sábado, 17 de maio de 2014

Governador inaugura obras em Rio de Contas

Conhecida pelos rios estreitos de águas frias e cristalinas que cortam as serras, a localidade de Mato Grosso, pertencente ao município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, foi contemplada pelo programa Água Para Todos. O Sistema de Abastecimento de Água (SAA), que atende 340 famílias do local, foi inaugurado pelo governador Jaques Wagner, na manhã desta quinta-feira (15). A obra foi executada pela Companhia de Engenharia Rural e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) com recursos federais da ordem de R$ 2,1 milhões, oriundos do PAC-2.

"Assinei aqui também a ordem de serviço para o início das obras do Sistema de Abastecimento de Água para a localidade de Marcolino Moura, onde estamos também ajudando a prefeitura de Rio de Contas a fazer o calçamento de ruas. Enquanto tiver pessoas na Bahia precisando de água e energia, eu não vou parar. Esta é minha maior obrigação enquanto governador: fazer mais para quem mais precisa", comentou Wagner. A obra no distrito de Marcolino Moura será executada pela Embasa e custará cerca de R$ 1,6 milhão aos cofres estaduais.

A pequena produtora de flores do distrito de Mato Grosso, Maria Isabel Mafra, está feliz porque, nos próximos dias, terá água para consumo humano fornecida regularmente por meio do sistema. "Não tínhamos água tratada. A gente usava água da roça, que poderia ser contaminada por adubos químicos que passam no café. (Água tratada) evita dar diarréia, (com o sistema) vai ser diferente. A gente já tinha água na roça e agora água tratada pra dentro de casa, pra beber, vai ser melhor ainda", disse Maria, que produz as flores juntamente com a sogra e a cunhada.

Assistência farmacêutica

Na sede do município, foi entregue a 10ª da Farmácia da Bahia. Destinada, exclusivamente, aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o objetivo da farmácia é permitir que a população residente em municípios com até 15 mil habitantes tenham acesso a medicamentos e insumos e que sejam fornecidos de forma qualificada e humanizada. 

De acordo com a farmacêutica Neyvânia Silva, que trabalha na unidade, a partir de agora, o fornecimento de remédios e a assistência farmacêutica, propriamente dita, será feita da melhor forma possível. "Antes trabalhávamos numa casa com pouco espaço e não tinha lugar para atender bem o paciente".

A expectativa é que, por meio da Bahiafarma, 50 cidades baianas sejam contempladas. Há cinco anos, a moradora de Rio de Contas, Marinêz dos Santos, pegava na prefeitura o remédio para a mãe, que é hipertensa. Ela ficou impressionada com as instalações da Farmácia da Bahia, novo ponto de entrega do medicamento. "Um lugar amplo, confortável. É o que Rio de Contas estava precisando".

Um carro foi destinado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para ser utilizado na retirada dos medicamentos na Farmácia da Bahia, em Rio de Contas, e levar até as farmácias que funcionam dos Postos de Saúde da Família de seis distritos do município.







Com informações da Secom Bahia

Nenhum comentário: