quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Cachaça Serra das Almas no ranking das melhores do Brasil da revista VIP

Em agosto, o Mapa da Cachaça fez parte do time de dez especialistas e amadores responsáveis pelo Ranking de Cachaças Brancas da revista VIP.

Ranking Vip 2011

O de camiseta vermelha é o Felipe, editor e degustador nas horas livres

O ranking foi composto apenas por cachaças brancas, ou seja, que não passam por madeira ou são apenas armazenadas em madeiras neutras, como o amendoim e o jequitibá. Essa decisão foi muito interessante, já que o envelhecimento em madeiras, como o carvalho e o bálsamo, acaba apresentando alterações mais evidentes na cor, aroma e paladar da cachaça. Essas pingas envelhecidas possuem características mais amadeiradas, agregando outras propriedades ao destilado e disfarçando os aromas e sabores primários da cana-de-açúcar. Por essa razão, separar cachaças armazenadas ou que não passam por madeira das cachaças envelhecidas faz muito sentido.

Nesse video, o Leandro Batista explica com mais detalhes as diferenças entre cachaça armazenada e cachaça envelhecida:

A avaliação foi feita no Engenho Mocotó, espaço criado por Rodrigo Oliveira, chef e dono do Restaurante e Cachaçaria Mocotó, na Vila Medeiros em São Paulo. A degustação foi feita às cegas, ou seja, ninguem sabia o que estava bebendo – outro diferencial muito interessante desse ranking realizado pela VIP. Com a degustação conduzida às cegas, o avaliador não é influenciado por marcas, mitos ou imagens bonitas nos rótulos, o resultado fica por conta das cachaças que mais agradaram no visual, aroma, paladar e retrogosto (aquele sabor final que fica na boca).

Copos Ranking Vip 2011

Foi uma tarde de muito trabalho

Aqui vai a lista das TOP 10 Cachaças Brancas da Revista VIP 2011 (o resultado foi publicado na edição de setembro de 2011, com a Thais Fersoza na capa).

Cachaças Vencedoras Ranking Vip 2011

Foto da Revista VIP: um ranking só com as melhores branquinhas

1 – Serra das Almas

2 – João Mendes Prata

3 – Mato Dentro Premium Prata e Nega Fulô Jequitibá

4 – Armazem Vieira Nossa Senhora do Desterro

5 – Serra Limpa Prata

6 – Leblon

7 – Jacuba Prata

8 – Mercedes Prata

9 – Tabua Flor de Prata

Com informações do Mapa da Cachaça


Nenhum comentário: