quarta-feira, 18 de julho de 2012

Estrada Real pede socorro


Muitos já devem ter ouvido falar da Estrada Real, mas, poucos sabem de sua importância para a história e a cultura das cidades de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, no sudoeste da Bahia.
Construída por escravos no século XVIII, ligava a Vila de Rio de Contas à Vila Velha - hoje Livramento de Nossa Senhora - sendo usada por tropeiros e viajantes, servindo para o comércio com Salvador (via Cachoeira), Minas Gerais e Goiás. Pela Estrada Real circulavam as tropas do Rei de Portugal que levavam o ouro para o Porto de Salvador e de lá, para Lisboa (Wikipédia).

Depois desse rápido passeio pela história local, muitos devem estar pensando, o quanto essa antiga trilha deve ser um importante ponto turístico das duas Cidades.

Tem tudo para ser, mas não é bem o que podemos observar nas imagens. Recentemente a redação do L12 Notícias recebeu uma denuncia em que indivíduos estão se apropriando da Estrada Real, colocando cercas e impedindo de certa forma a passagem dos turistas.

O Mato também já toma conta de boa parte da Estrada, expondo ao risco as pessoas que ali passam. Se não bastassem esses pontos negativos, no local, os sintomas da degradação podem ser vistos de vários ângulos, em uma área que deveria ser preservada. Se algo não for feito imediatamente ali, essa importante estrada que já foi palco da história do Brasil pode em questão de anos desaparecer.

Informações e fotos do site L12

Um comentário:

Aventuras ECO disse...

Amigo, o seu questionamento é válido nós temos que realmente preservar a nossa história e mostra ao povo o quanto os nossos ancestrais sofreram.
Mas eu estive lá semana passada vi realmente cercas mas nada que estivresse empedindo a passagem adorei o local, o que eu acho mesmo é que falta insentivo da parte do municipio divulgar mas em questão do turismo.

Abraço.