terça-feira, 28 de setembro de 2010

Lacen capacita profissionais para diganóstico da hanseníase

O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen/Bahia), da Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com a diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) e o Hospital Especializado Dom Rodrigo de Menezes (HEDRM), realiza no período de 4 a 8 do próximo mês de outubro, capacitação dos profissionais bioquímicos e biomédicos dos municípios integrantes da 19ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), com sede em Brumado. O treinamento visa implementar a descentralização do exame de baciloscopia para a hanseníase, incluindo o processo de coleta, esfregaço, coloração e leitura de lâminas.

A capacitação, com carga horária de 40 horas, terá como abordagem metodológica a integração teoria e prática, estando, portanto, programada a realização de exposições dialogadas, acompanhadas de atividades práticas, visando o treinamento e aperfeiçoamento das técnicas de coleta do material, esfregaço, coloração e leitura de lâminas, em observância às normas de qualidade e biossegurança, de forma a garantir a proteção da saúde do trabalhador e a confiabilidade dos resultados.

Para a diretora do Lacen/Bahia, Rosane Will, a descentralização das ações laboratoriais consiste numa das estratégias da organização, objetivando ampliar o acesso dos usuários aos serviços de vigilância laboratorial. “Para isso, é preciso investir em educação permanente dos profissionais da rede de laboratórios de saúde pública, incluindo serviços próprios, conveniados ao SUS e do setor privado, para que as atividades em âmbito local sejam sustentáveis e efetivas”, defende Rosane Will.

Entre os municípios contemplados com a capacitação estão: Aracatu, Barra da Estiva, Brumado, Dom Basílio, Ibicoara, Ituaçu, Livramento, Malhada de Pedras, Rio de Contas, Tanhaçu.

Fonte: Lacen/Ba e Ascom Sesab


Nenhum comentário: