domingo, 5 de maio de 2013

PL para criação da Universidade da Chapada foi resultado de mobilização política, explica deputado


Florence ressaltou ainda “ser de conhecimento de todos” que o Executivo é responsável pela criação de projetos que gerem despesas, mas que a mobilização das partes interessadas na criação da UFCD, gerou a demanda e ele articulou a sua viabilização. Foto e texto: Jornal da Chapada.

O deputado federal Afonso Florence (PT) esclareceu alguns aspectos em relação ao Projeto de Lei (PL) 4094/2012, que prevê a criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD), aprovado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados, na semana passada. O parlamentar explicou que a formulação do PL foi resultado de mobilizações de ativistas da educação, como professores e estudantes, sociedade civil e lideranças políticas da Chapada Diamantina. “Apresentei o projeto e a indicação que foi bem recepcionada no Ministério da Educação [MEC] e por isso está em tramitação. Tenho convicção que o projeto atende a todos os requisitos técnicos”, explicou.
Florence ressaltou ainda “ser de conhecimento de todos” que o Executivo é responsável pela criação de projetos que gerem despesas, mas que a mobilização das partes interessadas na criação da UFCD, gerou a demanda e ele articulou a sua viabilização. Ele disse ainda que o projeto é um “instrumento” de mobilização, ponto fundamental para garantir a criação da nova unidade educacional. “Precisamos de unidade política e mobilização. O projeto é um de nossos instrumentos e continuaremos mobilizando pela conquista da UFCD”, disse.
Por fim, Afonso relembrou que a criação das Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), também partiram de iniciativas do Legislativo. “O que todas essas tiveram em comum, além disso, foi a unidade política na mobilização”, concluiu.

Nenhum comentário: