terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Projeto de Plano de Manejo para o Parque Natural Municipal Serra das Almas

PROJETO PLANO DE MANEJO (PNSA)

- Master Plan of Serra das Almas Natural Park (PNSA) -

O Projeto Plano de Manejo do PNSA esta sendo elaborado pelo Instituto Iguaçu (coordenação Ricardo Braun) em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio de Contas. Para mais informações sobre o Plano de Manejo em PDF. Clique Aqui

0
Pico das Almas 1.958 mt
A criação do referido Parque em 2002 (Decreto Municipal Nº 0.001/2002), teve como objetivo maior a preservação do monumento geológico do Pico das Almas e da grande diversidade florística que ocorre nesta região, estudada durante anos pela CEPLAC, USP e pelo Royal Botanic Gardens (Kew) de Londres[1]. assim como a proteção de espécies ameaçadas de extinção que ocorrem na Serra das Almas e Campos Gerais.
o
Mapa de localização de Rio de Contas, Bahia, Brasil
Mapa topográfico delimitando o Parque Serra das Almas

A ‘Serra das Almas’, citada nas carta dos Bandeirantes em 1530, representava marco geográfico referencial importante na época do descobrimento do Brasil. O Município de Rio de Contas, constitui região histórica para o Brasil, pois em 1687 foi estabelecido o pequeno assentamento humano batizado de Arraial dos Creoulos localizado nesta Serra.


[1] Royal Botanic Gardens (KEW) (1989). Flora of the Pico das Almas – Chapa Diamantina Bahia Brazil. Instituto de Biociências, USP e Centro de Pesquisa do Cacau – CEPLAC.


Nenhum comentário: