segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Vereadores reduzem o próprio salário

"A notícia abaixo ainda não é em Rio de Contas. O fato aconteceu na cidade de Ibotirama que fica a 300 km. O objetivo também não é tão nobre como o título pode parecer. Por conta do aumento do número de vereadores. Mais gente para dividir o mesmo bolo. Fica portanto a esperança que um dia alguém sensato resolva tomar tal atitude. No Congresso, a proposta de lei que proíbe pagamento de salário a vereadores em cidade pequena parece que vai ficar no papel. Recebeu apenas repúdio por parte de Câmaras municipais e nenhuma de apoio. Esse é o nosso Brasil. Ser vereador parece mais uma forma de ganhar um extra com pouco trabalho."

Um acordo firmado entre os vereadores eleitos do município baiano de Ibotirama, cidade localizada na região do Médio São Francisco, vai reduzir em aproximadamente 20% o salários dos novos edis.

Um dos objetivos é não ultrapassar os limites de gastos da Câmara de Vereadores, uma vez que houve o aumento no número de vereadores na cidade de nove para 11.

“Chegamos a este percentual com o propósito de que as duas cadeiras a mais não onerem os cofres públicos, uma vez que que a decisão de manter 11 vereadores, tem por objetivo aumentar a representatividade política e não elevar as despesas”, explica Esmeraldo Araújo - Mera, presidente da Câmara de Vereadores.

Tal medida reforça o clima de contenção de despesas que vivem os municípios brasileiros. Os cortes nas verbas foram drásticos e os municípios agora precisam se reestruturar para garantir o bom andamento dos serviços públicos, manter a qualidade e otimizar recursos.

Além dos vereadores eleitos estiveram presentes na reunião técnicos do departamento de controladoria interna do município, no intuito de esclarecer eventuais dúvidas à respeito dos repasses e limitações para as devidas aplicação.

Nenhum comentário: