quinta-feira, 27 de março de 2014

Projeto Imaginários


Promover encontros, estabelecer conexões, entrar em relação. Despertar um sentimento de pertencimento em relação a cidade, um desejo pela fruição artística e promover modos de participação ativa do público em trabalhos artísticos e no desenvolvimento de um sentimento de grupo, coletivo, de união, tão necessário nos tempos atuais. Esse é o fio condutor do projeto "Imaginários",contemplado pelo Edital nº 23/2012 - Dinamização de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia O apoio financeiro da Secult está permitindo a manutenção, entre março 2014 e fevereiro 2015, da programação cultural do Espaço Imaginário, que abordará o cinema, a música e as artes visuais através de mostras temáticas, pocket shows, exposições e residências artísticas, todas gratuitas e abertas ao público. As linguagens artísticas estarão reunidas a partir de um foco na produção independente de artistas baianos e brasileiros que busquem em seus trabalhos valorizar o processo de criação.


"Imaginários" começa no dia 28 de março com a primeira "Jam Sexta", às 21:00. As Jam Sextas, que acontecerão mensalmente, convidando músicos de Rio de Contas e das cidades próximas, estimulam a experimentação, a mistura e a sensibilização musical. Essa primeira "Jam" promoverá o encontro entre uma dupla de instrumentistas de Rio de Contas, Nildo (guitarra e violão) e Junior(percussões) e uma de Macaubas, Junior Kbça (guitarra, efeitos) e Helbert Santana (Percussões). Após o entrosamento entre os artistas convidados, outros músicos presentes entre o publico serão convidados para entrar na roda. È nosso desejo propor, através do cruzamento de instrumentos e da improvisação de ritmos musicais, a interação entre os músicos, e entre os músicos e os espectadores, propiciados pela ausência de um palco e pela circularidade das apresentações.


No sábado 29 de março, às 20:00, estaremos felizes de exibir dois filmes brasileiros que ganharam um merecido destaque abordando de forma original e criativa a questão de gênero: o curta-metragem "Jessy", de Paula Lice,Ronei Jorge e Rodrigo Luna, e "Doce Amianto", de Uirá dos Reis e Guto Parente O curta-metragem "Jessy", (Paula Lice,Ronei Jorge e Rodrigo Luna, Brasil, 2013, 15') é uma homenagem carinhosa a cena transformista de
Salvador. O filme surgiu de um desejo da atriz Paula Lice em se transformar em drag e fazer um espetáculo nos moldes dos artistas do gênero.

No longa-metragem "Doce Amianto" (de Uirá dos Reis e Guto Parente, Brasil, 2013, 90'), Amianto vive isolada num mundo de fantasia habitado por seus delírios de incontida esperança, onde sua ingenuidade e sua melancolia convivem de mãos dadas. Após sentir-se abandonada por seu amor (O Rapaz), Amianto encontra abrigo na presença de sua amiga morta, Blanche, que a protegerá contra suas dores, ao menos até onde possa.


O Espaço Imaginário é um espaço cultural situado no Centro de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, na Rua Dr.Basílio Rocha 232. Tel (77)3475-2328/ (77) 8100-3642. Mais informações no site :

Nenhum comentário: