sábado, 17 de dezembro de 2011

Rio de Contas comemora o centenário do Maestro Esaú Pinto


A cidade de Rio de Contas celebrou missa, neste sabádo, 17, na igreja de Santana, em memória de um dos seus mais festejados artistas, o maestro Esaú Pinto, que completaria 100 anos, neste domingo, 18.

Esaú Pinto nasceu na cidade de Rio de Contas, Estado da Bahia, no dia 18 de dezembro de 1911. Faleceu no dia 28 de agosto de 1985, aos 73 anos de idade. Filho de Alvina Laphetá Barbosa Pinto e de Joaquim Conceição Pinto.

Desde cedo demonstrou seu gosto artístico, cursou iniciando seu aprendizado musical escutando seu irmão Antônio. Recebeu aulas do músico Rogaciano Vitalino Rodrigues e, foi por ele presenteado com um velho instrumento musical a após muitos treinos ingressou-se na Lira Guarani, onde os demais músicos se cotizaram e lhe ofereceram instrumento musical novo, tinha na época 8 anos e aos 15 anos já regia e compunha peças musicais. Para sobreviver, ensinou música em Arapiranga, Mato Grosso e posteriormente mudou-se para Espinosa-MG de onde retornou para Piatã, Catolés e finalmente Rio de Contas, onde se radicou, exercendo a sua tão amada atividade musical e sobrevivendo como farmacêutico. Compôs dobrados, canções, valsas, cantatas, hinos religiosos (sendo sua última composição um hino dedicado a Nossa Senhora Santana).

Maestro da Lira dos Artistas durante anos, demonstrou uma filosofia de trabalho de perfeita integração com todos os seus integrantes, infundindo o seu respeito e harmonia através de seu exemplo, de seu carinho, humildade e de sua dedicação.

Como farmacêutico, apesar de haver cursado apenas o terceiro ano primário, foi um grande conhecedor da Medicina e laboratório, desempenhando o papel de médico sempre que se fazia necessário. E não se resume aí o seu trabalho. A todos as suas atividades dedicou-se intensamente de forma despojada com um amor, constituindo um verdadeiro assistente social.

Texto retirado do Jornal O Riocontense- Conselho Comunitário Riocontense - Ano II - Nº 10 - Out-1985

2 comentários:

Na Terra e no Vaso disse...

JÁ TOMEI MUITO REMÉDIO RECEITADO POR SR.ESAÚ.
MARCAS DE UMA INFÂNCIA SAUDADEL,ALÉM DE SAUDOSA

Na Terra e no Vaso disse...

JÁ TOMEI MUITO REMÉDIO RECEITADO POR SR.ESAÚ.
MARCAS DE UMA INFÂNCIA SAUDADEL,ALÉM DE SAUDOSA