sábado, 1 de setembro de 2012

Eleições em Rio de Contas vira novela jurídica

O processo eleitoral em Rio de Contas neste ano parece viver um caos como nunca visto antes. A briga nos tribunais ao que parece, está longe do fim.

As candidaturas ao legislativo (PT, PDT, PSL, PC do B) e de oposição ao atual prefeito Márcio Farias (PSD) foram todas indeferidas pela Justiça Eleitoral da 101ª Zona Eleitoral em função do não atendimento ao que determina a lei quanto à cota de mulheres nas coligações. 
Na coligação de apoio ao atual prefeito, Pedrinho da Várzea (PSD) também está com candidatura indeferida com recurso na página do TSE em função de possível irregularidade em sua filiação partidária. Em consulta a página do TRE-BA consta decisão favorável ao mesmo. 

Em recente decisão, o TRE em Salvador acatou pedido do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) que resolveu cancelar a decisão do próprio partido em âmbito municipal. Com isso, todas as candidaturas ao legislativo e a indicação de Tim (PT) ao cargo de vice-prefeito na chapa de Cristiano Azevedo (PDT) deveriam ser anuladas. 

Na semana passada o Ministério Público Eleitoral pediu a cassação da candidatura do atual prefeito Márcio Farias (PSD), do seu vice, Jonas Mafra (PSB) e dos candidatos a vereadores Sebastião Pires (PSD) e Octávio Rodrigues (PSD) por condutas irregulares. O mérito da questão ainda não foi julgado.

Como no processo jurídico brasileiro, os recursos parecem infinitos, é há que se assegurar o direito de defesa, não há garantias de que na eleição de 07 de outubro quem ganhar poderá assumir suas funções. É aguardar o desenrolar dos próximos capítulos dessa verdadeira novela que se tornou o processo eleitoral em Rio de Contas. Numa dessas não sobrará ninguém. 

As demandas da Justiça Eleitoral neste ano na Bahia foram tantas, que o TRE não deu conta de julgar todos os processos nos prazos previstos pelo TSE para o calendário Eleitoral.  Na página do TRE-BA consta 34 processos referentes ao município de Rio de Contas. Já Livramento conta com apenas 4 processos.

Para ilustrar essa postagem a charge da justiça publicada pelo Jornal "O Expresso" do dia 30/08.  


Ficamos apenas com a imagem, visto que sua legenda por cá poderia não corresponder aos fatos ou criar uma polêmica desnecessária.

Nenhum comentário: