terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A sombria máquina de matar a Cultura em Rio de Contas

Por Valdenberg Trindade

Os interesses pessoais e eleitoreiros estão destruindo a cultura e a história de Rio de Contas.
O Carnaval da cidade, um dos mais antigos e tradicionais do Estado da Bahia, está sendo substituído por uma caricatura tosca do Carnaval de Salvador, dando espaço a atrações de gosto duvidoso, numa patética exaltação ao axé, ao pagode e ao arroch…a.Os músicos da terra, mal pagos e desestimulados, são relegados à irônica condição de “alternativos”, e a tradição dos frevos e marchinhas agora dá lugar a palcos megalomaníacos, que multiplicam os custos da festa e que lembram o “pão e circo” da Roma Antiga.

A insensibilidade e a arrogância do poder público também dão espaço à irritante turba de bêbados visitantes, que atormenta a cidade com seus monstruosos carros de som, desrespeitando impunemente a legislação ambiental.

Por outro lado, o turismo de Rio de Contas vem definhando a cada ano por responsabilidade do poder público, numa mostra clara da falta de compromisso com a cultura, com a tradição e com a civilidade.

Espero que este protesto possa ecoar pelas mentes daqueles que respeitam a história da nossa querida Rio de Contas.
______________________

Riocontenses defendem conferência municipal do Carnaval

Por Josias Pires

O texto-manifesto do design e humorista Valdenberg Trindade desencadeou um protesto em Rio de Contas, cidade histórica da Chapada baiana, e levou o Movimento Ambientalista Gavião a organizar um abaixo-assinado reivindicando “Melhorias do Carnaval” da cidade.

Comprometido com a “ defesa, preservação e conservação do meio ambiente, do patrimônio natural e cultural (…) [com a] promoção da cidadania, dos direitos humanos e da democracia para melhor conscientizar e promover a participação política/social dos cidadãos riocontenses (…) [e afirmando o seu] comprometimento com a cidadania, a cultura, segurança e a promoção do bem estar comum”, o grupo cobra da prefeitura o cumprimento da lei para o controle da poluição sonora, sobretudo provocada por “carros de som e casas alugadas pelos visitantes e foliões, bem como megafones e outros equipamentos sonoros”.

O Carnaval de Rio de Contas tem como uma das peculiaridades a exibição de máscaras fantásticas e sempre teve grupos musicais locais que participavam dos Carnavais nos clubes da cidade. Para fortalecer essas manifestações, o Movimento exige providências para integrar “os grupos artísticos locais como músicos, bandas, filarmônica, e etc. no palco principal, promovendo assim a maior visibilidade dessas manifestações como protagonistas da cultura local”.

Ciente da capacidade dos próprios moradores de Rio de Conta contribuírem para o planejamento do Carnaval, os manifestantes propõe a realização de uma conferência municipal para “que a população possa realmente escolher e decidir sobre as ações de valorização cultural, proteção ao meio ambiente, patrocinadores, com tempo hábil para as discussões de no mínimo seis meses!”

Em Rio de Contas há uma lei municipal (a 8.666/93) que dispõe sobre licitações de prédios públicos para turistas no período do Carnaval e outras festas. Esta lei veda o aluguel, permuta, concessão de prédio público sem autorização da Câmara Municipal, medida indispensável para reduz dificultar o mau uso do patrimônio do município.

Os riocontenses defendem também o “planejamento estrutural para alocação de barracas no Centro Histórico, haja vista que o posicionamento atual dificulta o acesso dos moradores às suas residências, cumprindo assim a Instrução Normativa N◦1 de 25 de Novembro de 2003 do IPHAN”.

O documento finaliza afirmando que as “reivindicações e propostas tem o objetivo único de promover o carnaval cultural da cidade por todo o ano, e não apenas nos 6 (seis) dias de festa; e garantir a segurança, conforto e assegurar os direitos dos moradores e visitantes. O carnaval tem que ser tratado como uma festa de entretenimento cultural e promoção do turismo da cidade para que suas tradições possam ser levadas aos que aqui não estiveram. Garantindo assim a continuidade das manifestações culturais sem a destruição e descaracterização que vem acontecendo nesse município”.

Com informações do Bahia na Rede


20 comentários:

Anônimo disse...

Na mesma cova da cultura, também se vão o respeito, a tranquilidade e a paz.
Se nada for feito, o enterro será certo.
Meus mestres de outrora já foram esquecidos e os que ainda restam não são respeitados. Outros posam de mestres mas são meros mascarados.
Cultura, o que dá identidade, o que nos torna mais nós e mais humanos precisa de resgate antes que morra.
Salvemos a nossa cidade, que me orgulha somente pelo passado. Quero que orgulhe também os meus filhos e netos.
Vamos prostestar, mas sem barulhos que atrapalham os sonos dos que precisam de paz. Vamos protestar nas mesas das autoridades, nas escolas que fingem ensinar e os alunos fingem aprender. E, principalmente, vamos protestar nas urnas.
Que Deus nos proteja deste triste enterro para Rio de Contas.

Joana Latino Americana disse...

Turista em rio de contas quer carnaval com tradição!

Joana Latino Americana disse...

Turista em rio de contas quer carnaval com tradição!

Anônimo disse...

PARABÉNS PELA MATÉRIA, EU MESMO SÓ CURTO O CARNAVAL POR CONTA DAS MARCHINHAS E FREVOS DAS ORQUESTRAS, FICO TRISTE QUANDO VEJO A CIDADE INVADIDA POR MÚSICAS DESAGRADÁVEIS

Taniberto Maia disse...

Parabenizo a todos que lutam por manter ou tentar manter a nossa cultura. O que adianta ter diploma e ser Doutor se não sabe respeitar as próprias raízes!!

Vito disse...

E foram divulgadas as atracões? Tem um grupo de pessoa querendo conhecer rio de contas, mas gostaria de saber da programacao do carnaval 2012.

Anônimo disse...

GENTE COMO PODE ISSO!!??? O MELHOR PALCO FICA APAGADO SEM UM BOM SOM, SEM ILUMINAÇÃO,E OS VERDADEIROS MÚSICOS ESQUECIDOS E DESVALORIZADOS PELA ORGANIZAÇÃO DO CARNAVAL, O QUE AS BANDAS DE SOPRO GANHAM EM 4 DIAS UMA PORCARIAS DE BANDAS GANHAM EM 2 HORAS SÓ PARA BANALIZAR O NOSSO CARNAVAL. SERÁ QUE NINGUÉM DO GOVERNO DE RIO DE CONTAS TEM SENSIBILIDADE PARA ISSO!!?? VERGONHA PARA TODOS QUE AMAM RIO DE CONTAS

Junior disse...

Concordo plenamente com a tradição da cidade. Mais tambem o cornaval é axé e os turista da que vão pra cidade realmente quer ver as marchinhas mais tambem que ver o axé que faz parte da Bahia. Som automotivo pelos menos durante o dia. Isso atrai muito jovem para a cidade... Vamos tambem ver os dois lado das coisas..

Anônimo disse...

A Cultura de um povo não pode morrer, mas é preciso co-existir com outros tipos de manifestações artísticas ou não, inerentes a pessoa humana, pois sob nenhuma hipótese pode se esquecer da obvia motivação financeira, que leva os prefeitos riocontenses a nunca deixar de realizar o carnaval nos moldes atuais, embora eu acredite que não seja a escolha mais acertada, mas para uma cidade que nada produz e que não tem nenhuma indústria, abandonar o carnaval atual seria loucura sob pena de perder uma considerável receita,
Valdenberg Trindade confecciona um ótimo texto onde deixa clara a sua indignação, gozando assim de seu direito a livre expressão, mas se perde burramente ao taxar de maneira preguiçosa e preconceituosa as pessoas, e ofende deliberadamente as pessoas que não são apenas irritantes bêbados como ele define de maneira acéfala os freqüentadores do carnaval, mostrando assim não usufruir da cultura e boa educação do povo riocontense que já mas precisou ofender para defender. Muito grato fiquem com Deus.

SERGIO MURILO P. CARDOSO disse...

tenho saudade do pequi elétrico que era montado de improviso mais muito animado; enquanto outras cidades da chapada Lençóis, Andaraí, Mucugê lutam para manter vivo o turismo, Rio de Contas com esse carnaval patético só atrai arruaceiros a troco de um misero aluguel, turismo de qualidade tem que ser o ano todo, temos natureza exuberante uma cidade linda,para bens Valdenberg Trindade,

Anônimo disse...

Eu concordo, a Cultura de Rio de Contas não pode acabar ..

Acima de tudo gostaria que continuasse vindo bandas de fora, e bandas boas .
Se proibir barulho nas casas e tanta outras coisas que querem proibir muitas pessoas nao vão querer vim para o carnaval, e vocês tem que pensar que as pessoas que vem de fora eh que trazem o Dinheiro para a cidade, não digo só para as pessoas que alugam casas, nem para os quem colocam barraca ou para donos de bares e sim para a prefeitura, que deveria Explorar a Cultura que a cidade tem, para mostrar aos turistas o que Rio de Contas tem de melhor.
A barragem antes era a Prainha, deveria cuidar um pouquinho da barragem para que seja bom como antes.
Tinha o Coreto. Cadê?
Acabou neh. porque ?
Era otimo.
Agora ficam se preocupando cam a diversão das pessoas.
Quem esta acabando com as cultura nao eh ninguém de fora e sim dá Cidade.
porque quem vem de fora Explora o que Rio de Contas ela tem de Melhor.
Adoraria ver novamente o que acabou em Rio de Contas. Que vocês tão sem capacidade de Fazer voltar.

Thiago Freitas disse...

Gostaria de saber qual a programação do carnaval. Curto bastante as marchinhas e frevos das bandas do palco alternativo e creio também que deveriam tocar no palco principal. Peço que invistam cada vez mais nas bandinhas de sopro, onde sou fã da Orquestra Sopro da Alegria, por isso gostaria de saber se esta banda irá tocar. Só vou curtir o carnaval em RC se investirem neste tipo de atração.

Valdenberg Trindade disse...

O anônimo que me criticou precisa sair do armário.... Assumir! E é o seguinte: Rio de Contas é sempre invadida por bêbados no carnaval, que gostam de aterrorizar com os carros de som e mostrar a bunda escancaradamente para o povo da boa terra. Vide o Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=cEApfvdESaU&feature=youtu.be .
Mantenho a minha crítica e acho que burrice é manter-se no anonimato.

Alex Moreira disse...

Quero que descrevam aqui os benefícios que os "arruaceiros" trazem para a cidade. Assim poderemos saber se quem defende o resgate do carnaval tradicional está errado. Em cidades como Olivença, por exemplo, já é proibido circular com carros de som em época de festa. Em SALVADOR, também há proibição em alguns pontos. E olha que Salvador tem som alto o ano todo.
Minha família já teve comércio. Lembro-me como hoje que os turistas e riocontenses que chegavam à loja, ficavam frustrados. Eles não conseguiam falar nem nós que atendíamos. Era impossível ouvir. Quando pedíamos para abaixarem o volume, alguns, prontamente atendiam, mas, logo em seguida, chamavam-nos de "idiotas", ofendía-nos em nossa própria casa. Não tinha secretário nem polícia que resolvesse. Quando a situação já estava crítica (ofensas pronunciadas, telhado quebrado, paredes sujas, rabiscadas, e o que é mais importante, a dignidade dos filhos da terra ferida!). somente o Juiz de Direito foi quem resolveu. Ele, que nem riocontense era, ficou sensibilizado com a situação e agiu em nosso favor. No ano seguinte o mesmo Juiz determinou que houvesse limite de horário e de volume dos carros de som. Quem obedeceu? Quem fiscalizou? Só os moradores que, mais uma vez, foram criticados.
Rio de Contas recebe de braços abertos todos os seus visitantes, mas não é por isso que deve permitir que alguns deles menosprezem nossa cultura, nosso patrimônio, nosso povo! É claro que existem raras exceções; é o caso dos visitantes que realmente admiram a cidade e a respeitam.
Enquanto o abarrotamento da cidade for a prioridade, o carnaval de Rio de Contas continuará desse jeito, o que é lamentável! E não foram poucos os turistas de vários lugares que criticaram horrivelmente o carnaval riocontense, batizando-o de "Cópia fuleira" do Carnaval de Salvador. É triste ouvirmos isso.
Espero que a situação se resolva e que as pessoas que nunca sentiram na pele possam olhar mais para os lados e pensar nos seus conterrâneos.
Ah como me lembro das palavras de Jarbas Santos (Jarbas de Odilon), carregando um penico pelas ruas e mostrando seu conteúdo para quem quisesse ver (dentro só tinha cerveja) e com um pequeno cartaz que mostrava a indignação com a situação de abandono do Rio Brumado e com o que se tinha transformado o nosso belo carnaval: “Parabéns Rio de Contas, o Rio Brumado está salvo! Deposite aqui o som muito alto, o pagodão, a bagunça, o mijo e a bosta”!
Espero não ter ofendido ninguém.

Anônimo disse...

qual vai ser a programação desse ano para o carnaval??? Quem vai tocar!!! Não achei nada na internet!!!

Anônimo disse...

Por um "bom e velho" Carnaval!!
A tradição das marchinhas, dos blocos e a orquestra de frevos não pode faltar. Rio de Contas é a terra da cultura!!
Saudades do Pequi Elétrico,rsrs
Um abraço

Ð. Neto disse...

ontem mesmo jogaram uma garrafa pet com agua na lampada do post, na casa vizinha, apenas para colocar luzes de boate.

Não importa a economia, dinheiro nenhum paga cultura.

Anônimo disse...

Realmente o carnaval de Rio de Contas é só um rascunho do que era no passado... Não é só uma questão da cultura mas de um modo geral...

E isso não deve resumir só em fechar as portas para o axé (ou qualquer outro estilo musical) ou deixar de copiar o tão celebrado carnaval soterapolitano (mas que copie o bom do carnaval de Salvador). Valorizar um estilo próprio não quer dizer suprimir os outros estilos.

Mas as mazelas do carnaval de Rio de Contas não se resume somente à perda da singularidade de antes. Pôde-se constatar, algumas "atrocidades" nesse carnaval, estritamente ligadas ao descaso dos organizadores do mesmo:

=> Utilização indevido de espaços públicos - delimitação de espaço público a sendo utilizado como estacionamentos "privativo" (houve cobrança referente à uma vaga, no valor de R$10,00) - em frente da prefeitura;

=> Perturbação da paz - som automotivos inadequados e sem limites de volume e/ou horário pré-estabelecidos pelo poder público;

=> Aspecto insalubre - lixo, sujeira e mal cheiro impregnados na praça principal, principalmente no entorno do Forum;

=> Sensação de insegurança - o efetivo policial inadequado ou pouco preparado;


Uns podem dizer que é fácil criticar... Outros dirão que é uma evolução natural.

A verdade é que o carnaval em si deve ser repensado. O turista que vem à Rio de Contas vem em busca de um carnaval mais tranquilo, tradicional e, porque não, familiar...

Vamos resgatar o CARNAVAL DE RIO DE CONTAS!!!!

Anônimo disse...

Carnaval 2013!
Gostaria de alugar duas casa para o Carnaval 2013 em Rio de Contas .
Favor deixar contato
Rio de Contas o melhor CARNAVAL DA BAHIA!!!!

Alex Dantas disse...

Parabéns Valdemberg!