sábado, 3 de dezembro de 2011

Rio de Contas poderá fazer parte de parque eólico

Audiência Pública contou com a participação de diversas autoridades do município e da região. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na manhã desse sábado (03), foi realizada uma conferência, no auditório da Semac, em Brumado, com representantes da Sowitec do Brasil, onde foram debatidas as questões ambientais para a instalação de um Parque Eólico que atingirá 2700 hectares de terra envolvendo os municípios de Brumado, Dom Basílio e Rio de Contas. A expectativa é que 60 turbinas possam ser instaladas, com capacidade para abastecer uma cidade com cerca de 250 mil habitantes. Toda a área foi mapeada, via satélite, durante um período de dois anos, onde a projeção de vento foi aprovada para a instalação do parque.

O projeto está em fase de desenvolvimento e a conferência, dentre outras ações, aconteceu com o intuito de se obter a primeira licença, para a localização do parque, que será determinado pelo órgão ambiental. O gerente de projetos da Sowitec, Jeziel Matos falou ao Brumado Notícias sobre os benefícios do parque para região. “É um projeto muito importante que irá beneficiar os municípios envolvidos, trazendo desenvolvimento para as comunidades rurais e fonte de renda. É uma energia limpa renovável, é o futuro da matriz enérgica no país”.

O parque tem um custo elevado, a instalação de cada turbina fica em torno de R$ 3,5 a 4,5 milhões, provindos investimentos nacionais e internacionais, mas a prefeitura também terá sua parcela de contribuição, como explicou o Prefeito Eduardo Vasconcelos. “É uma energia limpa sem efeito colateral. É fantástico e quase não ocupa espaço. O que beneficia a economia do Estado, pois parte da fábrica de turbinas está sendo instala em Camaçari e o município de Brumado também poderá participar com taxas de licenças ambientais e criará acessibilidades ao local”. O evento contou com a presença de várias autoridades da região.

Equipe da Sowitec do Brasil disseram dos benefícios que a cidade e região poderão ter com o Parque Eólico. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As informações são do Brumado Notícias


2 comentários:

Na Terra e no Vaso disse...

Isso ai,espero ser uma das benefeciadas em Rio de Contas

cezar disse...

Parabens Berg Trindade pelo Humor inteligente.
Rio de contas tem e poderias mostrar mais os artistas e mentes brilhantes como a sua.

Um abraço

Cesar