domingo, 11 de setembro de 2011

Estrada que liga Livramento a Rio de Contas não foi construída de forma adequada, afirma Geólogo


Bem, não é preciso dizer que nenhuma autoridade tomou providencia em relação às pedras pendentes no alto da Serra das Almas, entre paredões rochosos, sempre prestes a desabar, parecendo flutuar desafiando as leis da gravidade.

É pouco provável acreditar que as pessoas não estejam casadas de ouvir falar a respeito do perigo que ronda a vida de quem trafega pela rodovia BA-148, no trecho entre Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, conhecida como Estrada Verde, no extremo sul da Chapada Diamantina.

Não se sabe precisamente quando e nem quantas pedras vão despencar lá de cima, porém, sabe-se que existem claras possibilidades delas caírem sobre veículos de pequeno porte (carros), médio porte (van's) ou grande porte (ônibus), que trafegam pelo local todos os dias, podendo causar uma verdadeira tragédia previamente anunciada.

A nossa redação falou com o professor de Geologia da Universidade Federal da Bahia, Jofre Borges, durante visita ao local, que comentou a respeito da situação “É uma estrada sem acostamento, que oferece grande risco a vida das pessoas que trafegam por aqui. Uma zona altamente propícia à queda de blocos, então a estrada não foi provavelmente construída de forma adequada.

O fenômeno é classificado como área de risco, geoambientalmente típica à queda de blocos, como você pode observar a feição que apresenta as rochas, que serão facilmente desintegráveis a um evento chuvoso, recente, que provavelmente possa ocorrer. Isso pode colocar como já falei anteriormente, a vida de passageiros dos automóveis que circulam por aqui em risco” declarou o geólogo.

A verdade é que o poder público, de modo geral, se mostra pouco preocupado com o problema, pelo qual não deixa de ser uma situação relativamente grave. Enquanto isso, passageiros que trafegam por ali ficam reféns do perigo.
Com informações do L 12

Um comentário:

Artur Moura disse...

Quando foi registrado o último deslizamento de pedras? Na grande chuva de 86? Todos que estamos vivos podemos morrer, o acidente pode acontecer mas parece não ser tão alarmante, aja visto que não tem acontecido como alardeadas as possibilidades. Respeito a opinião do Professor, mas jamais ele atestaria da impossibilidade, visto que todos nós sabemos dela