domingo, 19 de maio de 2013

Água da Barragem Luiz Vieira será liberada para Irrigação em Livramento



Na tarde desta quarta-feira (15), produtores e irrigantes de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, lotaram o auditório da Câmara de Municipal, onde acompanharam atentamente o que cada membro da comissão de gestão das águas da Barragem Luiz Vieira expôs durante assembleia extraordinária, cuja finalidade seria a votação de um acordo que ofereceria a possibilidade de liberar a água que foi acumulada no açude, após as chuvas que caíram no mês passado, para a irrigação das mangueiras.

O Presidente da Associação do Distrito de Irrigação do Brumado (ADIB), Rosivaldo Romão da Silva, informou, ao L12 Notícias, que a ideia funciona como uma manobra de emergência, no perímetro irrigado, na tentativa de salvar parte das mangueiras que não morreram durante a seca.

A barragem Luiz Vieira encontra-se hoje com 19 milhões 985 mil metros cúbicos, 4 milhões 985 mil metros cúbicos acima da reserva ecológica e de segurança, que é de 15 milhões de m³. É exatamente esse excedente que seria usado pelos irrigantes, com a finalidade de tentar efetivamente salvar o pouco que ainda resta da plantação.

Após os debates, foi aprovada a irrigação de salvação no perímetro irrigado 12h/semana, a partir do mês do próximo mês de junho.

Questionado quantos foram os votos a favor e quantos foram contra, o presidente da ADIB respondeu: ”Não teve votação, praticamente foi por consenso, mas no final, devido à participação popular, alguns membros da comissão se sentiram feridos e não quiseram votar, mas até esse momento só a ASAMIL... O titular esteve presente e ele se manifestou favorável, além do ‘menino’ que disse que não votava. Mas o sindicato apesar de não concordar votou favorável, por entender que é melhor para Livramento. Iremos usar essa água respeitando a cota de alerta estipulada por Lei, e vamos usar apenas o que exceder esses 15 milhões de m³, que hoje são 5 milhões. Em assembleia que será realizada de hoje a 8 dias, na sede da ADIB, será definido o dia e a forma de operacionalizar essas 12 horas. O objetivo é tentar salvar parte das plantas que ainda não morreram (sic)”, explicou Rosivaldo Romão.

Do L12 Notícias
www.l12.com.br

Nenhum comentário: