quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Brasil Ride entra para o calendário da UCI e organização quer realizar etapa em Salvador

Evento realizado na Chapada Diamantina há três anos agora faz parte do principal circuito internacional de muntain bike

Hailton Andrade/IBahia
(hailton.neto@redebahia.com.br)

Depois de três edições, a ultramaratona de mountain bike Brasil Ride, realizada sempre na Chapada Diamantina, ganha mais peso a partir do ano que vem. A prova realizada em sete etapas e quase 600km de percurso agora faz parte do calendário da União Ciclística Internacional (UCI), principal organização mundial do esporte. Além de novas regras, o evento deve receber um número maior de atletas da elite mundial em 2013 e, talvez, até uma etapa na capital baiana.

"A Chapada tem um grande potencial para a realização deste tipo de prova, por isso na primeira oportunidade montei o evento e agora que entrou para o calendário oficial da União Ciclística Internacional, o nosso próximo desafio é realizar uma etapa dentro da cidade de Salvador, entre a cidade alta (Centro Histórico) e a cidade baixa. Uma espécie de carnaval a duas rodas", projeta Mário Roma, idealizador da Brasil Ride, que este ano contou com mais 300 atletas de 19 países e 21 estados brasileiros. A ideia é abrir a ultramaratona na capital baiana.

Patrimônio - O secretário de turismo da Bahia, Domingos Leonelli, esteve presente na abertura do evento e exaltou o fortalecimento turístico nas cidades de Mucugê e Rio de Contas, sedes da prova. "A Brasil Ride já é um patrimônio da Bahia. Vocês (ciclistas) estão enchendo os hotéis e restaurantes dessa região, mas, principalmente, vocês estão enchendo de alegria o povo da região".

Os leitos dos hóteis de Mucugê ficaram lotados durante os primeiros dias de prova, enquanto Rio de Contas quase teve lotação máxima na sequência. Apesar de não levantar números sobre arrecadação, o secretário de turismo do município de Rio de Contas, Marcelo Badaró, pontuou o crescimento turístico durante a época da Brasil Ride com o passar das edições.

"No primeiro ano, nós até sofremos um pouco a pressão porque eles (ciclistas) não ocuparam muito os hotéis. A partir do segundo melhorou e nesse terceiro temos quase 100% dos leitos ocupados. Os restaurantes também estão cheios para café, almoço... Melhorou bastante. É um evento a mais, trazendo um movimento que não tinha nessa época", afirmou Badaró, ressaltando que os meses de janeiro e fevereiro são os de maior movimentação turística na região. Em 2012, a Brasil Ride aconteceu entre os dias 23 e 29 de setembro, mas a partir de 2013 voltará a ser realizada no mês de outubro, entre os dias 20 e 27.

Nenhum comentário: