quarta-feira, 6 de julho de 2011

Conexão Mundo: Carnaval em Rio de Contas, Bahia

As atrações são os belos passeios por cachoeiras, picos, além do carnaval

Redação
www.salvadordiario.com

Rio de Contas, cidade mais antiga da Chapada Diamantina, começou a ser construída em 1723, após a descoberta de ouro na região. Seu patrimônio é bem conservado e 287 prédios são tombados pelo IPHAN, dentre eles o Teatro São Carlos - único da chapada. As atrações dessa região são os belos passeios por cachoeiras, picos e comunidades tradicionais, além do carnaval, conhecido por ser "à moda antiga".

Desfile de BonecosEm Rio de Contas e em seu entorno, é possível comer pratos deliciosos a preços baixos na maioria dos lugares, além de bater um bom papo com os moradores. Quem faz o passeio do Poço das Andorinhas, por exemplo, pode ter o prazer de almoçar na casa de uma família em Arapiranga e conhecer melhor seus hábitos, após passar por vilarejos pitorescos como Casas de Telha e Boa Vista.

Ao contrário de cidades como Lençóis e Mucugê, a primeira cidade da chapada parece ter parado no tempo. Ali o turismo não se desenvolveu como em outras cidades da região, o que explica os baixos preços e essa relação turista-comunidade ainda pura. Não existem a ganância e a indiferença trazidas, muitas vezes, pela atividade turística intensa. Os sorrisos são sinceros, não apenas estimulados por interesses comerciais.

No carnaval, a tranquilidade de Rio de Contas é quebrada, devido à quantidade de turistas. Uma vez que o turismo não é tão forte no município, é previsível que ele tenha um teor amador, e isto se acentua durante esse período. Faltam guias para acompanhar a demanda, e as agências e guias de turismo não cumprem os horários combinados, por causa do grande número de passeios que se comprometem a realizar.

Os pontos turísticos de acesso mais fácil, como a Cachoeira do Fraga e a Ponte do Coronel, ficam superlotados e repletos de poluição sonora. Ao menos, outro tipo de poluição é evitado: existem fiscais que recolhem o lixo e não permitem que as pessoas desçam à cachoeira com garrafas e latas. A poluição sonora se sente também em cada esquina da cidade, pois grupos de jovens e adolescentes, estudantes de cidades próximas, alugam casas e passam o dia dançando ao som altíssimo dos seus carros ou das caixas de som dispostas sobre a calçada.

Apesar dessas questões, vale a pena que cada um confira o carnaval rio contense e tire suas próprias conclusões, pois a festa é interessante. A celebração começa a partir da tarde, marcada por festa à fantasia, desfiles e concursos de máscaras e bonecos, baile infantil, desfile de baianas e shows nos dois palcos instalados na praça da matriz. As pessoas têm o hábito de se fantasiar e não se vê uma briga. Há muitas famílias com crianças, casais e também jovens solteiros – é um carnaval para todos os gostos.

E quem pensa que no carnaval de Rio de Contas só se escutam marchinhas está enganado: a festa é uma mistura de ritmos. No palco principal, a folia ocorre ao som de hits modernos. Mas a graça está mesmo no palco alternativo, onde várias bandas de qualidade da cidade e da região tocam marchinhas e jovens e adultos vibram, fazem “trenzinho” e brincam ao som alegre de um carnaval já quase esquecido nesse Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela reportagem.
Mas, como vc escreveu precisa ir lá para conferir. Sou ricontense e o período do carnaval é um data que particulamente deixarei de ir em Rcontas. A cidade não tem e os governante não buscam a estrutura adequada para os moradores e os turistas. O desejo de curte os familiares é impossível. Ficar em casa é insuportável vc não consegue conversar, assistir tv e nem dormir isto para eu que sou jovem, imagine para um idoso, um gestante, um doente e outros situações qualquer neste dias parecem que os moradores não têm direito. E ainda tem que suporta uma cidade após o carnaval cheirando a xixi e rezando para a chuva chegar logo.
Pois, a lavagem ou demora ou não chega.