sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Os bordados de Rio de Contas na Feira Baiana de Artesanato

Mauá promove nova edição da Feira Baiana de Artesanato -



Neste final de semana, dias 23 e 24, o Instituto Mauá promove mais uma edição da Feira Baiana de Artesanato no Jardim dos Namorados, Pituba, das 16h às 21h. Ponto tradicional de comercialização de peças artesanais, a Feira conta com 100 barracas, apresentando a produção de Salvador e cidades do interior.

Utilitários e decorativos de cerâmica; esculturas e miniaturas de metal, vidro e madeira; roupas e calçados; utilidades do lar; prataria e bijuterias; artesanato mineral; brinquedos; tecelagem; cestaria, trançado e renda; mandalas; aproveitamento de material e reciclagem estão entre as tipologias artesanais contempladas. Do interior, os bordados de Rio de Contas e Itabuna, as colchas de retalho de Amargosa, o colares de coco de Baixios, as almofadas e panos de prato de Serrinha, entre outras cidades, oferecem ainda mais opções ao público neste sábado e domingo.

A Feira também conta com uma praça de alimentação, com 20 barracas, comercializando pratos típicos da culinária regional. Além do acarajé, o cardápio diversificado traz maniçoba, beijus recheados, pastéis, crepes, mingau, cocada, tortas doces e salgadas e bolos diversos.

A FBA segue até março, em finais de semana alternados. Opção gratuita de lazer para baianos e turistas, o evento é também fonte de renda para os artesãos baianos, que têm a oportunidade de comercializar suas peças diretamente com o público-alvo. A Feira, inclusive, funciona em sistema de rodízio, com revezamento dos artesãos a cada nova edição, de forma a contemplar o maior número de cadastrados no Mauá e fomentar a produção de forma irrestrita, aliando ações de valorização e promoção da legítima arte feita na Bahia.

Nenhum comentário: