terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Lideranças de Livramento e Rio de Contas defendem Universidade na região da Chapada Sul

A instalação e o formato da Universidade Federal da Chapada Diamantina foram discutidos no sábado (14), no I Seminário de Educação da Chapada Diamantina, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFBA, em Seabra/BA. O evento contou com a presença do Jornalista e membro da executiva do PT livramentense, Renato Luz, o secretário de Governo de Rio de Contas João Carlos Souto, o vereador de Livramento Antônio Luís pela região da chapada sul, além de outras 500 pessoas, entre prefeitos, vereadores, professores e estudantes de toda macroregião. A iniciativa foi da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, em parceria com o deputado federal Afonso Florence.

Renato Luz, que lidera um movimento em pról pela Universidade nas cidades da chapada sul, defendeu a Universidade na região. "A região da Chapada Sul considerando apenas os municípios de Livramento, Rio de Contas, Jussiape e Abaíra dispõe de uma população de mais de 80 mil pessoas e representa o maior vácuo universitário do estado da Bahia, pois estamos a mais de 600 Km do pólo universitário Salvador, a mais de 400 km do pólo Feira de Santana, e a mais de 200 Km do pólo Vitória da Conquista. A democratização do ensino superior não chegou nas nossas cidades, não temos UNEB, UESB, IFBA, IFET, não temos nada, enquanto isso outros municípios que são mais próximos dos pólos e que já dispõem dessas campus estão próximos de ganhar mais uma universidade, então penso que é preciso estabelecer um critério na distribuição das campi universitários", defendeu Renato Luz.

Os reitores Naomar Almeida (Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB) e Paulo Gabriel Nassif (Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB); o pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, Poty Lucena; o vice-reitor da UFBA, Luís Rogério Bastos Leal; o diretor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Universidade Estadual da Bahia – UNEB, em Seabra, Gildeci Leite; o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, os deputados Bira Coroa e Neusa Cadore, ambos do Partido dos Trabalhadores, participaram do evento. Estudantes e movimentos sociais também marcaram presença.

Afonso Florence, que apresentou o Projeto de Lei 4.904/2012 pela a criação da UFCD, destacou que a região conta com 24 municípios e 376 mil habitantes e uma universidade pública levará desenvolvimento à região através da qualificação profissional, produção de saber e ampliação de perspectivas, por exemplo.

O professor Naomar Almeida, informou dados que sinalizam para a ampliação gradativa na oferta em educação federal superior na Bahia. De acordo com ele, no ano de 2001, 585 vagas estavam disponíveis para todo o interior do Estado. Em 2006, havia 1.000 vagas. Já em 2012, este número saltou para 11.425. “Nosso grande desafio é continuar ampliando o número de vagas no ensino público superior federal sem perder a qualidade”, disse Naomar.

Para o reitor Paulo Gabriel Nassif, esta é um grande momento histórico para avançar no âmbito educacional superior. “A Bahia passou um bom tempo sem lutar por oportunidade no ensino superior. Hoje, aprendemos o caminho e lutamos por mais. Precisamos pensar também em universidades com mais de oito campi, por exemplo, para e a demanda geradas, também, pelas mudanças demográficas.

“Temos agora que levar para Brasília o resultado dessa audiência pública que envolveu representantes de 26 municípios. Essa é mais uma forma de conseguir trazer a tão esperada Universidade para a Chapada”, encerrou o organizador do evento, deputado Afonso Florence. Segundo Renato, é necessário que os políticos e a população dos municípios do entorno da chapada sul se mobilizem para não perder essa grande oportunidade. " Já entreguei para Presidente Dilma um documento destacando a necessidade da Universidade na Chapada, e o MEC já sinalizou que a UFCD é a próxima da fila na Bahia, contudo precisamos nos mobilizar e promover uma grande audiência aqui para não perder ' o trem da história'. Aqui existe além do aspecto geográfico, o apelo histórico, as riquezas minerais que daqui foram extraídas financiariam a revolução industrial inglesa, é preciso reparar isso de alguma forma", finalizou Renato.

Texto: Renato Luz/Jornalista 
(71) 9282 4426
DRT- BA 4201

Nenhum comentário: