quarta-feira, 16 de maio de 2012

Onde está a nossa cultura?


Teatro São Carlos 

O fato:

Rio de Contas parece viver uma crise na cultura. Nada parece acontecer. Tudo se repete (por vezes melhor, ora pior) sem contudo a cidade avançar culturalmente.

Além de manter os aspectos tradicionais e históricos, a cultura precisa ser reinventada. 

Qual o histórico do NOSSO TEATRO nos últimos meses? Sim, NOSSO TEATRO! somos privilegiados, pois temos um Teatro, coisas que muitas cidades pequenas sonham em ter.

E o nosso Centro Cultural Antônio Irineu Trindade está tendo uma finalidade adequada? 

O carnaval deste ano teve um dos mais pobres (em diversidade e criatividade) concursos de máscaras. É preciso incentivar e ensinar as técnicas aos mais jovens. Louvável entretanto, o cordão de isolamento no desfile das baianas. Era preciso separar "as baianas" dos espectadores.

Historicamente, somos uma terra de gente criativa e brilhante. Uma cidade que tem na sua história, sem dúvidas nenhuma, mais de uma centena de artistas aptos a estarem sem nenhuma vergonha, ao lado dos demais artistas do cenário cultural desse país. 

Temos potencial e criatividade para avançarmos.

O reconhecimento:

Para não se cometer injustiças, é necessário reconhecer o brilhante trabalho dos projetos Ciranda de Bonecos e Sonhos e Bonecos (ver link no blog), além de artistas e artesões da terra.

A dica: 

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) iniciou nesta terça-feira (15) as inscrições para 17 editais setoriais e temáticos destinados ao público que trabalha, pesquisa e atua no segmento cultural, como artistas, empreendedores, estudantes e grupos. Também estão previstas inscrições para a ‘Demanda Espontânea’, a fim de apoiar propostas que não se enquadrem em nenhum dos editais lançados. Os editais serão lançados anualmente e, para este ano, os interessados devem se inscrever até o dia 15 de junho. No total, serão investidos mais de R$ 18 milhões em atividades artístico-culturais, por meio do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). 

Uma das novidades deste ano é o edital Economia Criativa, que tem como objetivo fomentar iniciativas empreendedoras e inovadoras da sociedade civil atuantes nos segmentos criativos. A intenção é apoiar propostas que contribuam para o desenvolvimento da economia criativa nas suas diferentes etapas dos ciclos de criação, produção, circulação, distribuição, consumo e/ou fruição de bens e serviços de criação.

Há também a seleção para editoras baianas que tem como finalidade apoiar a edição de livro ou coleção de autores baianos, com temática sobre a cultura baiana em suas diversas expressões, como cultura negra, cultura sertaneja, literatura (ficção e poesia), folclore, história da Bahia, biografias de personagens ilustres, literatura popular, fotografia, cultura praieira e outras. Poderão concorrer propostas de publicação de obras inéditas, raras ou valiosas.

Em tempo: 

É necessário corrigir uma ausência de informação em uma matéria do portal L12 e reproduzida por este blog: o manifestante do desfile das baianas era o artista riocontense Valdenberg Trindade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente Rio de Contas merece ser mais valorizada, uma cidade pequena mais é um encanto!

Rachel V Machado disse...

Estive em Rio de Contas a pouco tempo, e voltei muito triste.
Realmente nossa cidade precisa de um ânimo cultural.
A cada ano que passa, as riquezas da nossa velha Rio de Contas vão sendo esquecidas e levadas com o tempo.
Sinto tanta saudade de uma peça neste teatro. Estou fora a três anos e hoje dou muito valor a um teatro, pois nem todas as cidades pequenas tem o privilégio de possuir um, como ressalta o texto a cima.
Em fim, gostaria de chagar por ai novamente e ver minha cidade alegre como nos meus tempos de criança!

Abraços