sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Rio de Contas é destaque no Jornal Hoje

A Bahia que você vai conhecer fica bem longe do mar. É a estrada BR 324 que nos leva ao centro do estado, para a Chapada Diamantina.

Logo na entrada fica a cachoeira do rio Brumado. Os geólogos dizem que há 600 milhões de anos todo esse sertão era mar.

Não faz tanto tempo assim que era possível encontrar pedras preciosas por essas terras. Daí o nome de diamantina.

Lá em cima fica Rio de Contas, cidade pouco conhecida da Chapada. Os prédios da época do Brasil colonial são uma atração a parte. A igreja de Santana foi construída por escravos alforriados.

A antiga cadeia guarda ainda as marcas do rigor da lei. Na solitária o prisioneiro recebia a comida por uma passagem na porta, enfrentava o frio e recebia como castigo sal e água na cabeça. Era difícil sobreviver por mais de um ano.

As paredes de pedra, os calabouços, tudo está intacto. Até as peças que sustentavam as cordas para a forca ainda estão no local.

A cidade é cercada por cachoeiras e até hoje é possível encontrar garimpeiros.

É do garimpo que vem o prato típico da região. A galinha caipira acompanhada de cortado de palma, uma espécie de cacto cultivada na região, e o arroz de pequi, a fruta de gosto forte.

A infra-estrutura hoteleira é boa e as diárias variam de R$ 50 a R$ 250. Grutas, cachoeiras e morros fazem da Chapada Diamantina um dos destinos mais originais do Brasil.



Nenhum comentário: