quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Instituto Federal de Educação em Rio de Contas?

É apenas uma pergunta! mas a resposta positiva parece estar longe. Ao anunciar nesta terça-feira, 16, duas novas universidades federais para a Bahia, o Governo Federal anunciou também novos Institutos Federais de Educação, os chamados IF's, que se originaram dos antigos Centros Federais de Educação Tecnológicas, os Cefetes.

Na Bahia serão instalados nos municípios de Xique-Xique, Serrinha, Alagoinhas, Brumado, Lauro de Freitas, Juazeiro e Euclides da Cunha. Outros dois ficarão nas regiões do Recôncavo e da Chapada Diamantina, mas ainda sem local definido.

Rio de Contas, sem força política, sequer cogita hipótese de sediar um dos IF's levando em consideração o critério de território de identidade ou mesmo um campus da Universidade do Estado da Bahia. Cidades históricas de Minas Gerais são bons exemplos de cidades históricas que se tornaram cidades universitárias.

A Chapada Diamantina, por sua história, sua baixa densidade populacional (não pelo tradicional critério de alta) e pela localização geográfica já poderia ter seu pólo de educação.

2 comentários:

Rafael disse...

Caro Altemar gostaria de deixar uma ressalva que na cidade de Brumado já tem o IFBA instalado e só não foi pra Rio de Contas questões politicas, por isto nos moradores desta cidade devemos repensar em que representante devemos por na direção desta cidade.

Rachel disse...

Com certeza terá uma em Lençóis. Rio de Contas é esquecido!