sábado, 14 de junho de 2014

Rio de Contas, eu te escrevo esta carta(…)” Residência artística em vídeo-cartas


Convidamos interessados na criação coletiva de arte e de idéias para a residência artística “Rio de Contas, eu te escrevo esta carta(…)”, com Rúbia Mércia (pesquisadora, realizadora e coordenadora de Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes de Fortaleza) e Irene Bandeira (realizadora, fotógrafa e professora de audiovisual, atualmente é aluna da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes de Fortaleza). A residência prevê oficinas práticas e teóricas de vídeo, com foco no vídeo-carta;  a partir desses encontros serão pensados, realizados e exibidos vídeo-cartas, instalações, exposições.
A proposta do projeto é construir um mapa afetivo de Rio de Contas através da realização e do gesto da troca de vídeo-cartas. O objetivo é realizar uma oficina de experimentação em correspondência fílmica a partir das narrativas audiovisuais e suas diversas conexões com a literatura, a fotografia, as artes-visuais e mídias móveis, os arquivos pessoais (fotografias antigas e recentes dos moradores, cartas, objetos pessoais, …). A memória do lugar e as narrativas de cada pessoa, serão o ponto de partida para a construção dessa cartografia afetiva re-criando o território a partir de histórias sejam elas públicas ou privadas, individuais ou coletivas, reais ou inventadas.
Rúbia Mércia Medeiros é realizadora, pesquisadora e produtora audiovisual. Curadora, idealizadora da “Mostra  de Filmes-carta: por uma estética do encontro”. Atualmente é coordenadora da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes – Fortaleza. Coordenadora regional (Nordeste I) do projeto Inventar com a Diferença. Tem atuado com projetos na área de cinema e educação, e em centros de formação livre.
Irene Bandeira é realizadora e fotógrafa, formada em Comunicação social pela Unifor e especialista em Semiótica pela Uece. Extensão universitária na Universidade de Salamanca, Espanha, em Comunicação audiovisual. Professora de audiovisual do Cuca Che Guevara no período de 2009 a 2010. Atualmente aluna do curso de realização da escola de audiovisual da Vila das Artes. 
Oficinas: 28 de junho a 13 de julho, em Rio de Contas

Local de realização das oficinas: Espaço Imaginário – Rio de Contas
Horário: meio período, manha ou tarde, a ser definido com os inscritos
Informações: (77) 3475-2328 / (77) 8100-3642
Mail: espacoimaginario.riodecontas@gmail.com

A residência artística  Rio de Contas, eu te escrevo esta carta(…)” é uma das ações gratuitas propostas pelo projeto “Imaginários”, premiado pelo edital 23/2012 “Dinamização de Espaços Culturais”, daSecretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia.


Mais informações e inscrições:
http://espacoimaginarioriodecontas.wordpress.com

Nenhum comentário: