terça-feira, 12 de julho de 2011

Grandes e pequenos produtores fazem parceria na Chapada Diamantina

“A Chapada Diamantina é sinônimo de pujança. A região está se estruturando e dando passos largos, gerando empregos e renda”, disse o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, ao participar em Mucugê, da reunião da Câmara Setorial de Hortaliças, que contou com a participação de representantes dos sete estados produtores de batata, entre os quais a Bahia tem desempenho dos mais relevantes, e técnicos da Embrapa.

O secretário destacou a união e parceria entre os grandes e pequenos produtores da região, assinalando que a tecnologia de um e a garra e vontade de outros são os fatores que tem contribuído para o desenvolvimento da região. Reunindo grandes e pequenos produtores, o Agropolo Mucugê/Ibicoara é um exemplo inédito de ação que gera cinco mil empregos e produção de 500 mil toneladas de alimentos/ano.

Para o presidente da Associação Brasileira da Batata, Emilio Kenji Okamura, a Bahia, especificamente a região da Chapada, se destaca no cenário nacional pela alta produtividade, tecnologia empregada e qualidade das batatas produzidas, representando 10% da produção nacional e 90% do Nordeste. Dos 100 mil hectares plantados de soja no Brasil, seis mil estão na Bahia, que aparece em 5º lugar no ranking nacional, quase superando Goiás, que ocupa a 4ª colocação. Minas Gerais lidera o ranking, seguido por São Paulo e Paraná. Em sexto lugar aparece o Rio Grande do Sul e em sétimo o Paraná.

Salles destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Embrapa, que tem contribuído para o desenvolvimento da cultura da batata e sugeriu a criação de uma estação experimental na chapada.

Fonte: Agecom

Nenhum comentário: