segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Trilha - Setre vai certificar mais de 3.022 jovens até 05 de dezembro

Da Agecom

Um total de 3.022 jovens com idades entre 18 e 29 anos será certificado até 5 de dezembro pelo Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho (Trilha), executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Desse grupo, cinco turmas são de concluintes do curso de olericultura, oferecido nos municípios de Barra da Estiva, Ibicoara, Seabra, Morro do Chapéu e Marcionílio Souza.

Realizado com recursos financeiros do Estado (Funcep), o Trilha-Setre tem como meta atender mais de dez mil jovens até o fim do ano. Até setembro passado, foram qualificados 3.228 e estavam em formação mais 4.308.

Os jovens beneficiados pelo programa moram na zona rural e urbana do estado e pertencem às famílias cadastradas no programa Bolsa Família. Como ajuda de custo para acompanhar as aulas, eles recebem uma bolsa-auxílio de R$ 100.

A superintendente estadual do Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Maria Thereza Andrade, disse que o foco de inserção desses jovens é no emprego formal, no autoemprego (empreendedorismo) e na economia solidária. “Além, é claro, nas obras do PAC, no setor de compras públicas, no comércio e serviços”.

Pelo cronograma das certificações da Setre, as solenidades começam na sexta-feira (12), às 10h, na Câmara Municipal de Barra da Estiva, com 60 jovens concluintes do curso de olericultura. À tarde, a partir das 15h, será na Câmara Municipal de Ibicoara, com mais 150 formandos nos cursos de olericultura, auxiliar de escritório e recepcionista.

Até 5 de dezembro, serão 3.022 jovens certificados nos municípios de Barra da Estiva, Ibicoara, Lençóis, Mucugê, Seabra, Morro do Chapéu, Marcionílio Souza, Rio de Contas, Ipirá, Porto Seguro, Eunápolis, Vitória da Conquista, Poções, Itororó, Itapetinga, Itiruçu, Maracás, Jaguaquara, Barra do Choça, Muritiba, Cruz das Almas, Cachoeira, Santo Amaro e Maragojipe.

O Trilha-Setre envolve ações integradas de educação, trabalho, agricultura e desenvolvimento social. Aos jovens são oferecidos, gratuitamente, os dois modelos de curso: um com 350 horas, nos arcos ocupacionais da administração, turismo e hospitalidade, transporte, alimentação, pesca e piscicultura, meio ambiente, saúde e promoção da qualidade de vida, esporte e lazer, e outro, com 600 horas, nos arcos da construção civil (pedreiro, pintor e eletricista), de metal-mecânica (soldagem, caldeiraria e ferramentaria) e telemática (help desk e telemarketing).

Nenhum comentário: