quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Baianos ganham duas novas universidades federais

O governo federal anunciou nesta terça-feira, 16, a criação de duas novas universidades federais no estado. A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba) será criada a partir do desmembramento do campus da Federal da Bahia em Barreiras e terá campi nas cidades de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Barra e Bom Jesus da Lapa.

A Universidade do Sul da Bahia (Ufesba) terá sede em Itabuna e campi nas cidades de Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Em Feira de Santana será criado um campus da Federal do Reconcâvo e em Camaçari um campus vinculado a Federal da Bahia.

Finalmente o Governo Federal está reparando um erro histórico. A Bahia que durante décadas só possuía a Universidade Federal da Bahia (Ufba) durante a gestão do então presidente Lula foi descentralizada e teve seu campus de Cruz das Almas transformada em Universidade Federal do Reconcâvo Baiano (Ufrb) e criado os campi de Vitória da Conquista e Barreiras. A Ufrb abriu ainda campi nas cidades de Santo Antônio de Jesus, Amargosa e Cachoeira.

Já no norte do estado foi criada a Univasf, que abrange os estados da Bahia (Juazeiro e Senhor do Bonfim), Pernambuco (Juazeiro) e Piauí (São Raimundo Nonato).

É mais oportunidade que a região dispõe para reverter o quadro no atraso social e econômico em relação às demais regiões do país. Diziam até então, que a pobreza no nordeste era oriunda da malvada "seca" e que a única solução era migrar para o sudeste e os que possuíam melhor poder aquisitivo, ir estudar na capital.

Só se muda um país com EDUCAÇÃO.

Nenhum comentário: