quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CHAPADA: Região contará com o primeiro Festival de Cinema em 2013; as inscrições podem ser realizadas no site


Uma oportunidade para mergulhar no mundo cinematográfico em plena Chapada Diamantina. Essa é a proposta inicial da primeira edição do Festival de Cinema, que ainda não tem data definida, mas que acontecerá no mês de maio de 2013. Segundo informações dos organizadores na fan page do Facebook, um grupo já está trabalhando a todo o vapor, inclusive recebendo inscrições de todo o país com pessoas interessadas em mostrar seus filmes no Festival. Para realizar as inscrições basta acessar o site e preencher o formulário (aqui). Mais informações e contato direto com os organizadores, também no site, acessando o link (aqui). No site do Festival de Cinema da Chapada, um texto explica o surgimento da proposta na região. Segundo as informações, tudo começou com a Fundação UNHATE, que abriu uma oportunidade para que jovens de 18 a 30 anos, empreendedores sociais e culturais enviassem projetos de impacto social para serem votados via internet pelo mundo todo. Os projetos que obtiveram mais votos e fossem viáveis, teriam a contribuição de 5 mil euros. Deste modo, um grupo de amigos passou um tempo no município de Lençóis. Durante esse período, conversando com a população, observaram a falta de acesso ao cinema. “O cinema da Chapada Diamantina está fechado há muitos anos e a cidade de Lençóis ficou sem um importante centro cultural e artístico”, diz trecho do texto postado no site.
Para ter acesso aos cinemas, os moradores precisam viajar quilômetros, além de inviável por conta do alto custo. Foi diante desse cenário e da oportunidade de levar o cinema a população, que os jovens enviaram o projeto para o site da Fundação. Em 12 dias, eles conseguiram estar entre os projetos mais votados, disputando com mais de mil do mundo inteiro e, conseguindo assim, o incentivo financeiro necessário. A mobilização e divulgação do projeto foi totalmente online. Parentes e amigos compartilharam o site e espalharam a ideia por diversos lugares do Brasil. “O crescimento foi viral e em poucos dias mais de 1500 “likes” no facebook e 120 mil visualizações. Até mesmo quem estava a quilômetros de distância se mobilizou para que a divulgação gerasse resultado. E foi surpreendente, muitas pessoas, mesmo sem nunca terem ido à Chapada Diamantina, se interessaram pelo projeto. Agora é fazer acontecer. Tirar o projeto do papel e colocá-lo em prática”, finaliza o texto publicado pelos organizadores no site Cine Chapada.
Com informações do Jornal da Chapada

Nenhum comentário: