terça-feira, 23 de agosto de 2011

Faltou uma

A presidente Dilma anunciou a criação de duas novas Universidades Federais para a Bahia: a UFOBA (Universidade Federal do Oeste da Bahia), sediada em Barreiras e com outros campus também em Luis Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa e Barra; e a UFESBA (Universidade Federal do Sul da Bahia), com sede em Itabuna e subsedes em Teixeira de Freitas e Porto Seguro.

Além disso anunciou uma extensão da UFBA em Camaçari, uma da UFRB (Universidade Federal do Reconcavo) em Feira de Santana e a criação aé 2013 da UNILAB (Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira, em São Francisco do Conde.

Com isso, todas as regiões da Bahia ficam atingidas pelo ensino universitário federal, com excessão do sudoeste baiano, já que o norte do Estado já conta com a UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São rancisco), em Paulo Afonso.

O governador Jaques Wagner já se pronunciou sobre esta carência, dizendo que fica faltando uma Universidade situada mais ao centro da Bahia, já que a UFOBA está mais ao noroeste.

Esta é a oportunidade para Rio de Contas reivindicar a instalação de uma universidade no município, pois a exemplo de Cachoeira, sede da UFRB, e de Ouro Preto, sede da UFOP, é uma cidade histórica, tombada pelo patrimônio, que precisa de novas funções econômicas para alavancar o seu desenvolvimento, sem prejudicar sua arquitetura antiga.

Seu clima frio, devido à sua altitude e sua posição geográfica, ao sul da chapada e no centro da região sudoeste, lhe dão uma vantagem enorme para reivindicar a instalação desta última Universidade Federal.

Não podemos esperar que o atual governo do município, que prima pela mesquinharia política e pelo imobilismo, corra atrás disso. É preciso que toda a sociedade riocontense se mobilize nessa luta para sediar uma Universidade Federal da Chapada Diamantina.

Por Ricardo Stumpf

2 comentários:

espaçoimaginário disse...

Sem dúvida a instalação de uma univeridade federal em Rio de Contas seria muito importante tanto para aquecer a economia local quanto para dar oportunidade aos jovens da cidade e região que precisam se deslocar para continuar os seus estudos. Além disso a presença de uma universidade em nossa cidade criaria certamente uma efervência cultural muito rica como já ocorre em Ouro Preto (MG) e Cachoeira(BA). Gláucia Soares.

Anônimo disse...

"...com excessão do sudoeste baiano...".
Excessão significa excesso grande? Se a ideia é essa a grafia está correta.