domingo, 17 de outubro de 2010

População e prefeituras ajudam no combate a incêndios na Chapada

Participação popular e fortalecimento da presença dos entes federativos. É assim que o coordenador de Defesa Civil do Estado, Antônio Rodrigues, descreve as atividades realizadas na Chapada Diamantina contra os incêndios florestais neste período do ano, considerado o mais seco e suscetível ao fogo. O Estado continua as ações de prevenção, monitoramento e combate em toda a região com a ajuda das prefeituras municipais e a intensa participação dos brigadistas voluntários, que estão atentos durante 24 horas.

“Mais de 142 focos de incêndios foram debelados pelos brigadistas. Eles agora contam com o apoio das prefeituras locais, com capacitação, instrumentos, locomoção e atendimento à saúde. Hoje, podemos dizer que as brigadas são uma vitória dos municípios, que atenderam o apelo popular em ter especialistas à disposição para qualquer demanda de fogo”, explica Rodrigues.

O coordenador de Defesa Civil informa que, somente este ano, a ‘Operação Chapada sem Fogo’ formou 28 brigadas, capacitou outros 135, de 16 municípios da Chapada Diamantina. No total, desde 2007, foram 530 qualificados.

Recentemente, durante o Festival de Inverno de Lençóis, um foco de incêndio queimou 56 hectares de mata (cerca de cinco campos de futebol). “Em menos de 24 horas de atuação, os brigadistas (com a ajuda do Corpo de Bombeiros Militares) apagaram o fogo e retornaram para a cidade, sendo recebidos com uma salva de palmas pelo público presente no evento”.

Além da capacitação, a Cordec, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) também distribuiu equipamentos de proteção individual aos brigadistas. Já foram entregues 1.757 itens de proteção individual (EPIs), entre gandolas, calças, botas, óculos, máscaras e meiões.

Também estão sendo realizadas ações em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para o atendimento médico aos brigadistas e a realização de exames de rotina. Além disso, será assinado um termo de cooperação entre a Cordec e a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Instituto Chico Mendes (ICMBio), que administra o Parque Nacional da Chapada Diamantina, visando recuperar e ampliar o sistema de comunicação via rádio (HT), interligando diversos órgãos, prefeituras e guias turísticos. A medida é para melhorar a comunicação sobre a ocorrência dos focos de incêndio e garantir mais segurança para o ecoturismo.

Integração

Segundo Antônio Rodrigues, integrando as ações deste ano, acontecem reuniões de trabalho no escritório da Cordec, localizado no município de Lençóis, para ampliar o senso de proteção da população. Neste sentido, o ICMBio disponibiliza suas aeronaves para fazer o combate fora da área do Parque Nacional. “Essa atividade é mais uma demonstração clara do trabalho integrado dos municípios, do Estado e da União, que resulta no combate aos focos de incêndios em menos de 24 horas”.

O prefeito de Andaraí e presidente da União dos Municípios da Chapada Diamantina (UMCD), Wilson Paes Cardoso, diz que a parceria do Governo do Estado com as prefeituras é efetiva. Ele destaca a participação da Defesa Civil e garante que os brigadistas terão todo o apoio para realizar as atividades necessárias nesta fase do combate. “Sabemos que precisamos agir rápido. O fogo na Chapada é prejudicial para o turismo e para quem vive aqui. Estamos atuando junto com o Estado, contribuindo para o fortalecimento dessa relação e do fim das queimadas, atuando com rapidez e precisão”.

Secretaria de Meio Ambiente ajuda na prevenção

As ações de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais na região da Chapada Diamantina passam também pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema). Entre as ações do órgão estão a realização, em setembro, de Seminários de Prevenção aos Incêndios Florestais, nos municípios de Morro do Chapéu, Seabra, Barra da Estiva e Rio de Contas.

As discussões focaram a educação ambiental e prevenção a focos de incêndio, abordando temas como alternativas de uso do solo, não utilização do fogo, incentivo à agroecologia e sistemas agroflorestais. Na ocasião foram abordados temas sobre a fiscalização participativa exercida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), e a gestão das oito Unidades de Conservação (UCs) existentes na região da Chapada Diamantina.

A operação da Sema abrange ainda a fiscalização participativa, com apoio do IMA, que consiste na presença de fiscais em campo, orientando produtores rurais a não utilizar o fogo em suas propriedades e notificando as irregularidades ambientais. Quando necessário, o órgão irá autuar os produtores que descumprirem a norma. Cinco equipes percorrerão os 34 municípios envolvidos, com atuação entre os meses de julho a dezembro.

Monitoramento de focos de calor

O trabalho de prevenção de incêndios em 34 municípios da Chapada Diamantina ganhou o reforço, com o satélite geoestacionário Goes-13. As imagens do equipamento complementam o trabalho desenvolvido pelos técnicos do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), com o uso do Sigweb-I3 Geo, um sistema desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente. O uso das imagens do satélite facilitará o monitoramento dos pontos de calor que podem originar incêndios, favorecendo o trabalho de prevenção. As informações são atualizadas a cada trinta minutos.


Nenhum comentário: