quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Celebridades no Brasil Ride 2012



A BRASIL RIDE - Ultramaratona em mountain bike - já consolidou-se como a "prova das estrelas", tamanha é a quantidade de celebridades, atletas renomados internacionalmente que se destacam no pelotão.

A terceira edição do evento Brasil Ride que acontecerá entre os dias 23 a 29 de setembro de 2012 na região da Chapada Diamantina - Bahia, receberá a inédita participação de um dos maiores ciclistas mundiais, o holandês Bart Brentjens - o primeiro campeão olímpico de mountain bike na história! 

Ao lado dele, os atletas amadores poderão trocar experiências e conviver com lendas do esporte e celebridades, como o ex-piloto de F1 Christian Fittipaldi;, os inventores do MTB, Tom Ritchey e Joe Breezer; os músicos portugueses, Nelson e Sérgio Rosado, entre outros. (Confira a nossa lista de destaques no site).

O altíssimo nível competitivo da Brasil Ride e a organização impecável atraem, cada vez mais, os atletas mais exigentes do mundo, além da grande visibilidade na mídia nacional e internacional. São aspectos fundamentais para o fomento e o desenvolvimento da cultura esportiva no Brasil, já que o  país será sede de dois dos maiores eventos esportivos do planeta: Copa do Mundo de Futebol 2014 e Jogos Olímpicos Rio de Janeiro-2016.

"A Brasil Ride contempla um projeto de apoio ao desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro, além de garantir uma condição perfeita para os atletas amadores desfrutarem a melhor experiência com o esporte. E naturalemnte, estamos promovendo os Jogos Olímpicos Rio 2016 trazendo atletas do mundo todo com nível olímpico”, explicou Mario Roma, fundador da Brasil Ride.

Enfim, tudo isso cria um ambiente formado por pessoas que fazem da Brasil Ride muito mais do que uma competição, uma experiência marcante para toda uma vida. 

QUEM SÃO AS CELEBRIDADES E OS ATLETAS DESTAQUES DA BRASIL RIDE 2012

Celebridades
Tom Ritchey - A história pessoal de Tom Ritchey confunde-se com a própria trajetória da evolução da bicicleta. Ritchey é considerado uma "lenda" por ser um dos principais responsáveis pelo surgimento da bicicleta de montanha moderna, a "mountain bike". Muito criativo e habilidoso, Ritchey começou a construir quadros de bicicleta de montanha em 1983 para a sua própria empresa, Logo, a  Ritchey Design, expandiu para renomados acessórios e peças otimizadas para alto rendimento, incluindo pedáis de encaixe (clipe) e caixas de direção, entre outros componentes revolucionários usando ligas de alumínio, titânio, e a união de fibra de carbono com tubos de titânio. Em 1988, Ritchey foi introduzido no Hall of Fame Mountain Bike. Até hoje, Tom ainda pedala 16 mil quilômetros por ano atrás de novas experiências para aprimorar seus componentes, participando com destaque das principais competições mundo afora.

Joe Breezer - Assim como Tom Ritchey, Joe Breezer é considerado um dos pais do mountain bike ao lado de Gary Fisher, Charlie Kelly entre outros.. Além de exímio ciclista com vários títulos, Joe Breezer lançou sua própria marca de bicicleta, que ganhou grande destaque nos anos 80 e 90. Após ser indicado pelo "Hall of Fame", a paixão de Breezer o levou para atuar na questão política do uso da bicicleta, o cicloativismo na divulgação e defesa da bike como meio de transporte. E nas horas vagas, Joe Breezer continua fazendo o que mais gosta: pedalando.

Márcio May  - Ícone do ciclismo brasileiro, com destaque para os mais de 20 anos de carreira, tendo três participações em Olimpíadas - Barcelona 92, Atlanta 96 e Atenas 2004 - e três Jogos Pan-americanos, conquistando a medalha de bronze em Mar del Plata, Argentina (95) e o emocionante bronze em Winnipeg, Canadá (99).

Christian Fittipaldi - Nascido numa família que respira esporte, Christian Fittipaldi apaixonou-se pelo ciclismo literalmente por acidente. Após sofrer uma lesão na perna e no pé num acidente nas corridas de carro, Christian usou a bicicleta para acelerar sua recuperação e tomou gosto pelo esporte. Atualmente, além de treinar de 3 a 4 vezes por semana, incentiva o desenvolvimento do esporte através do projeto da equipe Scott-Fittipaldi, que busca revelar talentos na modalidade. Christian vai estreiar na Ultramaratona de MTB na Chapada Diamantina-BA ao lado do experiente Odair Pereira.

Bike Anjos - Os músicos portugueses, Sérgio e Nelson Rosado são celebridades na Europa. No entanto, eles conseguem conciliar uma agenda repleta de shows e apresentações com dedicação aos treinamentos. Apaixonados pelo ciclismo, os irmãos Rosado vêm ao Brasil, primeiro para cantar (no dia 23 de julho em Porto Alegre-RS) e no mês de setembro pedalar por uma causa social. Atualmente eles atuam em 4 instituições de caridade e vão utilizar toda visibilidade deles para promover o bem, o que rendeu o nome de Bike Anjos.

Internacionais
Bart Brentjens - O ciclista holandês é um dos mais respeitados do mundo ao conquistar a 1ª medalha de ouro olímpica no mountain bike, nos Jogos de Atlanta-96. Oito anos depois ele conquistou a medalha de bronze na Olimpíada de Atenas-2004. Além das medalhas olímpicas, Bart já venceu o campeonato mundial de mountain bike cross country, campeonato europeu e 10 vezes sagrou-se campeão holandês. Outro título importante foi faturar o título de bicampeão do Tour de France na versão mountain bike. Em 2009, o ciclista fundou a própria equipe e continua focado em competir com alto rendimento, incluindo provas como o Cape Epic, ultramaratona de MTB na África do sul. 

Kristian Hynek - Bicampeão da Brasil Ride (2010 e 2011) na categoria Open (masculina), o ciclista tcheco é a revelação no circuito mundial, sendo convocado para defender a seleção de seu país em campeonatos mundiais. Nesta temporada 2012, Kristian ganhou notoriedade e muito respeito no cicuito mundial ao faturar o título de campeão Europeu de maratona e a ultramaratona Alpentour (na Áustria). 

Hans Becking - O ciclista holandês é novo integrante da equipe Milka-Superior, gerenciada por Bart Brentjens. Competidor desde os 13 anos de idade, Hans já conquistou 3 vezes o título nacional na categoria junior e duas medalhas de bronze no campeonato europeu de MTB. Na temporada passada, Hans mostrou uma grande evolução ao vencer duas competições importantes na Europa: "Dynasys Top Competition", "Bart Brentjens Trophy" e a medalha de prata no campeonato nacional.

Annabela Stropparo - A ciclista italiana Annabela Stropparo é uma das ciclistas mais renomadas do mundo, ganhando fama e muitos títulos ao longo dos anos 90 e início de 2000. A Super Campeã Italiana que acumula um "top 6" na Olimpíada de Atlanta-96, inúmeros pódios em Copas do Mundo e nada menos do que 18 títulos nacionais e 600 vitórias no mountain bike: cross country, maratona e ciclocross! Após ficar 3 anos sem competir para realizar o sonho de ser mãe, Annabela retornou às competições na Brasil Ride 2011 e competiu com seu marido, conquistando a medalha de prata na categoria mista.

Lukas Kauffman - O ciclista suíço, Lukas Kauffman é um jovem ciclista com muito talento. Já conquistou a medalha de bronze no campeonato europeu de XCO na categoria sub-23, venceu algumas etapas da Brasil Ride nas duas edições e atualmente figura-se entre os ciclistas mais velozes na nova modalidade: "Sprint Eliminator" nas etapadas da Copa do Mundo da UCI  - União Internacional de Ciclismo - entidade máxima do esporte. 

Ivonne Kraft - Campeão Feminina em 2010, campeã na categoria mista em 2011, a ciclista alemã Ivonne Kraft de 42 anos é uma das mais conceituadas no mundo. Ela já venceu duas vezes a Cape Epic - ultramaratona de MTB em 2008 e 2010 - e conquistou diversos títulos nacionais e nas etapas do circuito mundial desde que iniciou nas competições em 97.

Sandra Santanyes - A ciclista espanhola defende a equipe Bicis Esteve e vem conquistando excelentes resultados nesta temporada, como duas vitórias e uma medalha de bronze no Campeonato Espanhol de MTB. Outros resultados destacados são 9 títulos de campeão nacional, campeão do Tour de France em Mountain bike e 8º na Copa do Mundo de maratona. 

Milan Spolc  - Um dos ciclistas mais experientes em provas de ultramaratona de MTB. O tcheco Milan Spolc possui títulos na maioria das provas por etapas pelo mundo, como: TransGermany, TransAlp, TransRockies, TransPortgual, Nissan Titan desert, Crocodile trophy, Mad East Challenge, Bike challenge, entre outras. Destaque para conquistas como: 4 vezes campeão da TransGermany (2007-2010), Bicampeão na TransRockies na categoria Máster (2009 e 2010), tricampeão europeu máster, além de diversas vitórias em campeonatos nacionais, e por etapas isoladas. 

Jiri Benes - Ciclista da República tcheca, atual campeão máster em Mountain Bike Maratona. Jiri Benes é tamém treinador da equipe Cyklotrenink.com, uma das mais renomadas do leste europeu.

Jennifer Smith - Atleta neozalandesa, radicada em Gunnison, Colorado (EUA), com destaque em provas de XTERRA (triathlon fora de estrada) e ultramaratonas. Alguns dos seus títulos destacados são: campeã da Brasil Ride 2010 na categoria mista, vice campeã da Cape Epic, campeã do Xterra Brazil na Selva Amazônica, top 4 no Mundial de Xterra em Maui, Havaí (2011), e integrante da seleção da Nova Zelândia entre 2001 e 2007.

Nacionais
Abraão Azevedo  - Campeão Mundial Máster e Panamericano de MTB XCO e atual campeão da Brasil Ride na categoria máster. Abraão é um ciclista braziliense com mais de 200 vitórias na carreira.

Gilberto Gois - Ciclista catarinense é Tricampeão da Volta de Santa Catarina de Mountain Bike, Campeão Brasileiro de Marathon da Elite em 2007, Vice-Campeão Brasileiro de Cross Country em 2007, Campeão do Iron Biker em 2006 e Medalha de bronze no Brasil Ride (2010), a melhor equipe brasileira. 

Hugo Pradoneto - Educador físico renomado (sócio da empresa OCE Treine.net). Hugo Pradoneto de Belo Horizonte (MG) é atleta profissional de mountain bike, já competiu no Brasil e no exterior, e possui inúmeros resultados expressivos. Campeão do Six(6hrs de MTB) em 2011, Melhor dupla brasileira da historia do Absa Cape Epic – Africa do Sul (2010), Campeao X-Terra MTB Teresopolis, Campeao Geral Big Biker Cup (2009), Medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Maratona, Campeão 12 hrs de MTB SOLO (2007), entre outros resultados importantes ao longo de mais de 500 participações em competições. 
 
Adriana Nascimento - Treinadora especializada em Mountain Bike e Ciclismo desde 2003; Atleta referência do esporte Mountain Bike no Brasil há mais de 12 anos, a paulista Adriana Nascimento conquistou neste período 9 vezes campeã brasileira de MTB XCO, vice-campeã mundial máster de MTB XCO,  Desafio Mantiqueira 2010 - 1º lugar Elite,  Transrockies Canadá 2010 - 1º Lugar Mista 80+, Geo Ride Serra Estrela / Portugal – 1º Lugar Mista, entre outros inúmeros títulos.

Sabrina Gobbo - Atleta paulista, Campeã da Brasil Ride 2011, categoria feminina e vice-campeã da etapa brasileira do XTerra Global Tour.

Robson Ferreira  - Ciclista mineiro, radicado no Rio de Janeiro, é Tricampeão Brasileiro de MTB XCM (Maratona) e Tricampeão do Ironbiker Brasil.

Raiza Goulão Henrique - Campeã Pan-americana e Brasileira de MTB na categoria sub-23, essa jovem ciclista mineira é uma das maiores promessas brasileiras para conquistar uma medalha de ouro na Olimpiada do Rio de Janeiro 2016.

Daniela Genovesi - Campeão Mundial de Ciclismo de Ultra Distância (2011), Campeã da Race Across América (RAAM) na categoria Solo em 2009, Campeã da UCI Gruyere Cycling Tour – Suiça 2010, Campeã da Copa Claro 100K – 2010, Bi Campeã Desafio Serra de Campos – 2008 e 2009, Vice Campeã do Piocerá, Rali dos Sertões 2009. A carioca Dani Genovesi é professora de Educação Física pela Universidade Gama Filho (1990), e sempre competiu em diversas modalidades esportivas. 

Odair Pereira - Iniciou no Esporte em 1994 com 20 anos de idade, conquistando títulos a nível nacional e participações em Mundiais, Panamericanos e Sulamericano de Mountain Bike. Hoje em dia além de competir, ser técnico da Equipe Scott e seleção brasileira de MTB, formou-se no curso de Fisioterapia, O atleta desenvolve também um trabalho de orientação em treinamento para Mountain Bike e prevenção de lesões no esporte para atletas e entusiastas da modalidade. Títulos de destaque são: Campeão Brasileiro, Cadete, 1994,  Campeão Pan-Americano, 1995 e Campeão Mineiro, 1998. Campeão do PowerBiker em 2001.

Daniel Rogelin - O ciclista catarinense natural de Chapeco é um dos principais brasileiros com 24 anos de carreira, com destaque para bicampeão da Volta de Santa Catarina, Campeão da Volta Internacional do Rio de Janeiro, Vice campeão do Tour de SP, campeão brasileiro, campeão estadual, campeão da Copa América, campeão dos Jogos abertos, entre outros títulos, por todas as equipes que defendeu.

Com informações da página oficial do evento.

Nenhum comentário: