quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Deficiências na saúde e educação repercutem na imprensa regional

Confira a matéria elaborada pelos portais Achei Brumado e Brumado Notícias

Da Redação
Janine Andrade

A deficiência no setor hospitalar, da cidade de Rio de Contas, Sudoeste da Bahia, tem levado a população a agir coletivamente em busca de alternativas, para que a assistência básica seja realizada na cidade. Riocontenses agiram de maneira pacífica, mas eficaz, tentando amenizar o problema.

Dessa forma, criaram no Orkut, uma das redes sociais mais populares do país, uma página que incita a mobilização dos profissionais de saúde e voluntários, para o atendimento em mutirão, de pessoas que necessitam de atendimento médico hospitalar ou mesmo realização de exames simples como testes de glicemia, colesterol e controle da hipertensão, problemas de fácil diagnóstico, mas que quando não detectados, causam problemas graves como AVC, diabetes e obesidade.

Toda a população está mobilizada com a ação, inclusive cedendo alimentação, hospedagem e infra-estrutura e até mesmo parte do seu tempo, de maneira voluntária, para que as atividades se desenvolvam plenamente.

Mas, infelizmente, não é apenas a saúde que anda mal na cidade, a educação, vem passando por “maus bocados”. A Escola Municipal de Pilões de Baixo está sem água potável, fator indispensável para o curso normal de suas atividades.

O governo federal vai investir recursos financeiros para garantir abastecimento de água potável em escolas públicas de todo o país, a escola riocontense está na relação do MEC, porém não entrou na relação das 299 escolas priorizadas para receber os recursos ainda neste ano.

Com o programa Dinheiro Direto na Escola, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o governo transferirá R$ 30 mil para cada unidade,que serão para realizar instalação ou ampliação da rede hidráulica, compra de material de construção, pagamento de mão de obra, perfuração de poços artesianos ou cisternas e aquisição de bombas elétricas.

No entanto, para receber o repasse financeiro, os gestores têm de enviar à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação termo de compromisso preenchido e assinado, além de fotos do prédio escolar e imediações. Isso é necessário para comprovar que a unidade de ensino realmente não tem abastecimento regular de água potável.

A equipe de jornalismo online do AcheiBrumado, tentou contato com a Prefeitura de Rio de Contas, e demais secretarias, para tratar dos assuntos referidos, mas não obtivemos êxito. Até o fechamento dessa matéria em nenhum dos telefones, foi possível contato.

Clique aqui e acesse o blog Brumado Notícias


Um comentário:

Anônimo disse...

Gente!!Os médicos do Mutirão da Saúde precisam de uma autorização da Secretária de Saúde do município para começarem os atendimentos.A secretária desapareceu e ninguém sabe onde se encontra.SOCORRO!!!!