sexta-feira, 31 de maio de 2013

Em Rio de Contas, Missa de Corpus Christi mantém acesa a chama da fé

Tradicional solenidade religiosa que reuniu centenas de fiéis em Rio de Contas. Foto L12 Notícias.
Centenas de católicos celebraram, nesta quinta-feira (30), o Corpus Christi, que na expressão latina significa “Corpo de Cristo”. Em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, teve missa campal, às 10h, em frente à Igreja de Nossa Senhora Santana (“Igreja de Pedra”).
A cerimônia, que foi presidida pelo bispo diocesano Dom Armando Bucciol, teve a presença do prefeito Márcio Farias, do deputado federal Paulo Magalhães, do deputado estadual Paulo Rangel, do deputado estadual Lúcio Vieira Lima, juntamente com Geddel Vieira Lima, teve ainda a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Pierote e de alguns secretários municipais.
Por volta das 16 horas da tarde, o pároco local, Valderi Tavares, acompanhando de centenas de fiéis, saiu em procissão com o Santíssimo Sacramento, passando em frente à Igreja Santíssimo Sacramento, e voltando pela Prefeitura Municipal, onde foi dada uma bênção especial. A solenidade contou com músicas da Orquestra Sinfônica “Lira dos Artistas”, sob a regência do maestro Valdemar Azevedo. 
Corpus Christi
Realizada tradicionalmente todos os anos, a cerimônia de Corpus Christi ocorre sempre na primeira quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade. A festa é uma das mais antigas da Igreja Católica. A celebração de Corpus Christi surgiu ainda na Idade Média e foi trazida ao Brasil pelos portugueses.
Tradição dos tapetes
Os tapetes espalhados pelas principais ruas da cidade histórica são tradicionalmente feitos à mão a partir de ingredientes naturais, onde figuras dessemelhantes representam ostensivos momentos da Igreja, entre os quais podemos destacar o Ano da Fé, a Jornada Mundial da Juventude, que vai ser realizada em julho no Rio de Janeiro, e a sucessão do pontificado de Bento XIV para o Papa Francisco. Areia colorida, pedras, raspas de madeira e tecido fazem parte do material usado na confecção da homenagem. E foi pelos tapetes que o Santíssimo Sacramento passou nesta quinta-feira em Rio de Contas. 
Do L12 Notícias
Por Marcos Santos
www.l12.com.br

Nenhum comentário: