é lançado no Rio Brumado e sua qualidade é monitorada pelos técnicos da Embasa e pelos órgãos ambientais do Estado.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Entrevista sobre a Influenza A H1N1

Nesta quinta feira dia 17 de setembro às 9:30, o programa Show da Cidade a Rio de Contas FM realiza entrevista com Clóvis Adalberto Boufeur, Gestor de relações institucionais da coordenação nacional da Pastoral da Criança.

Tema: Gripe Suína.

Com informações da Rio de Contas FM

Suspeita de gripe H1N1 assusta moradores de Rio de Contas

É crescente na cidade os boatos de que já houve casos da nova gripe H1N1 em Rio de Contas. Nessa segunda-feira os alunos do Colégio Estadual Carlos Souto tiveram as aulas suspensas após o falecimento de uma funcionária cuja causa da morte ainda não foi esclarecida.

Circula ainda informação de que outro morador falecido a dias atrás teve como causa da morte a nova gripe. Contudo nem as autoridades municipais nem estaduais divulgaram nenhum tipo de alerta à população sobre a notificação de casos confirmados em Rio de Contas.

Na última sexta o estado da Bahia contabiliza, 129 casos confirmados da gripe A (H1N1). A informação é da Coordenação de Vigilância às Emergências em Saúde Pública (Cevesp) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De 24 de abril a 10 de setembro deste ano, foram considerados como suspeitos 771 casos, sendo confirmados 129 deles. Outros 160 casos foram descartados, 482 estão em investigação e há quatro óbitos confirmados laboratorialmente, sendo dois pela Gripe A (Salvador e Guanambi) e dois de gripe sazonal (Caculé e Urandi).

Dos casos confirmados, 50,4% são do sexo feminino. A idade média foi de 22 anos, variando de nove meses a 77 anos. A maioria dos casos confirmados, 71,8% é de residentes em Salvador (93) e os outros residentes nas cidades de Lauro de Freitas (7), Cachoeira (3), Iuiú (3)Feira de Santana (10), Ilhéus (2) e Porto Seguro (2), Guanambi (2) e Camaçari, São Desidério, Vitória da Conquista e Itabuna (1 em cada cidade). Um dos casos confirmados é residente em Maceió (Alagoas), um em Ribeirão Preto (São Paulo) e outro em Montevidéu, Uruguai.

A Argentina foi o possível local de contaminação para 46% (44 casos), seguido pelo Chile (9), Estados Unidos (4), Paraguai (2), Uruguai (1) e outros em viagens dentro do Brasil (10).

Confira os resultados do Campeonato Riocontense de futebol

O campeonato Riocontense de futebol teve inicio dia 02 de agosto no Estádio Municipal Zofir Brasil com a participação de todas as equipes.

Confira os resultados:

1ª Rodada - dia 09/08:
Rio Negro 01 X 02 Sossego
Palemeiras 02 X 02 Jiló

2ª Rodada - dia 16/08:
Mato Grosso o2 X 01 Engenho Velho
Raça Jovem 0 X 02 São José do Umbuzeiro dos Santos

3ª Rodada - dia 23/08:
Real 03 X 00 Palmeiras de Marcolino Moura
Rio Negro 01 X 01 Unidos do Jiló

4ª Rodada - dia 30/08:
Mato Grosso 02 X 00 Raça Jovem
Sossego 02 X 00 Engenho Velho

5ª Rodada - dia 06/09:

Rio Negro oo X 02 Palmeiras
São José 03 X 09 Real

6ª Rodada - dia 13/09:

Engenho Velho 1 X 0 Raça Jovem
Giló 4 X 3 Sossego

Na sexta rodada, a ser realizada no próximo domingo, 20, às 13:45 o Real enfrentará o Rio Negro. No segundo jogo, às 15:45 o Mato Grosso enfrenta o São José.

Com informações da Rio de Contas FM

Eleição para o STR será neste sábado

Da Rio de Contas FM
_______________________________________________

A Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio de Contas, convoca todos os associados para a eleição da nova presidência, que acontecerá no dia 19 de setembro de 2009, na sede do Sindicato ( Avenida Senhora Santana, nº. 350) , das 8:00h às 17:00h.

Os associados deverão apresentar a carteira de associado e aposentado ou comprovante de pagamento do mês de agosto. Até o momento são candidatos a presidência: Enelito Brandão da Silva X Francisco Dias Bomfim. A Rio de Contas FM realizará entrevista entre os candidatos que em breve será anunciada.

Fonte: Rio de Contas FM

Lançado livro sobre a Coluna Prestes

Do O Norte.net
________________________________________________

Durante a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, em Montes Claros, o historiador Dário Teixeira Cotrim estará lançando o seu livro “O Laço Húngaro”, um documentário completo sobre a passagem da Coluna Prestes na região da Chapada Diamantina (Bahia) até o distrito de Serra Nova (Minas Gerais) e, consequentemente o seu retorno para o nordeste brasileiro. O lançamento do livro é parte da Exposição de Fotos Históricas do município de Montes Claros, dentro do projeto PROMEMOC – Pró-memória de Montes Claros, e será realizado na Galeria de Artes “Godofredo Guedes” do Centro Cultural “Hermes de Paula”, no dia 14 de setembro, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia.

O trabalho de Cotrim tem ainda o apoio da Academia Montes-clarense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. Foram doze anos de pesquisas em bibliotecas públicas municipais e nos arquivos históricos das cidades de Rio de Contas, Lençóis, Mucugê, Caetité, Salvador, Condeúba, Rio Pardo de Minas e, também, no Cartório de Registro Civil do Distrito de Serra Nova. Foram realizadas ainda mais de duas dezenas de entrevistas com pessoas envolvidas com a Coluna. O livro de Cotrim traz um álbum fotográfico interessante sobre os aspectos mais importes dos acontecimentos na região, inclusive com reproduções de jornais e anúncios de época.

O envolvimento dos coronéis no intuito de combater os revoltosos é descrito com minudência e sabedoria pelo autor. As causas e as conseqüências de um movimento aparentemente sem nenhuma importância se tornaram amargas com o passar do tempo. Por outro lado, havia o desejo de alguns civis em participar da Coluna, fato este que aconteceu com jovem Nilson Antônio de Oliveira, conforme relato publicado no livro. Além das monografias, Cotrim vem explorando e corrigindo as distorções existentes nos fatos históricos do nosso meio. Primeiro aconteceu com a história do “Idílio de Pórcia e Leolino” e agora a Coluna Prestes no livro “O Laço Húngaro”.

Dário Teixeira Cotrim é membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. Foi condecorado em Belo Horizonte com a medalha Israel Pinheiro pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, juntamente com o acadêmico Wanderlino Arruda, pela sua participação na criação do IHGMC. Tem 16 livros publicados e mais de duas dezenas de livros inéditos. Durante a noite de autógrafos, Cotrim estará também mostrando toda a sua produção literária numa exposição de livros.

Fonte: O Norte.net

domingo, 13 de setembro de 2009

Festa no povoado de Bananal

Acontece no próximo final de semana, dias 19 e 20 de setembro a festa religiosa da padroeira da comunidade remanescente de quilombo do Bananal. A festa tem como padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição que é festejada em 8 de dezembro, mas na comunidade é antecipada para o mês de setembro.

Neste fim de semana, 12 e 13 de setembro a bandeira está percorrendo a sede do município acompanhada da Filarmônica Lira dos Artistas com o intuito de recolher contribuições para a festa.

sábado, 12 de setembro de 2009

Ex-chefe local do IPHAN responde ao Notícias de Rio de Contas


Ricardo Stumpf, ex-chefe do escritorio local do IPHAN comenta acerca da atuação do IPHAN.

O IPHAN é uma instituição muito importante para o Brasil e para Rio de Contas, mas padece de algumas deficiências e vícios.

Entre as deficiências estão a falta de recursos e de pessoal, e os que servem ao patrimônio recebem salários muito baixos, mostrando a falta de importância atribuída à cultura ainda no Brasil.

Mas isso não acontece apenas na esfera federal. Aqui mesmo, em Rio de Contas, a Prefeitura colocou na coordenação de cultura uma pessoa que não é da área e não apresentou nada até agora, depois de quase um ano de gestão.

Parece que o prefeito Márcio não entendeu que uma das potencialidades do município é se tornar um pólo cultural.

Quanto aos vícios, o IPHAN se volta demais para a arquitetura e esquece a pesquisa histórica e artística, enquanto seus funcionários são estimulados a produzir papéis: relatórios, embragos, notificações,etc.

No fim do mê , se faz um relatório e quem tiver produzido mais papéis é melhor avaliado.

Não se avalia a quantidade de problemas que foram resolvidos, mas quantos foram criados pelo escritório local.

Minha experiência de 6 meses como chefe do escritório local foi frustrante, porque Salvador não apoiou nenhuma das nossas iniciativas na área da pesquisa histórica ou da educação ambiental.

Antes disso, parece que nossas idéias geraram uma ciumeira danada em gente acostumada a não produzir nada.

Quanto aos critérios do que pode ou não pode, é uma antiga história local.

Ricardo Stumpf

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

I Conferência Municipal de Cultura de Rio de Contas

Será realizada no dia 05 de outubro de 2009 I Conferência Municipal de Cultura de Rio de Contas. O tema central será: “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”.

Os objetivos da Conferência foram definidos através do Decreto 047 de 10 de setembro de 2009:

I - Discutir a cultura do município nos seus aspectos da memória, de produção simbólica, da gestão, da participação social e da plena cidadania;

II - Propor estratégias para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável;

III - Promover o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, estudiosos e pesquisadores, investidores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões;

IV - Propor estratégias para universalizar o acesso dos habitantes de Rio de Contas à produção e à fruição dos bens e serviços culturais;

V - Propor estratégias para a consolidação dos sistemas de participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura;

VI - Aprimorar e propor mecanismos de articulação e cooperação institucional entre os entes federativos e destes com a sociedade civil;

VII - Fortalecer e facilitar a formação e funcionamento de fóruns e redes de artistas, agentes, gestores, estudiosos e pesquisadores, investidores e ativistas culturais;

VIII - Propor estratégias para a implantação dos Sistemas Nacional, Estadual e Municipais de Cultura e dos Sistemas de Informações e Indicadores Culturais;

IX - Coletar subsídios para a elaboração do Plano Municipal de Cultura;

X - Eleger os delegados municipais para a etapa territorial da III Conferência Estadual de Cultura a ser realizada em data e local definidos pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Parágrafo único: a eleição dos delegados aludidos no inciso X deste artigo será realizada em plenária, conforme critérios definidos no regulamento da I Conferência Municipal de Cultura.

A I Conferência Municipal de Cultura de Rio de Contas é um preparação para a III Conferência Estadual de Cultura da Bahia e para a II Conferência Nacional de Cultura.

Fonte: Diário Oficial do Município

Filme riocontense na XXXVI Jornarda Internacional de Cinema da Bahia

jornada_bahia

O centenário da morte do escritor modernista Euclides da Cunha (1866 - 1909) e sua grande obra Os Sertões (1902) são temas da XXXVI Jornada Inernacional de Cinema da Bahia. De 10 a 17 de setembro, o público poderá conferir concursos de filmes, seminários, exposição, mostras cinematográficas, homenagens, palestras, lançamentos e muito mais na capital bahiana.

O concurso de filmes realizados em película (16mm ou 25mm) ou em formato digital (Beta-SP ou Digital/NTSC) tem como objetivo divulgar as produções independentes e premiar as mais representativas nas categorias documental, ficção, animação ou experimental. Os trabalhos contemplados são afro-ibero-americano, ou seja, produções da América Latina, Portugal, Espanha, países de língua portuguesa, África e Ásia. A premiação será para os melhores filmes e vídeos em cada categoria, além dos prêmio especiais e menção honrosa.

Faz parte da jornada o seminário internacional A Presença de Euclides da Cunha na Arte Brasileira Contemporânea – Cem Anos, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de setembro. As mesas redondas contam com a participação de vários especialistas na obra euclidiana e é aberta ao público. O homenageado do seminário será o historiador baiano José Calasans, grande estudioso de Canudos, falecido em 2002. O local será no Hotel Sol Victória Marina, no salão Ilha da Maré, de 9h à 12h30.

*

gaudenzi_canudos1

Trinta telas do artista plástico Tripoli Gaudenzi fazem parte da exposição Canudos – A Guerra de Os Sertões. O pintor fez com que cada tela viesse acompanhado com legenda que, juntos, contarão “a saga do povo de Canudos, seus personagens e as passagens principais do drama desse povo guiado por Antônio Conselheiro”. A exposição poderá ser vista de 04 a 20 de setembro, na galeria do ICBA, de 9h as 18h30 horas, com entrada franca. Os visitantes poderão conferir também projeções de fotografias e curta-metragens que abordam o universo do escritor dos sertões baianos. Esta exposição já foi exibida em São Paulo, Berlim, Paris, Havana e Colômbia.

*

A Jornada conta com a exibição de 20 filmes na Mostra de Produção Cineclubista baiana, de 12 a 15 de setembro, na sala Walter da Silveira, Biblioteca Central dos Barris. Na Bahia, o movimento cineclubista teve início em 1950, com Walter da Silveira. Atualmente, o Estado conta com cerca de 80 cineclubes, em sua maioria, espalhados nos bairros periféricos. “Essas organizações tem um papel importante na democratização do cinema, pois são eles que levam a sétima arte aos pontos de exibição nos seus bairros e formam platéias que dificilmente teriam condições de pagar, com freqüência, o valor do ingresso dos cinemas comerciais”.

Segue a lista dos filmes exibidos na Mostra:

  • Carrancas do Corrente, de Keriton Xavier, 19’’, Cineclube Itinerrante.
  • Candomblé da Barroquinha, Direção Coletiva, 15’’, Cineclube TV Pelourinho.
  • Queimadas na Chapada, de Carlos Landulfo Pau Ferro, 5’’, Cineclube Ianrc Rio De Contas.
  • O Olhar do Outro Sobre Mim, Direção Coletiva, 5’’, Cineclubes Baianos na Oficina Cine Mais.
  • Revolta Tia Anastácia, de Giovane Sobrevivente, 5’’, Cineclube Choque Cultural.
  • A Carne, de Giovane Sobrevivente, 5’’, Cineclube Choque Cultural.
  • Pare Para Pensar, de Giovane Sobrevivente, 5’’, Cineclube Choque Cultural.
  • B D P, Bairro da Paz, Direção Coletiva, 5’’, Cineclube Clã Periférico.
  • Sevirologia, Direção Coletiva , 30’’, Eletrocooperativa.
  • Escutai-nos, de Fabrício Jabar, 30’’, Eletrocooperativa.
  • Do Soul a Bahia, de Gleciara Ramos, 5”, Cineclube Leãozinho.
  • Perambulantes, Direção Coletiva, 7’’, Cineclube Roberto Pires.
  • Lumia Eu, de Paula Ramos Smith, 7’’, Cineclube Roberto Pires.
  • 35 Reais, de Jussivan, 10”, Cineclube São Gabriel/Bahia.
  • Suzy Brazil, a Deusa da Penha Circular, Renata Than, 20’’.
  • Recontando Histórias, Direção Coletiva, 5’’, Cineclube do Objeto Imaginário.
  • O Grande Tesouro, de Miguel Silveira de Araujo, 30’’, Cineclube do Senhor do Bonfim.
  • Não Mangue de Mim, de Jaco Galdino, 10’’, Cineclube Caravelas.
  • Nação Lascada de Veio, A Glória do Sertão, de Ribeiro Filho, 52’’, Cineclube da ABD.
  • Rezadeiras, de Nelson Magalhães, 10’’, do Cineclube Cruz das Almas.
  • *

    Leia “Sertões” em http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/sertoes.html

    *

    Mais informações em:

    SECRETARIA DA JORNADA
    Rua Senta a Pua, 303 – s/4- Ed. Metrópole – Ondina
    40.170-180 – Salvador – Bahia – Brasil
    Telefax: : + 55 xx(0) 71 3247 5087
    e-mail: jornada@ufba.br – jornadaba@yahoo.com – jornadaba@gmail.com

    *

    Confira a programação completa em : www.jornadabahia.com

    Pico do Barbado e Pico do Itobira, os gigantes da Bahia


    Relato minucioso de um turista que fez essa trilha. Vale a pena ler e com isso conhecer um pouco mais da nossa região com seus aspectos positivos e negativos.

    Grande parte das pessoas que visitam a Chapada Diamantina tem uma visão estreita do potencial turístico daquela região, seja por desconhecimento proveniente de falta de divulgação das prefeituras, ou por preconceito em achar que a Chapada Diamantina resume-se a Lençois, Capão, Mucugê e Andaraí, cidades realmente espetaculares, mas não únicas no quesito grandiosidade, beleza, e trilhas.

    Visito a chapada há vinte anos; como mochileiro, trilheiro, dez anos. Meu objetivo desde quando comecei a explorar este lugar era conhecê-la de cabo a rabo, e ao logo destes anos venho cumprindo a tarefa, explorando quase todas as trilhas existentes de Lençois, Palmeiras, Mucugê, Andaraí, Igatu, Iraquara, Itaberaba e alguns distritos.

    Este ano a idéia era visitar um pico que eu ainda não tinha ido e de imediato pensei em Ibicoara, estava muito a fim de fazer a trilha da Cachoeira da Fumacinha por baixo e de quebra o Buração. Em princípio pensei que viajaria uns 7 dias, mas depois esta conta cresceu e resolvemos eu e minha noiva Milena dobrar os dias, arredondando ficamos 15 dias.

    Mais tempo nos proporcionaria a possibilidade de mais trips e pesquisando roteiros me veio na mente montanhas, e neste quesito pude comprovar que a região que compreende as cidades de Abaíra, Rio de Contas, Rio do Pires e Piatã seria a melhor opção. Lá encontra-se os três maiores picos do nordeste: Pico do Barbado, soberano com seus 2033 metros de altitude, Pico do Itobira, com 1970 m, o segundo mais alto e mais complexo que o Barbados e Pico das Almas que fica em terceiro com 1.958 metros em relação ao nível do mar.

    Leia a íntegra do relato clicando aqui.

    quinta-feira, 10 de setembro de 2009

    Governador entrega EPI a brigadistas voluntários de Rio de Contas

    No stand de Educação Ambiental, montado para o tradicional Festival da Cachaça de Abaíra, o governador entrega equipamentos de proteção individual (EPI) para 150 brigadistas de incêndio, distribuídos entre as Brigadas Voluntárias de Rio de Contas (20), Piatã (20), Seabra (25), Palmeiras, Iraquara, Lençóis (35), Morro do Chapéu (25) e Miguel Calmon (25).

    O evento será nesta quinta-feira às 14 horas, onde na oportunidade o governador irá inaugurar obras na cidade e visitar outras que estão em andamento.

    Com informações da Agecom

    quarta-feira, 9 de setembro de 2009

    População X IPHAN: uma relação que precisa de melhorias


    O Centro Histórico de Rio de Contas, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, mede 18,91 ha e possuí 287 edificações tombadas. É um dos maiores conjuntos arquitetônicos tombados do interior baiano.

    Vista áerea parcial do Centro Histórico de Rio de Contas

    No ano de 2003 a cidade chegou a receber um premio especial de conservação do patrimônio pelo Guia 4 Rodas.

    Mas a relação com a sociedade riocontense nunca foi das melhores. A falta de transparência em suas gestões continua gerando um distanciamento entre populaçao e IPHAN. As regras não parecem ser a mesma para todos.

    Um dos maiores problemas reside no fato de algumas pessoas conseguirem autorização para realizar mudanças em seus imóveis enquanto outras não. As mudanças vão desde obras em estruturas internas como externas. Multas e embargos são constantes, algumas beiram o absusrdo. Construções recentes chegaram a ser realizadas em áreas tombada.

    Uma das maiores polêmicas dos últimos anos foi a mudança promovida pela prefeitura nas praças da cidade dentro do centro histórico (Praça da Matriz e Largo do Rosário).

    Faltam ao orgão políticas de aproximação com a comunidade. Cursos que promovam a educação patrimonial, a memória cultural, a preservação dos imóveis tomabados e a importância dos mesmos para nossa cultura e turismo.

    Vale ressaltar que há em nossa cidade um Escritório Técnico que também responde por vasta área da Bahia. Para se ter uma idéia, no estado há apenas mais três escritórios: em Lencóis, Porto Seguro e Cachoeira.

    Falta de pessoal? de projetos? de apoio comunitário? dos poderes locais? de justiça? de leis claras? Com certeza não apenas um, mas vários destes fatores. Todos acabam saindo com a imagem arranhada desse processo.

    Segundo a página da instituição na internet, há mais de 60 anos, o Iphan vem realizando um trabalho permanente e dedicado de fiscalização, proteção, identificação, restauração, preservação e revitalização dos monumentos, sítios e bens móveis do país.

    O trabalho do Iphan pode ser reconhecido em cerca de 21 mil edifícios tombados, 79 centros e conjuntos urbanos, 9.930 mil sítios arqueológicos cadastrados, mais de um milhão de objetos, incluindo acervo museológico, cerca de 834.567 mil volumes bibliográficos, documentação arquivística e registros fotográficos, cinematográficos e videográficos, além do Patrimônio Mundial.

    Este Patrimônio é administrado por meio de diretrizes, planos, instrumentos de preservação e relatórios que informam a situação dos bens, o que está sendo feito e o que ainda necessita ser realizado. O Iphan preocupa-se em elaborar programas e projetos, que integrem a sociedade civil com os objetivos do Instituto, bem como busca linhas de financiamento e parcerias para auxiliar na execução das ações planejadas.

    Leia ainda:

    No dia do Patrimônio Histórico relembre o prêmio recebido por Rio de Contas

    17 de Agosto - Dia do Patrimônio Histórico


    Esse diálogo merece reflexão!

    *Diálogo construído a partir de sugestões e conversas com alguns leitores. Sobre o que estamos precisando dialogar?mande sua sugestão:

    noticiasderiodecontas@gmail.com